Anúncios

perfil de investidor
Fonte: freepik

Certamente, o perfil de investidor tem um grande impacto para quem deseja ter resultados positivos no mercado de finanças. Afinal, é um elemento crucial para que exista uma orientação nas movimentações realizadas pelos investidores diante da diversidade de ativos, informações e riscos.

Basta imaginar que, sem ter a definição de seu perfil, um investidor pode facilmente em algum momento fazer um investimento com risco ao qual não tem tolerância. É algo que, sem dúvidas, pode levá-lo a perdas significativas. Isso porque, é preciso descobrir o que é compatível com suas particularidades e metas.

Sendo assim, não tem como entrar no meio dos investimentos e agir com base apenas em achismos, em especial, ao considerar todas as oportunidades que podem ser perdidas. A seguir, confira mais dados, sobre esse assunto e saiba como definir o perfil de investidor.


Anúncios

Entenda o que é perfil de investidor e como descobri-lo

Um ponto importante nesse contexto, é que o perfil de investidor, que também recebe o nome de suitability é um tipo de verificação, na qual as expectativas e preferências do indivíduo são consideradas no que diz respeito aos investimentos. A partir de questões básicas, o perfil de investidor é apontado.

Hoje em dia, é muito comum encontrar na internet formulários com tais perguntas, inclusive, que as corretoras oferecem para os clientes. As questões normalmente envolvem o tempo que quer investir, tolerância ao risco, objetivos, entre outros pontos.

O perfil apresenta três pilares: rentabilidade, liquidez e segurança. Dificilmente tais pontos possuem a mesma presença em um investimento. Por isso, é essencial definir o seu perfil para se orientar, pois é comum que estejam em níveis distintos e saber dosar fará toda a diferença.


Anúncios

Conheça os perfis de investidor

perfil de investidor
Fonte: freepik

Antes de saber como definir o perfil de investidor, saiba que há três principais tipos de investidor estipulados pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). São eles:

Perfil Conservador

Apenas pelo nome, já é possível ter ideia desse tipo de perfil de investidor. De modo geral, a proteção do capital é uma das principais prioridades, a tolerância mais baixa aos riscos.

Além disso, essa categoria apresenta preferência por investimentos de alta liquidez. Isso significa que um resgate em dinheiro pode ser feito de uma forma mais rápida. Ainda mais, os investimentos com essa característica possuem rentabilidade inferior quando possuem comparação com outros, inclusive que contam com riscos maiores.


Anúncios

Nesse caso pode-se perceber que os investidores conservadores prezam por ganhos reais com riscos menores, mesmo que tenham uma rentabilidade mais baixa. É muito comum que esse grupo opte pela renda fixa, como títulos públicos e CDB’s.

Moderado

Já o perfil moderado, corre riscos a mais, porém, não deixa de prezar pela segurança. De fato, é uma tolerância que se enquadra entre o primeiro e o terceiro perfil. Em resumo, é um investidor com traços tanto do perfil arrojado, quanto do conservador.

Caso tenha dúvidas sobre como esse perfil monta sua carteira de investimentos, há uma maior diversificação, com opções mais rentáveis. Por exemplo, títulos de renda fixa, que foram citados acima, com investimentos em ações.


Anúncios

No entanto, para equilibrar o risco, há chances também de que investidores desse perfil tenham grande parte do dinheiro em aplicações de riscos mais baixos e, progressivamente, se preparem para o seu crescimento, o que é natural. Analisar não apenas setores distintos, como também prazos, é crucial para resultados mais positivos e redução de riscos.

Perfil de investidor arrojado

Agora que você já conhece o perfil conservador e o moderado, é possível ter ideia de que o grau de risco que o arrojado pode estar disposto a alcançar é muito distinto, em especial, em relação ao primeiro.

Isso porque a principal característica do perfil é justamente a alta tolerância ao risco, com ligação à procura por aplicações que tenham maiores chances de render. No entanto, é crucial não confundir, pois correr riscos não significa não prezar pelo capital. Afinal, nesses casos, as decisões também têm base na análise de mercado e visam os ganhos.


Anúncios

Pode-se considerar também que há uma maior abertura para investir na bolsa de valores e demais opções que exigem tolerância e conhecimento maiores para lidar com a dinâmica do mercado de finanças.

Sem dúvidas, a visão estratégica é crucial em qualquer um desses perfis. Além disso, sendo a diversificação da carteira de investimentos uma grande dica, é muito comum que em qualquer um dos casos isso ocorra, por exemplo, do investidor arrojado, optar por uma pequena parte do capital em opções mais conservadoras.

Por fim, vale citar que o perfil de investidor pode mudar a qualquer momento, é algo normal. De acordo com que você busca informações e se atualiza, o que importa é seguir caminhos compatíveis com suas preferências e objetivos. Aproveite para compartilhar esse conteúdo para que mais pessoas possam descobrir seus perfis como investidoras.


Anúncios

Anúncios