Que o WhastApp consiste em uma ótima ferramenta de comunicação com amigos e familiares, disso não temos dúvidas.
A rede social fez tanto sucesso no Brasil que cerca de 120 milhões de brasileiros possuem o app instalado em seu smartphone. Mas, nem só de memes, fake news e vídeos de gatinho se faz o aplicativo.
Desde 2018, quando a sua versão empresarial foi lançada, muitas empresas se beneficiaram da rede para alavancarem não só as vendas mas o contato com o consumidor.
E, dentre os diversos setores, os bancos certamente foram os que mais se beneficiaram da multiplataforma. Entenda a seguir como o uso do WhatsApp por instituições financeiras têm impulsionando o app no mundo dos investimentos.
Antes, o que é WhatsApp Business?
O uso do WhatsApp vem sendo plenamente difundido, alcançando proporções inimagináveis. Aliás, sabe-se que a versão Business do app está sendo utilizada por empresas de diferentes portes para uma comunicação mais rápida e efetiva com o cliente.
Ao estreitarem o relacionamento com o cliente as empresas buscam maiores fechamentos de vendas e serviços. Desta forma, o WhatsApp Business consiste em uma ferramenta contundente de comunicação por uma plataforma familiar ao público alvo.
Assim, a versão comercial cumpre o seu propósito, visto que foi criada para comunicações mais efetivas entre empresas e público.
Aliás, não podemos perder de vista o fato de que, com a ascensão da pandemia do COVID-19, a única aproximação possível foi através das redes sociais. Deste modo, o uso do canal foi um facilitador de transações comerciais.
Nesse sentido, podemos dizer que os maiores benefícios do WhatsApp Business são:
- Facilitação da interação com o cliente;
- Respostas automatizadas e ágeis de mensagens;
- Oferta de cadastro de produtos e serviços;
- Análise de métricas.
Ao olhar para tais benefícios fica mais fácil compreender a inserção do WhatsApp como ferramenta profícua para o contato com o cliente.
Assim, empresas como Ifood e Netflix já utilizam a rede para se comunicarem com seus clientes. Mas não só elas! E se disséssemos que até mesmo as instituições financeiras têm se aproveitado das vantagens do aplicativo? Entenda mais a seguir!
Uso do WhatsApp por instituições financeiras: da comunicação a oferta de serviços
Esqueça os aplicativos bancários. Agora a moda é utilizar o WhatsApp como veículo de execução de serviços. A tendência crescente de uso da rede social como canal de comunicação está sendo cada vez mais ampliada.
Sendo assim, as instituições bancárias estão utilizando a multiplataforma para se aproximar dos clientes hiperconectados. E também para atender às suas respectivas necessidades.
Abertura de conta; pagamento de impostos; consultas bancárias; transferência de dinheiro são ações que podem ser realizadas com poucos cliques pela plataforma. Claro, a depender da disponibilidade de serviço pela instituição financeira
O Banco do Brasil, por exemplo, já adotou a plataforma digital para a difusão de seu serviço de pagamento do IPVA. Já a Caixa possibilita o pagamento de boletos e até informações sobre empréstimos habitacionais.
E o uso do WhatsApp por instituições financeiras não para por aí. Aliás, quer consultar seu saldo? Se é cliente Bradesco, agora você pode pelo WhatsApp, além de poder ter aquele bate-papo com o gerente.
Agora, se precisar abrir uma conta, já pode fazer isso pela rede social. Esqueça filas e mais filas, atualmente você pode ser correntista do Itaú via app. No entanto, a prerrogativa é para servidores públicos da região de Minas Gerais.
Aliás, de forma rápida e intuitiva, os clientes podem facilmente escolher todos os serviços que querem para as suas respectivas contas. Isso tudo em poucos minutos e 100% via WhatsApp.
WhatsApp e a facilidade dos investimentos financeiros
Engana-se quem crê que o uso formal do WhatsApp fica restrito a agências bancárias. Afinal, recentemente, a Vórtx, empresa do mercado de capitais, trouxe como lançamento a votação de cotistas pelo WhatsApp.
Assim, os fundos gerenciados pela fintech, como o XP Special Situations, são administrados pelo aplicativo. A prospecção da empresa é a ampliação do uso da ferramenta para explorar ao máximo os recursos da rede, apresentando todas as informações cabíveis sobre os fundos.
Aliás, espera-se que com a boa performance da plataforma ao que tange os serviços das instituições financeiras, outras agências bancárias e corretoras de investimentos repliquem o feito.
E bem sabemos que o maior ganhador da automatização de serviços financeiros via WhatsApp é o cliente. Afinal, a economia de tempo e gastos, aliada com o conforto de operações de suas casas são pontos positivos, que não podem passar despercebidos.
E você, o que acha da iniciativa de uso do WhatsApp por instituições financeiras? Acredita que a alternativa é conveniente aos clientes e investidores? Conte-nos sua opinião aí nos comentários e não se esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos. Nos vemos na próxima!