Anúncios

golpe do empréstimo falso
Fonte: freepik

Na busca por crédito pessoal, em especial, com a diversidade de soluções propostas na internet, alguns riscos podem ser maiores. E, por mais que algumas ofertas sejam atrativas, é preciso ter cautela para não cair no golpe do empréstimo falso.

Com algumas dicas, é possível não apenas evitar esse tipo de situação, como também garantir que o encontro da melhor solução possível para o seu caso. Veja a seguir:

Jamais faça pagamentos antes

Certamente, esse é um ponto de grande importância, em especial, ao considerar que as pessoas precisam ter consciência que se trata de uma ação ilegal. Por essa razão, diversas plataformas da área alertam que não praticam esse tipo de cobrança e que se trata de algo incorreto.


Anúncios

Soma-se a esse cenário o fato de que a regulamentação financeira do Brasil está sob responsabilidade do Banco Central (BC). Com isso, é relevante citar que se estabeleceu que fatores como taxas de incidentes sob empréstimos tenham cobrança juntamente às parcelas e não anteriormente.

Esse é justamente um dos principais modos de aplicação de golpe do empréstimo falso. Sendo assim, tenha em mente que desde o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) até as taxas que abrangem juros e documentação, devem incidir nas prestações. Dessa forma, a diluição ocorre de forma mensal.

Ainda mais, há chances de encontrar a requisição do pagamento prévio com outros nomes. Esse é o exemplo do depósito para liberação do empréstimo, taxa de avalista ou conveniência. Tenha sempre atenção, pois em nenhum caso o pagamento prévio deve ser feito.


Anúncios

golpe do empréstimo falso
Fonte: freepik

Não compartilhe dados sobre o empréstimo nas redes sociais

Hoje em dia, é preciso ter cautela em dobro com a exposição de dados. Isso porque, a partir do momento em que certas informações possuem transmissão por mensagens, por exemplo, para instituições financeiras por meio de redes sociais, as pessoas podem correr riscos.

Afinal, abordagens maliciosas podem surgir com os dados obtidos e tornar mais fácil que o golpe se concretize por causa do nível de transmissão de veracidade. Entre as informações que os golpistas podem usar estão o parcelamento ideal, quantia que se almeja, número de celular e documentos.

Ainda mais, para ter uma maior certeza de um contato verídico por parte de uma financeira, é interessante pesquisar os canais oficiais da empresa. Neles, você poderá identificar os números, e-mails e demais formas de contato.


Anúncios

Por outro lado, há aspectos específicos das mensagens que também exigem atenção. Por exemplo, contatos feitos fora do horário comercial (9h às 18h), insistência em cobranças prévias e erros ortográficos.

Observe sempre os parâmetros de pagamento para não cair no golpe do empréstimo falso

Não basta se prevenir do pagamento prévio, que conforme abordado, é ilegal. Isso porque outros fatores com relação às parcelas também podem servir como um grande sinal de alerta.

Nesse contexto, é preciso ter muita atenção também se há cobranças a parte das parcelas de crédito após o contrato.


Anúncios

O pagamento das parcelas em contas que pertencem a pessoas físicas também é um sinal que exige atenção e não deve ser aceito. É algo muito comum em golpes na internet, seja em compras ou empréstimos.

Por essa razão, é fundamental sempre ler com cautela o contrato, analisar quais são todos os valores, questionar sobre os pagamentos e fazer uma pesquisa completa sobre o local. A seguir, veja dicas para que sua busca seja ainda mais ampla e segura.

Dicas para pesquisar e não cair no golpe do empréstimo falso

Além de passos importantes para não cair em um empréstimo falso, é interessante citar alguns pontos que podem contribuir ainda mais com que uma pesquisa abrangente seja feita.


Anúncios

A busca adequada muitas vezes é decisiva para que as pessoas tenham maior tranquilidade com esse tipo de alternativa e encontrem soluções de confiança.

Em primeiro lugar, busque por empresas que tenham uma reputação positiva no mercado. Nesse quesito, além de observar se atende às diretrizes do Banco Central na concessão de crédito, também é interessante analisar suas plataformas.

Outro passo de grande importância é fazer uma pesquisa de referências. Para isso, basta buscar por avaliações na internet, em sites como Procon, Reclame Aqui, resenhas em portais informativos e até mesmo observar comentários nas redes sociais.


Anúncios

Da mesma forma que financeiras com excesso de avaliações ruins exigem atenção, quando se trata do golpe do empréstimo falso, poucas ou nenhuma avaliação são um grande sinal de alerta.

Ainda mais, uma dica extra nesse cenário que engloba a busca por crédito pessoal como um todo, é que se torna muito comum que ao enfrentar problemas financeiros, a sensação de desespero faça parte da busca por um empréstimo.

Sendo assim, é crucial manter o máximo possível a calma, pois é algo que pode dificultar a colocação das dicas em prática e consequentemente, decisões mais seguras.


Anúncios

Por fim, com as informações anteriores, se pode perceber que com algumas dicas, é possível amenizar as chances de cair em um golpe do empréstimo falso e encontrar uma empresa que, de fato, seja de confiança. Não deixe de compartilhar o conteúdo para que mais pessoas saibam como evitar esse tipo de problema.

Anúncios