Anúncios

Anúncios

significado do crédito
Fonte: freepik

Para quem realiza qualquer tipo de operação no mercado financeiro, ter ideia do significado do crédito é de grande importância. Afinal, a partir desse entendimento, há chances de alcançar um planejamento mais vantajoso das finanças, ter uma reputação mais positiva diante o mercado, entre outros pontos.

Anúncios

Isso se deve ao fato de que abrange diversos fatores, desde a pontuação de crédito até o monitoramento. A área financeira pode soar como difícil para muitos, porém, com uma melhor compreensão de diferentes aspectos, é possível ter mais facilidade, inclusive, na contratação de serviços. Veja a seguir.

Qual é o significado de crédito?

Quando se fala na palavra crédito propriamente dita, tem relação com confiança, mais precisamente, com acreditar. Então mentalize que, se alguém fornece crédito a você, existe determinada segurança a respeito do pagamento. Por isso, fatores como análises e o grau de risco influenciam muito em empréstimos, taxas de cartões de crédito, entre outras questões.

Desse modo, é de grande importância que o consumidor entenda não apenas o significado de crédito, como também associe com a relevância de ter uma boa reputação. Afinal, é o que indica maiores chances de pagamento e pode reduzir certos obstáculos na obtenção do crédito.

Por esse motivo, o número de cartões, empréstimos, situação do CPF e pagamento das contas são fatores que podem ter grande influência na hora de requisitar diferentes produtos e serviços. Basicamente, você pode dizer que o histórico de crédito diz respeito à como o dinheiro é utilizado. 

Quem são os credores?

Se por um lado há os devedores ou tomadores, por outro, há os credores. Nesse caso, fala-se das instituições financeiras, que oferecem serviços e produtos que visam a concessão de crédito, como empréstimos e financiamentos.

Basicamente, há liberação de um determinado valor para o cliente e deve ocorrer o pagamento de acordo com as condições escolhidas e previstas no contrato. Certamente, esse processo abrange diferentes prazos, juros e em alguns casos, garantias. 

O alinhamento da pontuação com significado de crédito

significado do crédito
freepik

Hoje em dia, é difícil pensar em crédito e deixar a pontuação de lado. Então, ao entender do que se trata, será mais fácil enxergar a precisão de alinhamento de ambos conceitos para ter maior facilidade ao buscar serviços e produtos financeiros.

É mais comum que citem a pontuação como score e para exemplificar, há o Serasa Score, um sistema de pontuação que vai de 0 a 1000. Ele tem um grande impacto para a vida dos consumidores na obtenção de crédito, seja por meio de um empréstimo, seja um financiamento ou até mesmo um cartão.

Esse impacto se deve ao fato de que a pontuação tem como base o histórico do consumidor. Entre os pontos que considerados para o cálculo estão os pagamentos, dados, o CPF, entre outros. 

Por isso, quando se fala em manter números altos, algumas das principais dicas são:

  • Pagamento de contas em dia;
  • Situação regular do CPF;
  • Atualização de dados do cadastro do Serasa;
  • Cautela com empréstimos, financiamentos e uso do cartão;
  • Quitação de dívidas.

Esses são apenas alguns passos que podem resultar em melhorias financeiras no geral, o que, como consequência, terá reflexo na pontuação de crédito. Além disso, o mais essencial, é esforçar-se para mantê-la.

Os órgãos de proteção ao crédito

Existem órgãos de proteção ao crédito que contam com uma série de dados cruciais a respeito dos consumidores. Logo, servem de consulta para muitas empresas, instituições de ensino, financeiras, entre outros locais. No entanto, certas empresas podem combinar passos distintos de verificação ou contar com um método próprio. 

A Serasa é um dos órgãos de proteção ao crédito que recebem destaque no mercado, inclusive, o Serasa Score, tem uso por parte de diversas financeiras. Trata-se de um verdadeiro banco de dados sobre os consumidores que conta com dívidas em instituições financeiras. 

Além disso, uma vez que a pontuação ganha cada vez maior facilidade de consulta, na plataforma do Serasa é possível fazer isso de forma gratuita e monitorá-la. 

Outro grande exemplo é o Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, que concentra as informações do comércio. Desse modo, apresenta informações para bancos e lojas sobre fatores como cheques sem fundo, protestados, entre outros.

Quando o histórico de crédito importa?

Então nesse ponto, você já tem clareza de que instituições financeiras geralmente checam o histórico de para avaliar o grau de risco de cada pessoa interessada nos produtos e serviços. Todavia, há a chance de identificação desse fator em várias ocasiões e para ficar ainda mais claro, veja alguns exemplos a seguir.

  •  Locação de uma residência ou apartamento;
  •  Locação ou compra de um automóvel;
  •  Contratação de seguro;
  •  Solicitação de cartão de crédito. 

Sendo assim, se pode obter um melhor entendimento do impacto do significado de crédito, em especial, sobre ter um histórico positivo. Com uma reputação positiva, como consequência, menores obstáculos serão enfrentados na hora de passar pelas ocasiões citadas, entre muitas outras comuns no mercado.

Por fim, com as informações citadas no decorrer do texto, nota-se que o significado do crédito na vida das pessoas pode ser maior do que se imagina. Além disso, a pontuação também carrega uma grande importância, sendo essencial o seu entendimento para elevar as chances de obtenção de financiamentos, cartões, empréstimos, entre outros serviços e produtos.