uso do WhatsApp por instituições financeiras
Fonte: Pexels

Que o WhastApp consiste em uma ótima ferramenta de comunicação com amigos e familiares, disso não temos dúvidas.

A rede social fez tanto sucesso no Brasil que cerca de 120 milhões de brasileiros possuem o app instalado em seu smartphone. Mas, nem só de memes, fake news e vídeos de gatinho se faz o aplicativo.

Desde 2018, quando a sua versão empresarial foi lançada, muitas empresas se beneficiaram da rede para alavancarem não só as vendas mas o contato com o consumidor. 

E, dentre os diversos setores, os bancos certamente foram os que mais se beneficiaram da multiplataforma. Entenda a seguir como o uso do WhatsApp por instituições financeiras têm impulsionando o app no mundo dos investimentos.

Antes, o que é WhatsApp Business?

O uso do WhatsApp vem sendo plenamente difundido, alcançando proporções inimagináveis. Aliás, sabe-se que a versão Business do app está sendo utilizada por empresas de diferentes portes para uma comunicação mais rápida e efetiva com o cliente.

Ao estreitarem o relacionamento com o cliente as empresas buscam maiores fechamentos de vendas e serviços. Desta forma, o WhatsApp Business consiste em uma ferramenta contundente de comunicação por uma plataforma familiar ao público alvo.

Assim, a versão comercial cumpre o seu propósito, visto que foi criada para comunicações mais efetivas entre empresas e público.

Aliás, não podemos perder de vista o fato de que, com a ascensão da pandemia do COVID-19, a única aproximação possível foi através das redes sociais. Deste modo, o uso do canal foi um facilitador de transações comerciais.

Nesse sentido, podemos dizer que os maiores benefícios do WhatsApp Business são:

  • Facilitação da interação com o cliente;
  • Respostas automatizadas e ágeis de mensagens;
  • Oferta de cadastro de produtos e serviços;
  • Análise de métricas.

Ao olhar para tais benefícios fica mais fácil compreender a inserção do WhatsApp como ferramenta profícua para o contato com o cliente. 

Assim, empresas como Ifood e Netflix já utilizam a rede para se comunicarem com seus clientes. Mas não só elas! E se disséssemos que até mesmo as instituições financeiras têm se aproveitado das vantagens do aplicativo? Entenda mais a seguir!

Uso do WhatsApp por instituições financeiras: da comunicação a oferta de serviços

uso do WhatsApp por instituições financeiras
Fonte: Freepik

Esqueça os aplicativos bancários. Agora a moda é utilizar o WhatsApp como veículo de execução de serviços. A tendência crescente de uso da rede social como canal de comunicação está sendo cada vez mais ampliada. 

Sendo assim, as instituições bancárias estão utilizando a multiplataforma para se aproximar dos clientes hiperconectados. E também para atender às suas respectivas necessidades. 

Abertura de conta; pagamento de impostos; consultas bancárias; transferência de dinheiro são ações que podem ser realizadas com poucos cliques pela plataforma. Claro, a depender da disponibilidade de serviço pela instituição financeira

O Banco do Brasil, por exemplo, já adotou a plataforma digital para a difusão de seu serviço de pagamento do IPVA. Já a Caixa possibilita o pagamento de boletos e até informações sobre empréstimos habitacionais.

E o uso do WhatsApp por instituições financeiras não para por aí. Aliás, quer consultar seu saldo? Se é cliente Bradesco, agora você pode pelo WhatsApp, além de poder ter aquele bate-papo com o gerente.

Agora, se precisar abrir uma conta, já pode fazer isso pela rede social. Esqueça filas e mais filas, atualmente você pode ser correntista do Itaú via app. No entanto, a prerrogativa é para servidores públicos da região de Minas Gerais.

Aliás, de forma rápida e intuitiva, os clientes podem facilmente escolher todos os serviços que querem para as suas respectivas contas. Isso tudo em poucos minutos e 100% via WhatsApp.

WhatsApp e a facilidade dos investimentos financeiros

Engana-se quem crê que o uso formal do WhatsApp fica restrito a agências bancárias. Afinal, recentemente, a Vórtx, empresa do mercado de capitais, trouxe como lançamento a votação de cotistas pelo WhatsApp.

Assim, os fundos gerenciados pela fintech, como o XP Special Situations, são administrados pelo aplicativo. A prospecção da empresa é a ampliação do uso da ferramenta para explorar ao máximo os recursos da rede, apresentando todas as informações cabíveis sobre os fundos.

Aliás, espera-se que com a boa performance da plataforma ao que tange os serviços das instituições financeiras, outras agências bancárias e corretoras de investimentos repliquem o feito.

E bem sabemos que o maior ganhador da automatização de serviços financeiros via WhatsApp é o cliente. Afinal, a economia de tempo e gastos, aliada com o conforto de operações de suas casas são pontos positivos, que não podem passar despercebidos.

E você, o que acha da iniciativa de uso do WhatsApp por instituições financeiras? Acredita que a alternativa é conveniente aos clientes e investidores? Conte-nos sua opinião aí nos comentários e não se esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos. Nos vemos na próxima!