Anúncios

lições sobre dinheiro
Fonte: Pexels

“Como usar o dinheiro de forma consciente?” certamente é uma das maiores questões que levantamos quando estamos no início de nossa vida profissional. Afinal, essa fase de nossa vida é de todo incerta e cheia de lacunas que demoram a ser preenchidas.

O problema se dá na medida em que a falta de educação financeira vagueia pelo início da vida profissional de muitos brasileiros. 

Desta forma, são pouquíssimos aqueles que compreendem de fato a importância de começar desde cedo a investir, relacionando-se de forma mais leve com o dinheiro que recebe.

Por isso, no post de hoje trouxemos 7 lições sobre o dinheiro para aqueles que estão no início da vida profissional. Lições estas que, se praticadas, podem mudar sua vida de uma vez por todas.

1. Dinheiro não possui valor moral

Dinheiro consiste em uma unidade abstrata de troca que não deve ser engessada em juízos de valor de bem ou mal. O grande problema de julgar moralmente o dinheiro é cair na crença limitante de que “pessoas ricas são pessoas ruins”, o que não é real.

É preciso entender que o dinheiro é extremamente necessário para aquisição de produtos e serviços, que correspondem, no limite, aos nossos sonhos e projetos. Então, não se prenda a bloqueios inconscientes e busque levar uma relação mais harmoniosa com o seu dinheiro.

2. Dinheiro é meio para se alcançar objetivos

A verdade é que o dinheiro não pode ser colocado como um fim a ser alcançado, de forma a te cristalizar na vida. Ou seja, o pensamento de querer conquistar muito dinheiro com a finalidade de parar de trabalhar, por exemplo, pode ser uma forma de abnegar da sua existência.

Para aqueles que estão iniciando a vida financeira agora é essencial que compreendam que o dinheiro é a mola propulsora da ação. Ele tende a gerar facilidades, sendo, portanto, um meio para se atingir objetivos.

Nesse sentido, o dinheiro nunca deve ser entendido como um sonho, mas o meio mesmo para a realização deste.

3. Não existe vitória na comparação

Na trajetória da vida, você irá se deparar com várias pessoas que alcançaram a liberdade financeira e que retém patrimônios colossais. No entanto, por mais clichê que aparente, cada um de nós seguimos o nosso próprio caminho com as condições de produção que temos em nosso meio.

Sendo assim, uma das grandes lições sobre dinheiro perpassa a ideia de que não há motivos para se comparar com pessoas que usufruíram de uma vida e de oportunidades distintas daquelas que você possuiu. 

Isso não quer dizer que você não possa ter referências, mas que antes disso é preciso que você compreenda o seu momento e concentre-se em sua educação financeira.

Perceba, embora você não possa controlar a volatilidade do Mercado Financeiro, ainda assim você pode se planejar financeiramente a fim de controlar os seus gastos e seus investimentos. Afinal, tudo que está a seu alcance diz respeito somente a si mesmo e não aos outros. 

4. Não gaste dinheiro sem possuí-lo de fato 

Dentre as diversas lições sobre dinheiro, talvez esta seja a mais importante: não antecipe seus sonhos, sobretudo se eles corresponderem a investimentos passivos

É comum que as pessoas utilizem suas linhas de crédito para parcelar seus objetivos. Daí se segue carros sendo parcelados em 60x, viagens em 12x e por aí vai. Poderíamos pensar que o maior problema da antecipação de sonhos gira em torno dos altos juros cobrados sobre as parcelas.

Mas a verdade é que quando se busca comprar muitos passivos, você não abre a possibilidade de investimento em ativos, os quais poderiam te levar até a independência financeira.

5. Comece com pouco, mas comece agora

Muitas pessoas, por mais que adquiram a informação sobre educação financeira, ainda acreditam erroneamente que para investir é preciso ter rios de dinheiro. A cada vez que você desiste de investir financeiramente, é a sua qualidade de vida que está sendo posta em xeque.

Atualmente, as possibilidades de investimento são inúmeras para vários perfis de investidores. Reconheça o seu e lembre-se que não há colheita sem plantio, eis a lei da vida. Então, comece agora e se projete a longo prazo!

6. A reserva de emergência salva

Se quer fazer algo por você ainda hoje, uma grande lição sobre dinheiro que podemos te oferecer é: comece pela criação de uma reserva de emergência

A vida já nos ensina desde cedo que os imprevistos podem e vão acontecer naqueles momentos em que menos esperamos e aí sobreviverá a eles aquele que estiver mais preparado. A pergunta é: você está?

Se não, dê o primeiro passo da sua vida financeira agora. Calcule o correspondente a 6 meses de seu custo de vida e busque as melhores formas para levantar esse dinheiro.

Em seguida, aplique este capital em um investimento de liquidez diária, como um Fundo de Renda Fixa, um CDB ou ainda um SELIC. Desta forma, você estará preparado para eventuais imprevistos, sem correr o risco de se perder financeiramente.

lições sobre dinheiro
Fonte: Pexels

7. Sempre diversifique a sua carteira de investimentos 

Pensando na volatilidade do Mercado Financeiro e na instabilidade da vida, a dica é clara: é preciso diversificar os seus investimentos. 

No entanto, é preciso compreender que diversificar investimentos não quer dizer atirar para todos os lados sem uma estratégia em mãos. 

Cada modalidade de investimento possui suas particularidades e diferenças e é justamente a associação de cada modalidade a um de seus propósitos que te levará a realização destes.

Nesse sentido, além da reserva de emergência é interessante que você liste os seus demais propósitos – educação, lazer, gastos fixos, objetivos de curto e médio prazo etc. Em seguida, busque modalidades de investimentos contundentes para cada fim.

Por exemplo, para objetivos de curto e médio prazo, como uma viagem, títulos que possuem liquidez no vencimento são ótimas opções de investimento, devido à rentabilidade.

E não esqueça, tão melhor é que estes investimentos tenham garantia pelo FGC. Afinal, do que adianta investir sem a certeza de retorno deste investimento?

Chegamos ao fim de mais uma publicação. Esperamos que essas lições sobre dinheiro venham a te ajudar no início de sua vida profissional e te tragam maior crescimento financeiro. Até a próxima!