Anúncios

Anúncios

empréstimo para negativados
Fonte: freepik

No momento em que uma pessoa está inadimplente, ou seja, com o CPF irregular ou “nome sujo”, o acesso aos mais diversos serviços financeiros pode apresentar maiores dificuldades. No entanto, hoje em dia existem soluções diversas, inclusive empréstimo para negativados e cartões de crédito.

Anúncios

Certamente, é comum que alguém que está nessa situação, busque o empréstimo para organização financeira. No entanto, independente do objetivo, saiba que há empresas especializadas e diferentes instituições que oferecem essa solução.

Conforme a quantia, há chances de que as taxas incidentes sejam mais altas quando se compara com outras modalidades do mercado. A seguir, você poderá conhecer de uma forma mais ampla esse tipo de empréstimo e identificar se é uma opção viável.

Como conseguir um empréstimo para negativados?

Uma vez que, conforme citado, há empresas que oferecem empréstimo para negativados, o primeiro passo é pesquisar com cautela. Apesar dos custos normalmente serem altos, com uma busca cautelosa, há chances de encontrar uma oferta que se encaixe em seu perfil.

Um ponto crucial nesse cenário, é que cada local conta com políticas distintas, o que reforça ainda mais a precisão de procurar com cautela. Além disso, para obter o empréstimo para negativados, o tipo de público no qual você se enquadra também tem influência.

Por exemplo, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS podem ter uma maior facilidade na obtenção por causa da opção de empréstimo consignado. Essa é uma modalidade que tem como principal característica o desconto de modo direto em folha.

Saiba como consultar o seu CPF

Há diferentes formas de consultar o CPF e um deles é no aplicativo Serasa ou no site. Para isso, basta fazer um cadastro simples, com dados como e-mail, CPF, data de nascimento e criação de senha.

A partir desse ponto, é possível saber se está regular na Receita Federal, a situação do nome e o Serasa Score, que você verá a seguir. Além disso, na plataforma Serasa também conta com opções pagas, como a consulta de CNPJ e serviços opcionais.

Já para consultar informações no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), é preciso pagar uma taxa de cerca de R$ 9,90. Por mais que seja uma alternativa paga, a consulta dá direito a dados ricos em detalhes, como registros de inadimplência, dados que empresas associadas detém e devolução de cheques.

No entanto, a Boa Vista oferece consulta gratuita às informações do banco de dados do SPC por meio do site Consumidor Positivo, que também exige cadastro. Basta acessar a área que condiz a “Dívidas” para identificar pendências, assim como outros dados, por exemplo, protestos.

O score tem impacto na aprovação do empréstimo?

A relação do indivíduo com o meio financeiro sofre análise na solicitação de vários serviços e produtos da área. Um dos fatores de grande influência é o score, que representa justamente essa relação por meio de uma pontuação de 0 a 1.000 pontos.

As pessoas têm a pontuação de acordo com seus hábitos financeiros, por exemplo, pagamentos em dia, dívidas negativadas, entre outros pontos de grande importância.

No entanto, cada empresa conta com as próprias políticas de análise e não seria diferente ao se tratar do empréstimo para as pessoas que estão com o nome negativado. Sendo assim, é algo que pode influenciar, mas não é uma regra.

Quais são os principais cuidados ao buscar empréstimo para negativados?

empréstimo para negativados
Fonte: freepik

Caso tenha interesse em empréstimo para negativados, saiba que assim como em qualquer outra modalidade de crédito, é preciso ter cautela no processo. Afinal, golpes e demais situações de risco podem existir em muitos casos.

Em primeiro lugar, vale a observação que, uma vez que hoje em dia grande parte dos empréstimos possuem solicitação digital, é importante redobrar a atenção. Além disso, sempre a veracidade das plataformas e lembre-se de nunca pagar nenhum valor antecipado, essa prática é proibida.

Em segundo lugar, fique atento sempre às condições propostas. É comum que as parcelas e prazos para pagamentos tenham uma rigidez maior por causa do forte risco que esse tipo de linha de crédito representa para bancos e demais instituições financeiras.

No entanto, não se esqueça de pesquisar muito para encontrar a melhor opção possível para o seu caso. É algo que envolve também a análise do Custo Efetivo Total (CET), que abrange o valor completo a ser pago, inclusive as taxas.

Além desses pontos, tenha cuidado com todos os dados. Isso porque, em especial, quando está com o nome negativo, é crucial preencher tudo corretamente para que o banco ou instituição financeira responsável pelo empréstimo tenha um maior conhecimento de seu perfil e realize uma análise certa.

Por fim, sempre se prepare antes de solicitar para que tenha consciência de qual valor pode ser pago todos os meses referente às parcelas. Afinal, conforme informações anteriores, o empréstimo para negativados é uma opção que está disponível em várias instituições financeiras.