Anúncios

presente no dia dos namorados
Fonte: Freepik

De acordo com um levantamento feito pela CNDL com parceria com o SPC, de 10 brasileiros, 6 irão comprar presente no dia dos namorados. Esta notícia tem agitado os comerciantes, visto que, pelas projeções, R$ 18,3 bilhões movimentarão a economia nesta data.

Dentre os itens mais cobiçados, roupas, cosméticos e perfumes estão no topo da lista dos presentes a serem adquiridos. Considere ainda que mais de 50% dos entrevistados disseram que irão às compras para não deixar a data passar em branco.

Já considerando as modalidades de relações, o presente do dia dos namorados será trocado entre cerca de 66% das pessoas casadas e 31% dos namorados.

No entanto, na contramão daqueles que serão presenteados, temos ainda os que não pretendem trocar presentes, ou por estarem desempregados ou por não se encontrarem no dia. Para estes, temos algumas dicas bem interessantes para comemorar o amor de forma barata e criativa, confira!

Os presentes do dia dos namorados mais buscados

Como vimos, segundo a pesquisa da CNDL, as roupas ao lado dos cosméticos e perfumes entram como os itens mais cotejados, enquanto as flores serão menos recorrentes este ano.

Além disso, outro dado que chama a atenção no levantamento diz respeito ao local de aquisição do presente do dia dos namorados. Afinal, cerca de 35% dos entrevistados farão as compras pela internet, atrás de 24%, dos quais recorrerão aos shoppings.

Vale dizer que o crescimento de compras online se deve, sobretudo, ao alto crescimento dos e-commerces nos últimos tempos, impulsionados pela pandemia da COVID-19.

Nesse sentido, a escolha dos entrevistados será guiada pelo preço (43%), qualidade do presente (36%), possibilidade de desconto (32%) e frete grátis (24%). E 78% dos participantes alegaram que farão a boa e velha pesquisa de preço, seja pela internet ou por estabelecimentos físicos, antes de fecharem a compra.

Local de comemoração: lar doce lar

Sejam impulsionados pela pandemia ou ainda em busca de conforto, cerca de 55% das pessoas entrevistadas farão a comemoração em casa. Ao lado deles, 18% afirmou que preferem o jantar a dois e somente 9% vão se aventurar em um hotel.

Mas o comércio não parece se assustar com estes números. Isso porque os restaurantes já estão se reinventando, ao buscar novas formas de vender na data em questão de forma a atender as necessidades deste público. Aliás, kits de jantares para preparação domiciliar já estão sendo criados.

Além dos presentes, os cuidados pessoais aparecem como destaque para a data de 12 de junho. Afinal, 39% comprará roupas e 19% peças íntimas para comemorar a ocasião.

E o orçamento financeiro?

Infelizmente, muitos dos entrevistados parecem não se preocupar em comprometer parte do orçamento pessoal na hora da compra do presente do dia dos namorados.

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, cerca de 27% das pessoas irão às compras, ainda que inadimplentes. Inclusive 64% destes estão com o nome sujo em órgãos de proteção de crédito.

Mas, vale dizer que 31% das pessoas estão cientes de que gastarão bem mais do que têm. Mesmo assim, não pretendem deixar a data passar em braco, sendo movidos pela vontade de fazer um agrado ao/a parceiro(a)  (31%) ou para impressionar a pessoa amada (17%).

Dicas para comemorar o dia dos namorados sem se endividar

presente no dia dos namorados
Fonte: Freepik

É fato que o dia dos namorados consiste em uma data muito especial e dar um presente para o(a) parceiro(a) pode ser uma forma de demonstrar afeto. No entanto, existem diversas formas de comemorar essa data sem contrair uma nova dívida e ainda agradar quem sempre esteve ao seu lado. Confira as nossas dicas:

1.   Piquenique

Para uma data que exala romance, nada mais justo do que passar um tempo com quem se ama fazendo algo romântico. Então, que tal um piquenique? E aqui não precisa de coisas caras não, frutas, petiscos, sanduíches e um vinho já são mais do que suficiente.

Sabe por quê? Porque mais do que o que você tem, o que importa quando se está em um piquenique é o bom papo em um lugar em que a paisagem gere impacto. Logo, explore bosques, praias e reservas a fim de encontrar aquele ambiente memorável. E se puder ver o pôr do sol, é sucesso!

2.   Noite de Fondue

Lembremos ainda que o dia dos namorados é no dia 12 de junho, ainda outono mas na iminência do inverno. E em um dia, provavelmente, frio, o que melhor do que um fondue com vinho?

Mas, calma, não precisa se assustar, o fondue só é um prato caro, se você não economizar na hora da escolha dos queijos.

Queijo, muçarela e prato podem gerar economia em seu fondue. E para acompanhar o prato, nada melhor do que o tradicional pão francês. Já quanto ao vinho, temos ótimos vinhos de mesa no mercado, com preços bem atrativos, vale uma pesquisa.

3.   Mande uma carta

Qual foi a última vez que você escreveu uma carta para o seu/sua parceira(o)? Nunca? Então, esta é uma oportunidade que você não pode perder. E para concretizá-la é preciso apenas de papel e, talvez, um envelope bonito.

Cartas por si só são românticas, mesmo porque elas remontam às práticas epistolares dos apaixonados do período Barroco. E cá entre nós, quem não se derrete por uma carta de amor? Se for criativo, arrisque em criar um poema e acrescentar ao longo do texto.

Já se não for, o que mais temos em nossa literatura brasileira são poetas natos, arrisque-se em citar um Drummond, Vinícius de Moraes, Hilda Hilst e Cecília Meireles, que é sucesso!

E aí, já sabe o que vai dar nesse dia dos namorados? Conte-nos nos comentários se você prefere um presente mais elaborado, caro ou criativo. Nos vemos em breve!