Anúncios

Anúncios

valor da ceia de Natal
Fonte: Pexels

O Natal já está praticamente aí e muitos brasileiros já estão se preparando para as comemorações da tão esperada festa natalina. No entanto, com a alta dos produtos devido ao nosso cenário inflacionário, talvez o chester falte na mesa de muitos.

Anúncios

Os dados colhidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas não nos deixam mentir. Afinal, a pesquisa estatística nos revela que os produtos natalinos sofreram um aumento expressivo de 5,91%. 

Dentre os produtos em destaque na pesquisa, percebemos a alta do filé mignon em 35,17% e da azeitona em 21,91%. Sem falar da alta do preço do panetone, o item mais procurado nesta época do ano, que atingiu um aumento de 25,96%.

Buscando te auxiliar nos preparativos da festa natalina, sem pesar no bolso, trouxemos no post de hoje o valor da Ceia de Natal em 2021 e dicas para você economizar na hora das compras. Se liga aí!

Afinal, como fica o valor da Ceia de Natal em 2021

A pesquisa realizada pela Fipe revela que a ceia de natal tende a chegar a aproximadamente R$ 328,17 neste ano de 2021. Os dados levantados consideraram 15 produtos que podem ser encontrados na cesta de Natal e mais 10 produtos de caráter natalino. Confira alguns deles:

  • Azeite de oliva extra virgem (500 ml): 4,79% 
  • Azeitona verde com caroço (500g): 21,91%
  • Bacalhau: 12,34% 
  • Caixa de Bombom (251g): 12,83% 
  • Champanhe: 4,75%
  • Chester: 7,27%
  • Farofa: 13,45% 
  • Filé mignon: 35,17%
  • Panetone (500g): 25,96% 
  • Peru: 7,27% 
  • Picanha: 10,87%
  • Uva: 4,90%

Vale salientar que os valores levantados pela pesquisa em questão correspondem ao período de outubro de 2021 em comparação a dezembro de 2020. 

4 dicas para economizar na hora das compras

Considerando o encarecimento dos principais produtos natalinos, é crucial pensar em outras propostas para realizar a ceia sem sair do orçamento familiar. Confira as dicas que separamos para você:

1. Planejamento financeiro

Seja na hora de comprar os alimentos para compor a ceia de Natal ou os presentes, uma planilha de planejamento financeiro é crucial. 

Por isso, antes de se jogar nas compras, discrimine seus gastos, certifique-se exatamente do capital que tem disponível e não se esqueça de traçar a lista dos produtos que irá precisar. Desta forma, a sua compra será mais assertiva e focada.

2. Pesquisa de preços

Não é segredo para ninguém que a pesquisa de preços sempre é a melhor amiga do consumidor. E em época de Natal, não poderia ser diferente. Fazer um levantamento por meio dos encartes promocionais dos mercados é uma forma contundente de economizar na compra da ceia de Natal. 

Aliás, geralmente, produtos que estão perto da data de validade tendem a baratear, o que pode ajudar na hora das compras de Natal, considerando que os alimentos serão consumidos rapidamente.

Além disso, talvez seja o momento de fazer o seu cadastro nos Clubes oferecidos pelas redes de Supermercados. Assim, você pode aproveitar vários descontos e ofertas imperdíveis, além de usufruir de cashback que pode ser convertido em saldo para usar nas compras. 

3. Substituição dos produtos

A verdade é que a alta dos produtos não pode minar de uma vez por todas o seu Natal. Existem formas de realizar aquela ceia que você e sua família merecem, comendo bem e gastando pouco, se pensarmos em substituições.

Isso mesmo, considerando de acordo com a pesquisa que o filé mignon e a picanha tenham ficado mais caros, que tal apostar em pratos com carne suína? 

Partindo do pressuposto que o preço do lombo diminuiu em 0,53% e o pernil em 9,76%, talvez a bisteca de porco com abacaxi e o pernil de porco com purê de maçã sejam ótimas opções para o jantar do dia 24 de dezembro.

valor da ceia de Natal
Fonte: Pexels

4. Inovação na cozinha

Em tempos de alta no valor da ceia de Natal, talvez não seja o melhor momento para manter os pratos tradicionais, mas sim abrir espaço para compor novas receitas.

Considere dar abertura para pratos em que um mesmo produto possa ser utilizado como base para várias receitas. Assim, você não precisa gastar tanto como a variedade de alimentos. 

Por exemplo, a batata pode servir para aquela famosa maionese, mas também ser um ótimo acompanhamento para o pernil assado.

Viu só como é possível manter o orçamento financeiro e entregar uma ceia de Natal para os seus? Se gostou do conteúdo, compartilhe com os familiares, assim mais pessoas estarão cientes de como proceder em momentos de alta de preços, sem comprometer a festa natalina. Até mais!