Anúncios

Anúncios

sobrar dinheiro no final do ano
Fonte: Pexels

O gás está caro, o aumento da conta de luz no ano de 2022 é iminente, e não precisamos nem dizer que a gasolina está na hora da morte, certo?! Mas, a pergunta que não quer calar, como fazer sobrar dinheiro no final do ano?

Anúncios

A maior dica que de quebra podemos te dar é: gaste de forma estratégica. No entanto, sabemos que o mês de dezembro pode ser aquele tumulto e que o planejamento pode ter ficado de lado.

Sendo assim, compilamos as melhores dicas para que você possa fazer aquele dinheirinho sobrar, sem passar perrengue. Confira aí!

1. Planeje-se para as festas de fim de ano

Se você nos acompanha, já deve estar ciente que o preço da ceia de Natal aumentou muito neste ano de 2021. Nesse sentido, em meio a alta da inflação, é quase impossível fazer a manutenção de seu orçamento familiar sem planejamento.

E quando o assunto é festas de fim de ano, o planejamento é peça essencial para assegurar suas finanças. Logo, antes da confraternização em família, assegure-se de fazer um levantamento de todos os seus gastos para entender o quanto de dinheiro tem para o lazer.

Feito isso, planeje com atenção os gastos referentes ao espaço, aos suprimentos e demais produtos que serão utilizados nas confraternizações. O certo é discriminar cada item – da uva passa ao rojão. 

Aliás, fazer a divisão do valor total com os parentes que irão festejar é uma forma contundente de economizar. E, que tal cada um levar um prato, dispondo do que possui? Assim, as festas ficarão mais econômicas e divertidas.

2. Pesquise o menor preço

Antes de fazer a compra propriamente dita, se pergunte: posso? Preciso? Quero? Seja aquela viagem de final de ano ou aquele carro que você tanto queria, se precisa colocar a mão no bolso, não vá no impulso, pesquise!

E para fazer a sua pesquisa, temos uma centena de sites de diferentes nichos, em que você pode orçar o produto ou serviço que necessita, tais como:

  • Zoom – comparador de preços de eletrônicos e eletrodomésticos;
  • Booking – reserva de acomodações e alojamentos para viagens;
  • Decolar – compra de passagens aéreas.

3. Use dinheiro em espécie

Se quer fazer sobrar dinheiro no final do ano, então dê preferência ao dinheiro em espécie ao invés do cartão de crédito. Afinal, não tem como sair das dívidas se você se enrolar cada vez mais em compras parceladas.

Além disso, ao comprar em dinheiro vivo, enquanto consumidor, você pode exigir o desconto para o pagamento. 

Segundo a lei nº 13.455, a diferenciação dos preços de produtos e serviços, a depender do pagamento, é possível.

No entanto, quando o consumidor paga em dinheiro, o comerciante não possui tarifas referentes a máquina de cartão. Logo, o comerciante pode oferecer ao menos 3% de desconto, porcentagem referente ao uso das máquinas em questão.

4. Vá na cara e na coragem: peça descontos!

“Mão de vaca”, “muquirana”, “avarento”? Preferimos a palavra: econômico. Afinal, quem não arrisca não petisca.

O desconto é uma das melhores formas de economia quando o assunto é compra. E, partindo do pressuposto de que no fim de ano as compras tendem a ser maiores, não pense duas vezes antes de pechinchar.

Peça descontos sempre que for fechar uma compra em uma loja física. Aliás, se for necessário, dê aquela choradinha.  

Mas, se vai comprar pela internet, use e abuse dos cupons de descontos. Atualmente, já temos sites que compilam descontos diversos de centenas de lojas do Brasil, como o Cuponomia e o Cuponeria.

5. Não troque presentes, troque investimentos

Considerando que é muito comum o amigo secreto no final de ano, que tal dar aquela inovada e surpreender a galera com um amigo investidor?

Isso mesmo que você leu. Aqui, ao invés de sair torrando dinheiro sem freio em presentes que nem sempre agradam, você e seus amigos podem trocar investimentos.

sobrar dinheiro no final do ano
Fonte: Pexels

Desta forma, cada um dos participantes pode dar algumas dicas sobre seu perfil de investidor e seus objetivos a curto, médio e longo prazo. 

Para perfis conservadores, aqueles que não querem correr riscos, os títulos de renda fixa são os melhores. E vale dar uma espiadinha na liquidez, viu? Já para investidores moderados, as debêntures podem ser ótimos investimentos devido à rentabilidade.

Agora, se o perfil investidor de seu amigo é o agressivo, investimentos em renda variável são a melhor opção. Aí, pode se jogar sem medo nos fundos imobiliários.

6. Vai presentear? Vá de faça você mesmo

Uma ótima forma de fazer sobrar dinheiro no final do ano é fazendo os seus próprios presentes, seja de Natal ou ainda de amigo secreto. Além de ser mais econômico, passa a imagem de que você realmente se importa com o presenteado, afinal, desprendeu o seu tempo de vida para a confecção do presente.

Atualmente, o Youtube é a maior ferramenta de DIY, o famoso faça você mesmo. A partir de vários canais da plataforma é possível encontrar formas de criar e customizar um presente de um jeitinho especial.

Kits relaxantes, velas essenciais, sabonetes artesanais e até biscoitinhos natalinos são algumas apostas que você pode encontrar pelo mudo do faça você mesmo. Assim você gasta pouco, utiliza o que já tem em casa e, de quebra, faz o Natal de quem você tanto ama ainda mais feliz.

É isso pessoal, viu só como dá para economizar no final de ano, sem grandes sacrifícios? Para mais conteúdos como este, navegue pelas categorias de nosso site e confira os nossos artigos sobre finanças. Aqui, conteúdos de qualidade te esperam!