Anúncios

investir em ouro vale a pena
Fonte: Pexels

Devido à pandemia, as empresas de tecnologia começaram a se valorizar exponencialmente em 2020. Tal valorização impactou diretamente em seus preços, como demonstrou a alta das ações da Apple, Amazon e da Microsoft.

A valorização de empresas do setor tecnológico levou muitos investidores menos qualificados a migrarem os seus investimentos da renda fixa para a variável, aumentando a procura desta última.

Em contrapartida, os tubarões, aqueles investidos experientes, passaram seus investimentos das big techs para commodities – Meat and Potatoes Type of Companies, nas palavras do grande investidor Ray Dalio.

A rotação de investimentos culminou na queda de muitas ações de empresas do ramo tecnológico em 2021. No entanto, o pacote de estímulo de US$ 1,9 trilhões do governo estadunidense, para melhorar a qualidade de vida da população, sinalizou mudanças nesse cenário.

Assim, com a medida econômica, a estimativa foi da injeção de US$ 170 bilhões para a compra de ações das big techs. O processo então ficou caracterizado por bolha no meio da crise, segundo Dalio, podendo estourar e levar a desvalorização do dólar.

As grandes questões? Sua carteira de investimentos está organizada de maneira tal a proteger o seu patrimônio? Já pensou em segurança por meio de uma reserva de valor? Vem com a gente para descobrir a seguir se investir em ouro vale a pena no momento atual.

Espiando o cenário atual

Em junho de 2021, o Banco Central fez uma compra de 41,8 toneladas de ouro, o que o levou a uma alta da reserva nacional desde 1999. 

Em outras palavras, percebe-se uma certa desconfiança da moeda estadunidense, visto que trilhões de dólares foram criados e injetados na economia do país, como vimos acima.

A verdade é que a criação em excesso de uma moeda tende a levar a desvalorização da mesma. Não é surpresa que o Brasil esteja engatinhando para uma diversificação de suas riquezas. Aliás, a compra do ouro ainda pode refletir uma prospecção de valorização do minério pelo próprio Banco Central.

Então, se até o BC está diversificando o seu patrimônio, por que você investidor não deveria fazer o mesmo?

Lembremos ainda que mercados nas máximas, juros nominais próximos de zero e juros reais altamente negativos representam o nosso cenário atual. No Brasil, por exemplo, mesmo com a elevação da taxa Selic, o IPCA de 12 meses fechou em 10,38%.

Nesse cenário, a alocação em títulos públicos levaria a uma recompensa mínima, abaixo da inflação. Já a compra de ativos corresponderia a compra de topos de Mercado esticados, visto a liquidez injetada excessivamente. Portanto, o ouro é sim uma alocação de investimentos bem atrativa.

Vale mesmo a pena investir em ouro?

Calma, investir em ouro, considerando o cenário atual, realmente vale a pena. Mas isso não significa que é para sair por aí alocando todo o seu patrimônio em ouro. Afinal, diversificar investimentos é sempre a melhor opção e a dolarização é essencial frente a desvalorização do real.

O próprio Ray Dalio considera que 7,5% do patrimônio do investidor deve ser investido em ouro. Mas por quê? 

A resposta é simples! O ouro se valoriza em frente à crise. Afinal, em momentos em que o mercado de capitais está ruindo devido à alta liquidez, o ouro tende a subir. Ele é por excelência uma ótima reserva de valor.

Como investir em ouro de forma promissora?

investir em ouro vale a pena
Fonte: Pexels

Mas veja, o ouro não tem essencialmente o propósito de multiplicação de patrimônio ao longo prazo. O seu propósito é de preservação e proteção. Assim, se o seu propósito é de enriquecimento ao longo prazo, talvez você se pergunte, será que faz real sentido comprar ouro?

Warren Buffett responde a sua pergunta. O investidor consagrado no Mercado Financeiro, após passar muito tempo de sua vida repudiando investimentos em ouro, fez seu primeiro investimento em 2020.

Mas claro, à sua maneira. Não pelos processos convencionais, como compra de barra de ouro e ETFs de ouro, mas a partir do investimento em ativos. Buffet comprou ações de uma mineradora, cuja receita era em maior parte associada à mineração de ouro, a Barrick Gold.

Assim, considerando o investimento em uma empresa mineradora, Buffett está protegendo seu patrimônio, visto que a oscilação se dá mediante a cotação do ouro. Mais que isso, o megainvestidor está investindo em uma empresa capaz de se valorizar ao longo do tempo, devido a sua gestão com enfoque em crescimento. 

Desta forma, a compra do ativo possibilita a preservação do patrimônio e aumento de renda, visto que a mineradora em questão tem sólido histórico de patrimônio líquido e pagamento de dividendos.

Viu como comprar ativos de mineradoras promissoras e responsivas só reitera a ideia de que investir em ouro vale a pena? Então, está esperando o que? Abra o  home broker de sua corretora e projete estrategicamente os seus investimentos nesta valiosa reserva de valor. Até mais!