Anúncios

onde investir em 2022
Fonte: Pexels

O ano está chegando ao fim e 2022 já bate à porta com sinais de caminhos bastante ins no mundo dos investimentos. 

As incertezas do cenário eleitoral que nos aguarda e os medos resultantes da pandemia da COVID-19 são capazes de tornar céticos até mesmo os investidores mais prudentes e estratégicos.

No entanto, não percamos as esperanças de tempos melhores. Afinal, embora o cenário nacional seja de grandes oscilações, ainda assim é possível fazer bons investimentos e lucrar de forma consistente

Está buscando onde investir em 2022? Então, confira a seguir 4 dicas de investimentos de alto potencial que separamos para você.

1. Empresas highquality

Já ouviu a frase: “em time que está ganhando não se mexe?” Pois bem, no mundo dos investimentos, a frase vem a calhar.

Isso porque empresas de alta performance, aquelas empresas muito bem estruturadas no Mercado e com ótimo histórico de balanço geral, podem possibilitar um retorno efetivo para os investidores. Retorno este que pode ser traduzido em rentabilidade.

Se está buscando onde investir em 2022, empresas highquality podem ser opções lucrativas, basta que você saiba filtrá-las. No Mercado, temos diversas empresas sólidas, a Suzano, do nicho de papel e celulose, e a Grupo NotreDame Intermédica no setor da saúde são algumas opções possíveis de investimento.

2. Empresas de energia limpa

Há um movimento que vem crescendo ao longo dos anos, que demonstra a preocupação de grandes potências com o excessivo consumo energético e a má distribuição dos recursos naturais do planeta Terra. 

Desta forma, práticas ambientais avaliadas de acordo com o ESG são tidas como cruciais, ao se pensar mudanças comportamentais no âmbito governamental, social e corporativo.

É nesse cenário que diante de desequilíbrios climáticos e crises hídricas grandes potências buscam maneiras mais responsivas de contornar as práticas de consumo de energia elétrica.

A COP26 não nos deixa mentir. Afinal, durante a mesma muito se falou nos efeitos negativos sobre a energia de carvão, ao passo que 77 países se comprometeram a abandonar o uso do combustível fóssil, altamente poluente.

É seguindo este raciocínio que o investimento em empresas de energia limpa pode ser uma forma eficaz de retorno financeiro a longo prazo.

Aliás, o uso de energias renováveis só tem aumentado nos últimos anos, como é o caso da energia solar, que gerou mais de R$ 52,7 bilhões de investimentos no Brasil, segundo a Absolar. O que nos mostra que o futuro do setor energético tem por base as energias renováveis.

onde investir em 2022
Fonte: Pexels

3. Tesouro Direto

Se você quer começar a investir no próximo ano, mas não quer correr grandes riscos, a renda fixa é sempre a opção mais segura.

Atualmente no Mercado já temos títulos públicos que permitem investimentos baixos com rentabilidade, escalabilidade e liquidez bem interessantes. O tripé salta aos olhos até mesmo dos investidores mais exigentes.

No Tesouro Direto, por exemplo, em que ocorre a prefixação das taxas de juros incidentes, é possível começar a investir com apenas R$30,00. 

Dentre as opções, o tesouro prefixado consiste em um ótimo investimento para 2022. Considerando que o investimento é 100% seguro, uma vez que a rentabilidade da data de compra não muda na data do vencimento. 

Vale lembrar que, na hora de investir no título público, dadas as taxas de juros fixas, é importante contar que o investimento valerá mais que a taxa SELIC e o IPCA. Além disso, aproveite a curva de juros invertida em voga e dê preferência aos tesouros nacionais prefixados de curto e médio prazo.

4. Fundo imobiliários

A aquisição de um imóvel a fim de gerar renda é o sonho de muitos brasileiros. Mas, o sonho pode cair por terra quando o assunto é a burocracia para a negociação do imóvel, sem contar ainda a falta de liquidez.

Na contramão dessa realidade, os fundos imobiliários se mostram altamente vantajosos, além de serem possibilidades de investimentos rentáveis para quem está buscando onde investir em 2022.

As FIIs, como também são conhecidos, respondem como ótimas opções de investimentos, visto que concentram os recursos investidos em ativos do Mercado Imobiliário. Assim, os fundos podem ser de tijolo (aplicados em ativos físicos), de papel (títulos de crédito para investimento em projetos) e híbridos (mistura de ativos físicos e títulos de crédito).

A vantagem dos fundos imobiliários está justamente no baixo investimento para adquirir as cotas; distribuição dos dividendos em 95% do lucro caixa; isenção de declaração do imposto de renda; diversificação de ativos.

Mas, será vantajoso o investimento em FIIs em 2022? Na hora de se decidir em qual FII investir, a dica é estudar o comportamento do gestor em momentos de crise e os riscos que os fundos podem apresentar. O melhor de tudo é que as cotas podem ser adquiridas por R $10,00, em alguns casos, democratizando ainda mais o investimento.

Viu só quantas possibilidades de investimentos te aguardam em 2022? Claramente, o tipo de investimento depende muito do perfil do investidor.

Deste modo, para investidores que não querem correr tantos riscos, investimentos em renda fixa são as melhores opções. Já para quem não tem medo de se jogar, a renda variável pode ser uma grande aposta. 

Independentemente de sua escolha de investimento, saiba que aqui no OMES você encontra conteúdos de valor, que podem te auxiliar nesta empreitada rumo ao sucesso.