como não terminar o ano de 2023 no vermelho
Fonte: Freepik

Se está em um ciclo vicioso de dívidas, certamente, você precisa de dicas de como não terminar o ano de 2023 no vermelho. Afinal, o endividamento pode podar todas as suas chances de acessar linhas de crédito e ainda deixar o seu nome negativado nos órgãos de proteção como o Serasa e o SPC.

Em outras palavras, o ciclo do endividamento pode comprometer a saúde de suas finanças a ponto de você não conseguir realizar os seus objetivos ou, no limite, não conseguir arcar até mesmo com suas contas fixas.

Mas, calma, hoje vamos te ajudar a manter as finanças equilibradas para passar este ano 100% no azul. Continue a leitura!

1.  Trabalhe a sua mente

Não adianta nada você ter o desejo de não terminar o ano de 2023 no vermelho, mas tomar sempre as mesmas atitudes. Você já deve ter ouvido falar por aí em mudança de mindset, mas, talvez, pouco saiba como esta mudança pode te ajudar em sua vida financeira.

Entenda, são as suas crenças sobre o dinheiro que balizam as suas ações. Ora, se você foi ensinado desde cedo a parcelar todas as suas compras, porque a sua família acreditava que sem parcelar então nunca se tem nada, então você tende a perpetuar esta crença.

Então, se as suas ações refletem o seu pensamento, o único jeito de sair do ciclo das dívidas é mudando a sua forma de pensar. Lembre-se ainda que as mesmas ações sempre vão gerar os mesmos resultados, por isso essa mudança de mindset é necessária.

Uma forma efetiva de começar a entender os seus pensamentos é anotar todas as suas crenças sobre o dinheiro, lembrando sempre de como a sua família lida com as finanças. Crenças são ensinadas, então é normal que você as tenha adquirido sem ao menos refletir sobre elas.

Depois de anotar as suas crenças, reflita sobre quais delas são nocivas a sua saúde financeira e aproveite esta reflexão para criar novas crenças. Que tal nutrir o pensamento de que você terá mais não se parcelar, mas se poupar e investir?

2.  Saiba dizer não!

Segundo o estudo feito pela Columbia Business School em parceria com a Universidade da Califórnia, pessoas agradáveis têm grandes chances de falir. A ideia do estudo em questão era mostrar que a amabilidade estava intimamente ligada com fatores financeiros como, por exemplo, as altas chances de endividamento.

A pesquisa chegou à conclusão de que pessoas de baixa renda não conseguiam arcar financeiramente com os prejuízos financeiros oriundos de suas agradabilidades. Em outras palavras, estavam mais suscetíveis a emprestar dinheiro e o perderem por falta de pagamento.

Partindo daí, podemos tirar uma grande dica de como não terminar o ano de 2023 no vermelho. Ser grosso? Não é bem assim.

É claro que a maioria das pessoas quer ajudar o próximo, mas é sempre bom tomar cuidado quando a ajuda é financeira. Afinal, quais garantias você tem de que a pessoa auxiliada irá te pagar?

A verdade é que há muitas maneiras de dizer não sem se passar por uma pessoa rude ou ficar em saia justa com os amigos. Além disso, um não dito agora pode evitar que você se torne inadimplente amanhã. Confira alguns possíveis modos de dizer não:

  • Vou verificar a minha conta bancária;
  • Ainda não recebi meu pagamento;
  • Infelizmente, acabei de emprestar para fulano;
  • Nossa, também estou precisando, já estava prestes a te procurar para ver se você poderia me emprestar;
  • Desculpe-me, mas não tenho.

Lembrando ainda que você não precisa emprestar o seu nome para ajudar um parente ou amigo com dificuldade financeira. Assim, auxiliá-lo a fazer um planejamento de gastos e a conseguir uma fonte de renda já é uma boa forma de prestar auxílio.

3.  Faça um orçamento financeiro

como não terminar o ano de 2023 no vermelho
Fonte: Freepik

Entra ano e sai ano e você ainda não fez a planilha do seu orçamento financeiro, não é mesmo? Entenda que a partir do planejamento de suas finanças você será capaz de visualizar os gastos que podem ser cortados e também terá uma base para traçar as suas metas.

Se já se perguntou como não terminar o ano no vermelho, saiba que é preciso ter todos os seus gastos anotados na ponta do lápis, até mesmo os menores. Afinal, é fundamental que você tenha o controle do seu dinheiro para não ser controlado por ele.

Aliás, se está notando que todos os meses você fica no aperto financeiro e não sobra dinheiro para passar o mês, tenha certeza de que você não está fazendo uma boa gestão do seu dinheiro. Assim, quanto mais cedo começar, mais perto de sair das dívidas e alcançar a independência financeira você ficará.

Agora que aprendeu como não terminar o ano de 2023 no vermelho, que tal compartilhar essas dicas valiosas com seus amigos nas redes sociais? Até mais!