Anúncios

Anúncios

Em quanto tempo score aumenta
Fonte: Canva

Ter o famoso nome sujo na praça pode trazer uma série de dores de cabeça, além é claro, da restrição de crédito. Com as inúmeras possibilidades de renegociação muitos são os brasileiros que estão conseguindo quitar a dívida e ter novamente acesso ao crédito diante disso muitos se perguntam em quanto tempo o score aumenta após o pagamento das dívidas.

Anúncios

Se você também tem essa dúvida, esse artigo foi feito especialmente para você.

O que significa o score de crédito? Às vezes infelizmente não damos conta de tudo e acabamos atrasando algumas contas. Como resposta, às instituições as quais você eventualmente não pagou acabam por negativar o seu nome.

Ou seja, você passa a ter restrições no seu CPF e a constar nos órgãos de proteção ao crédito quando se realiza uma pesquisa.

Ao ter uma inscrição de não pagamento nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC, ou Serasa, por exemplo, o seu score cai naturalmente. 

Igualmente pessoas com baixo score e com restrições no CPF encontram dificuldades para obterem linhas de crédito. Bem como para terem aprovação ao solicitarem um cartão de crédito, por exemplo.

O que é o score de crédito?

Antes de falar especialmente sobre em quanto tempo o score aumenta após o pagamento das suas dívidas, vamos entender melhor o que ele significa. O score consiste em um índice que vai do zero ao mil e serve para medir um perfil de pagador de um determinado cliente.

Quão melhor pagador ele é, em relação ao pagamento bem como o pagamento em dia de suas contas, mais próximo do mil o seu perfil está. Dessa forma, mais facilmente ele obtém crédito quando precisa. E esse crédito pode ser desde um cartão de crédito, a um financiamento ou empréstimo.

Aliás, o limite que você obtém no cartão de crédito, por exemplo, depende especialmente da pontuação do seu score, por isso é importantíssimo mantê-lo elevado.

Em quanto tempo score aumenta após o pagamento das dívidas? 

Se você conseguiu renegociar as dívidas e está realizando o seu pagamento ou mesmo realizou a sua quitação, deve estar se perguntando em quanto tempo o score aumenta, não é mesmo?

Você precisa entender que o aumento do score não é algo instantâneo, ou seja, não vai ocorrer assim que você realizar o pagamento das dívidas que eventualmente você tinha.

Além de realizar o pagamento das dívidas que você tinha, é importante que o mercado entenda que você atualmente está realizando o pagamento das contas sem deixar com que atrasem. 

Em outras palavras, além de pagar as dívidas anteriormente contraídas, é preciso que você mostre para o mercado um bom comportamento em relação ao seu padrão como pagador.

Assim sendo, além de pagar eventuais dívidas atrasadas pague adequadamente as suas atuais. Isso garante que você tenha uma avaliação de crédito positiva.

Em quanto tempo score aumenta
Fonte; Canva

Avaliação de crédito?

A avaliação de crédito ou análise de crédito nada mais é do que uma análise que a instituição realiza em relação ao perfil daquele cliente e quais as chances reais que ele tem de quitar a dívida que está pleiteando junto a instituição.

É por meio dessa avaliação que os bancos calculam o risco de inadimplência no crédito liberado. Por isso, se uma pessoa está com restrições no seu nome, e consequentemente com seu score baixo, dificilmente ela conseguirá aprovação e assim sendo liberação de crédito.

A classificação de risco de inadimplência é dividido em fases. Com pontuação de novecentos a mil, por exemplo, isso indica que o cliente tem risco muito baixo de inadimplência. Com pontuação de quatrocentos a setecentos, há um médio risco de inadimplência.

Esse é o seu score e isso determina o acesso ao crédito que você terá.

Mas como aumento meu score? 

O score é composto pelo histórico de pagamentos que você possui, como, por exemplo, pagamento em atraso de suas contas, o não pagamento, restrições em seu nome, dentre outras coisas.

Como vimos aqui, ter um bom score acaba sendo fundamental para ter acesso aos principais produtos financeiros das instituições que conhecemos. 

Dessa forma é preciso que você tenha cuidado de pagar suas contas em dia e sempre que possível até mesmo antes do vencimento. Isso permite que você construa uma boa relação com a instituição financeira e construa um bom histórico de pagamento.

Mantenha sempre os dados atualizados e evite solicitar muitos créditos de maneira simultânea. É importante esperar ao menos seis meses entre uma solicitação e outra para que efetivamente seja possível observar diferenças no perfil do cliente.

Evite realizar a solicitação de muitos cartões de créditos, financiamentos ou empréstimos em um espaço de tempo pequeno, isso também compromete o seu histórico.

Apesar de atualmente algumas instituições liberarem produtos especialmente elaborados para pessoas negativadas, é sempre melhor manter o nome limpo na praça visto que traz condições melhores de pagamento para quem busca o crédito.

Gostou de saber mais sobre em quanto tempo o score aumenta? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!