Anúncios

Anúncios

linha de crédito para negativados
Fonte: freepik

Sem dúvidas, estar com o CPF inadimplente, que popularmente se refere ao “nome sujo” é algo complicado. Afinal, dificulta o acesso aos mais variados serviços e produtos devido a influência no meio financeiro. No entanto, há um PL (projeto de lei) em trâmite que visa uma nova linha de crédito para negativados.

Anúncios

Embora esse tipo de empréstimo já exista no mercado, será possível observar que o projeto de lei conta com algumas diferenças que podem ser decisivas para alguns casos.

A seguir, veja maiores informações sobre o projeto, suas diretrizes e algumas das formas de crédito para negativados disponíveis no mercado atualmente.

Entenda o projeto de nova linha de crédito para negativados

O PL n° 1063/2020 foi uma iniciativa do Senador Chico Rodrigues (DEM/RR). Conforme você poderá analisar a partir de suas diretrizes, e em especial, em meio a um cenário como a pandemia, é uma medida com um potencial positivo para os negativados.

Em primeiro lugar, o Artigo 1° abrange com precisão a proposta que é, enquanto se enfrenta uma calamidade pública, ocorra a criação de uma linha de crédito para as pessoas físicas com inscrição nos órgãos de restrição ao crédito (ex. Serasa e SPC).

Conforme abordado, hoje em dia já é possível efetuar a contratação de linha de crédito para negativados. No entanto, o texto aponta que as taxas de juros atuais são altas, inclusive ao comparar com um empréstimo convencional.

Entre as diretrizes do projeto de lei, há alguns pontos cruciais, como o Artigo 3° que indica que a pessoa física pode obter o crédito contanto que garantias sejam apresentadas, como bem imóvel, comprovante de renda ou desconto em folha.

Outro ponto que ganha grande destaque nessa nova linha de crédito para negativados está presente no Artigo 2°, que cita que os créditos feitos apresentarão juros mínimo de zero por cento a cada mês.

linha de crédito para negativados
Fonte: freepik

Ainda mais, a oferta ocorrerá tanto por bancos privados quanto públicos. Vale a pena ressaltar que apenas pessoas físicas fazem parte do PL.

Como conseguir linha de crédito para negativados?

Certamente, as razões para que cada pessoa recorra ao empréstimo podem variar, mas nesse caso, é muito comum que seja para a tentativa de limpar o nome. É algo que vale a pena principalmente ao avaliar os gastos e chegar a conclusão que em um prazo específico, o custo-benefício será vantajoso.

De qualquer forma, ao comparar com outras modalidades, mostra maiores dificuldades para o contrato. No entanto, hoje em dia há chances se deparar com empresas especializadas nessa área e que buscam cada vez mais oferecer condições especiais.

Uma vez que o projeto de lei tema do texto ainda está em trâmite no Senado, vale a pena citar algumas opções que podem atender pessoas que se interessam por linha de crédito para negativados. Veja:

Serasa eCred

O Serasa eCred é uma plataforma da empresa Serasa Experian onde os clientes encontram várias ofertas de crédito e empréstimos, inclusive, para negativados. O mais vantajoso é que as pessoas podem fazer as simulações sem que o score sofra algum tipo de impacto.

O processo é totalmente digital, o que garante aos clientes uma maior praticidade em cada etapa. Basta analisar as opções e fazer o seu pedido, que passará por uma análise. Além disso, lembre-se que as normas para concessão de cada empresa podem variar.

Crefisa

A Crefisa está no mercado há mais de 50 anos e atende milhões de brasileiros com suas soluções de crédito. Ainda mais, a empresa visa atuar de forma próxima de seus clientes por meio de diversos canais, inovação, confiança e excelência no atendimento.

O empréstimo pessoal é uma das diversas soluções financeiras oferecidas pela instituição. Além disso, está disponível para pessoas físicas que estão negativadas.

Inclusive, pensionistas do INSS, servidores públicos e aposentados que estão negativados também podem buscar esse serviço. Este é um grande diferencial da Crefisa.

Os principais cuidados ao buscar uma linha de crédito para negativados

De um modo geral, há várias dicas sobre a não obtenção de uma linha de crédito para negativados ou para pessoas em situação regular. No entanto, é preciso notar nesse cenário que, diante das particularidades de cada um e diversidade de soluções do meio financeiro, em alguns momentos, esse pode ser um meio viável.

Todavia, assim como em qualquer tipo de serviço, é preciso ter cautela no processo. Uma grande dica é ter atenção ao CET (Custo Efetivo Total) das linhas em que tiver interesse, uma vez que é um modo de ter consciência do valor total ser pago.

Além disso, é interessante que exista um planejamento das finanças para assegurar que o pagamento do crédito será viável ao longo dos meses. Por fim, vale a pena sempre acompanhar o mercado para conhecer as medidas e serviços que podem contribuir com sua vida nesse aspecto.