Anúncios

empréstimo consignado indevido
Fonte: Pexels

Grande é a surpresa de muitos aposentados e pensionistas ao verificarem em suas contas bancárias descontos referentes a empréstimos não contratados. 

No limite da preocupação e a busca por justiça, segundo dados divulgados pela AgênciaBrasil, de janeiro a setembro de 2021, cresceu em 91% o número de reclamações de beneficiários acerca de empréstimos consignados indevidos.

Dentre as múltiplas causas dos golpes acerca da contratação de créditos, o vazamento de dados consiste na mais relevante. O que nos mostra a importância de maiores informações sobre contratos de crédito não solicitados.

Sendo assim, no post de hoje você aprenderá o que é empréstimo consignado indevido e dicas eficazes para se proteger contra essa fraude. Vem com a gente!

Afinal, o que é empréstimo consignado indevido?

Atrativo pelas pequenas taxas de juros que oferece ao contratante, o empréstimo consignado consiste em uma opção de crédito pessoal. Nele, a cobrança se dá a partir do desconto automático no benefício do segurado.

No entanto, por vezes, instituições financeiras podem realizar as cobranças sem que os beneficiários tenham contratado a modalidade de crédito. Daí o nome: empréstimo consignado indevido.

O que fazer em caso de empréstimo consignado indevido?

Primeiramente, se o valor do benefício creditado não corresponder ao valor do seu benefício, não o utilize. 

Caso você use o dinheiro creditado de forma indevida, você estará se beneficiando de uma fraude. O que só diminuirá suas chances de correr atrás de seus direitos perante à justiça.

Lembre-se ainda que o valor a ser pago não é somente o que está creditado em conta. Afinal, o pagamento total do empréstimo refere-se a juros, taxas administrativas e atualizações monetárias, ou seja, um dinheiro de maior valor do que o emprestado.

Logo, o primeiro passo a tomar, ao se desconfiar que está sofrendo um empréstimo indevido, é ir até a instituição bancária em questão. Ali, no próprio caixa eletrônico é possível retirar os extratos bancários para investigar a movimentação de sua conta.

A partir dos extratos é crucial que o beneficiário esteja atento a:

  • Valor dos descontos efetuados;
  • Qual é a instituição de cobrança;
  • Se o empréstimo de fato foi debitado em conta ou se o mesmo nem ao menos foi creditado, embora o desconto esteja sendo efetuado.

Após a análise das movimentações da conta, pode ser que uma conversa com o gerente traga a solução do problema. Mas, há casos em que outros órgãos deverão ser acionados. 

Na certeza de que está sendo vítima de um golpe, o beneficiário pode ainda:

  • Fazer um boletim de ocorrência;
  • Buscar o PROCON de sua cidade;
  • Abrir uma ação judicial em busca de receber a repetição de indébito – o valor em dobro.

Como evitar a contratação de empréstimo consignado indevido: 3 dicas de prevenção!

É comum que muitos só percebam que estão sendo vítimas de empréstimos falsos depois da contratação ser efetivada. 

No entanto, melhor do que procurar alternativas para remediar o golpe é se prevenir para que as mesmas não aconteçam. Confira algumas de nossas dicas:

1. Analise seus extratos bancários

É essencial que você faça análises mensais de seus extratos bancários para a acompanhar melhor as suas movimentações financeiras. Afinal, é por meio delas

empréstimo consignado indevido
Fonte: Pexels

que você será capaz de ter maior controle financeiro sobre todo dinheiro que entra e sai de sua conta.

Aliás, sempre que for sacar o benefício, analise se o limite liberado para saque corresponde ao valor total recebido. E aqui o extrato bancário é o melhor documento para conferir os descontos incidentes, afinal, nele se encontram todas as taxas cobradas mês a mês.

2. Não compartilhe seus dados bancários

Estamos em uma Era Digital e a verdade é que nunca estivemos tão hiperconectados como hoje. Embora a internet tenha nos concedido facilidades no dia a dia, por outro lado é um solo fértil para o vazamento de dados pessoais.

Não à toa, segundo uma pesquisa da PSafe, de 2019 a 2020 o número de informações vazadas cresceu em cerca de 726% ao redor do mundo, com a prospecção de crescimentos para o ano de 2021.

E bem sabemos que de posse de credenciais vazadas, um criminoso pode cometer desde estelionato até a contratação de empréstimos bancários.

Nesse sentido, a proteção de suas informações pessoais é de grande importância, principalmente no virtual. Portanto, atente-se aos links clicados nas páginas da WEB, nas quais navega, e redobre os cuidados ao informar seus dados nos meios digitais.


3. Bloqueie o benefício contra empréstimos não solicitados

Uma ótima forma de evitar cobranças indevidas é a partir do bloqueio do benefício por meio do próprio site do INSS ou pelo 135. Assim, o beneficiário não sofrerá com possíveis empréstimos pré-aprovados sem o seu consentimento.

Em teoria, desde 2019 os benefícios vêm bloqueados, de modo que a liberação sempre é feita a partir do agendamento com o órgão competente. Apesar disso, os benefícios mais antigos e até mesmo aqueles em que o desbloqueio já tenha sido feito são propensos a empréstimos não solicitados. Por isso, o melhor mesmo é bloqueá-los.

Gostou do nosso conteúdo? Com essas dicas você se mantém livre de empréstimos consignados indevidos, protegendo assim a sua saúde financeira. 

Para mais dicas e conteúdos sobre empréstimos pessoais, não deixe de navegar pelas demais categorias de nosso site. Aqui você encontra postagens ricas e responsivas sobre o mundo das finanças. Não perca!