Anúncios

networking
Fonte: Freepik

Diferentes fatores são indispensáveis para quem deseja sucesso no meio corporativo e o networking é um deles. Quer seja para recolocação profissional, novas oportunidades ou expansão de conhecimento. Isso porque esse termo abre uma série de caminhos.

Muitos colocam a prática de network apenas como a criação e alimentação de uma rede de contatos profissionais. No entanto, é preciso ter cautela com uma visão “crua” desse tipo de apresentação, pois pode resultar em alguns dos principais erros. Aliás, eles também serão visto no texto.

A seguir, confira diferentes parâmetros desse processo. Descubra como ele pode ser vantajoso no geral para as pessoas.

Como fazer networking?

Segundo informações acima, o networking vai além de apenas criar uma rede de contatos. Isso porque, ao citar somente dessa forma e se concentrar nesse significado, as relações podem ser reduzidas a somente essas ações. No entanto, as conexões são mais construtivas e constantes para todos.

Logo, é uma prática vista de maneira muito positiva. Afinal, pode fortalecer de forma significativa os negócios por meio da troca de informações no mercado. No geral, se pode alcançar um maior crescimento, participar de mais projetos, encontrar oportunidades, entre outras vantagens.

No entanto, como fazer networking? Quais são as principais dicas? Veja a seguir passos gerais que podem ter aplicação. Mesmo com as particularidades de cada profissional, há chances de encontrar meios de torná-los compatíveis com sua realidade.

Defina seus objetivos

Esse é um tópico importante para a carreira de qualquer profissional. Para alcançar destaque e se direcionar adequadamente, é importante identificar seus objetivos. É algo que será crucial para todos os tópicos da lista.

A partir disso, também é interessante delinear os pontos fortes, assim como as experiências profissionais que tem o desejo de dar o maior enfoque. Naturalmente, o que terá destaque depende do se almeja, por exemplo, quem busca emprego, provavelmente visa dar destaque em parâmetros distintos de quem deseja participar de projetos em determinada área.

Procure por contatos que já estiveram em sua vida

Uma dica para fazer networking é procurar pessoas que já passaram por sua vida e que podem agregar ainda mais quando se fala no âmbito profissional. Quer seja no período escolar, na faculdade, em cursos, projetos ou em certas oportunidades de trabalho. 

Dependendo da experiência, a ligação com os seus objetivos e as chances de troca de informações são ainda maiores, por exemplo, no caso de pessoas que fizeram a mesma faculdade ou passaram pela mesma empresa. Isso porque pessoas com interesse em comum são cruciais para essa rede. 

No entanto, quando se fala dessa prática, também é importante reconhecer a necessidade de ir além, ou seja, de conhecer pessoas diferentes e de áreas distintas. Afinal, é algo capaz de tornar a visão de mercado de um profissional ainda mais ampla. 

networking
Fonte: Freepik

Integre grupos de discussão

Hoje em dia, os grupos de discussão estão presentes nas mais diversas redes sociais. Logo, para quem quer apostar no networking, pode ser algo muito válido, em especial, para se conectar com diferentes pessoas e pontos de vista. 

Com isso, vale citar outra dica importante, que é usufruir de canais de networking. Por exemplo, a rede profissional de referência do mundo é o LinkedIn, ou seja, caso seu uso seja proveitoso, os retornos podem ser positivos. Para isso, conteúdos de qualidade podem ser criados, de forma que o engajamento e o alinhamento com os seus valores também seja visado. 

É algo que funciona também para quem é tímido e deseja iniciar a prática de networking. Com isso, as redes podem ser uma boa pedida, mas não se pode esquecer de ir além delas. 

Priorize a qualidade no networking, não a quantidade

Certamente, ao se tratar do networking, ter relações que sejam construtivas e verdadeiras faz a diferença. Ao estabelecê-las, prezar pelo engajamento é importante. Afinal, é crucial que as pessoas te conheçam e vejam seu conteúdo.

Por exemplo, se é do ramo do e-commerce, conteúdos diversos podem ser postados sobre o tipo de plataforma em que atua. Além da busca constante por aprimoramento de ferramentas de gestão, marketing e outras questões, que podem estar presentes em discussões.

Em suma, vale sempre pensar em cada contato como algo importante. Logo, a prioridade será o encontro de pessoas que podem agregar em sua trajetória, tendo também a preocupação em oferecer algo relevante. O que pode viabilizar ainda mais esses aspectos é justamente o primeiro ponto.

Quais são os principais erros do networking?

Certamente, não há um padrão a seguir. As dicas podem ajudar diferentes profissionais, mas as particularidades não podem ser postas de lado. Aliás, em alguns momentos, erros podem existir e as tentativas de networking podem ser comprometidas. Inclusive, quando feito de maneira incorreta, a vida profissional pode ser prejudicada. 

Por exemplo, é comum que ao longo de um bom networking se fale em apresentações de outras pessoas, futuros encontros, contatos, entre outras questões. De qualquer forma, é interessante não deixar que esses próximos passos se percam ou até mesmo o contato com a pessoa em questão.

Não ir atrás pode comprometer outras etapas. Uma forma para lidar com isso é efetuar confirmações posteriormente ou entrar em contato para falar sobre uma possível data. São várias alternativas.

Do mesmo modo que fazer apenas o primeiro contato pode comprometer o networking, apostar em uma abordagem “fria” ou “crua” também. No entanto, o que isso quer dizer? Seria um contato curto com o único objetivo de discutir oportunidades. Basta considerar que em muitos casos, a resposta poderá ser um direcionamento para um site ou contato de recrutamento.

Esses são apenas alguns dos diversos erros que podem ocorrer. Além disso, se pode perceber o poder que o networking tem na vida dos profissionais e que ao realizá-lo de forma correta, com constância e qualidade, maior valor poderá se agregar em diferentes sentidos. Compartilhe o conteúdo com quem possa se interessar.