Anúncios

financiamento para negativados
Fonte: freepik

O acesso ao crédito é uma questão crucial no meio financeiro e estar na situação de inadimplente, ou melhor, com o “nome sujo”, pode dificultá-lo. No entanto, muitas vezes é preciso recorrer a produtos e serviços antes ou para regularizar a situação e nessas horas, soluções como o financiamento para negativados podem ser benéficas.

É muito comum que esse tipo de opção seja uma preferência de quem deseja bens como carros e residências. Por essa razão, muitos locais já contam com linhas de crédito mais específicas para essas opções.

No texto a seguir, você verá os principais aspectos dessa opção e as distinções em relação ao empréstimo. Além disso, veja também dicas para pedir e evitar grandes prejuízos. Confira:


Anúncios

Qual é a diferença entre financiamento e empréstimo?

Nesse contexto, também vale a pena diferenciar a opção de empréstimo para o financiamento. Afinal, como consistem na concessão de crédito podem gerar confusão.

A principal diferença é o tipo de contrato entre o cliente e a instituição financeira. Isso porque, no financiamento, há precisão do uso do valor para certa finalidade, que consta no acordo com o banco.

Sendo assim, é algo distinto, em especial, por causa da facilidade relativamente maior quando se trata do empréstimo pessoal. No financiamento, também há a questão da garantia, como no caso de uma casa, mas quando se tratam de negativados, condições ainda mais específicas estão presentes.


Anúncios

De qualquer forma, de um modo geral, para quem está negativado, ambas opções podem contar com dificuldades por causa da análise de crédito mais rígida.

Por essa razão, é crucial entender melhor as diferenças e quais são suas necessidades de uma forma clara, em especial, diante de um mercado tão amplo e com soluções cada vez mais personalizadas. 

Por exemplo, pensionistas do INSS, aposentados e servidores públicos, de acordo com o valor que almejam, podem ter a situação atendida por meio do empréstimo consignado, que é uma opção com desconto direto na folha e juros menores.


Anúncios

financiamento para negativados
Fonte: freepik

As principais informações sobre financiamento para negativados

Conforme você viu, os obstáculos podem ser maiores quando se trata desse tipo de financiamento. No entanto, hoje em dia muitos locais possuem soluções para quem está com o nome nessa situação.

No que diz respeito às taxas de juros de um financiamento para negativados, é muito comum notar que são maiores do que no caso de pessoas que estão com o nome regular. Basta notar que se trata de um risco maior para os bancos e demais instituições da área de finanças.

De qualquer modo, soma-se também a esse cenário, o fato de que tais taxas se submetem também à finalidade do dinheiro. Por mais que, de um modo geral, a parte burocrática possa soar como mais complexa em relação a outros casos, é possível obter parcelas razoáveis.


Anúncios

Certamente, caso você busque por um empréstimo pode haver maior facilidade de obter o crédito, porém, com quantias menores. Caso seja possível limpar o nome e solicitar o financiamento, naturalmente as condições serão mais atrativas.

Ainda assim, é imprescindível fazer simulações e, de acordo com a finalidade do dinheiro, se possível poupar para uma boa entrada para apenas parte do valor ser financiado.

Dicas para solicitar um financiamento para negativados

Em primeiro lugar, vale a pena questionar-se sobre a existência de uma necessidade real do dinheiro. Isso porque o contrato em um momento indevido pode piorar a situação por causa de prejuízos em potencial.


Anúncios

Em segundo, analise suas condições financeiras tendo em consideração as chances de atender às parcelas do serviço contratado e demais parâmetros do acordo.

Seja empréstimo ou financiamento para negativados, é preciso ter muita organização e planejamento. Além desses pontos, tenha cautela antes de fechar qualquer negócio, uma vez que é preciso pesquisar sobre o local, contrato e ter consciência do Custo Efetivo Total (CET). Saiba sempre o que será pago em cada serviço.

Soma-se ainda a esse contexto o reforço sobre a pesquisa sobre onde o financiamento será feito. Isso porque hoje em dia muitos processos são feitos por meio digital, no caso do envio da proposta e por isso, é crucial ter certeza de que a instituição é de confiança.


Anúncios

Tenha sempre atenção aos juros abusivos. Observe que, o mais normal é que as taxas sejam altas quando se tratam de soluções para negativados. Isso por causa do histórico de dívidas em aberto. No entanto, não quer dizer que taxas razoáveis não possam ser encontradas.

Nesse cenário, a precisão de planejamento se estende ao pagamento de parcelas, uma vez que se deve priorizar o pagamento correto todos os meses para evitar ainda mais problemas.

Por fim, se pode ver que embora exista o financiamento para negativados, é uma opção que exige muita cautela como qualquer outra. Além disso, para escolher com maior segurança, observe se atende suas necessidades e preferências. Afinal, hoje em dia, cada vez mais soluções personalizadas estão disponíveis.


Anúncios

Anúncios