Anúncios

Anúncios

empréstimo falso
Fonte: Canva

Em tempos de crise econômica como a que estamos tendo de enfrentar, acaba sendo mais fácil aceitar qualquer tipo de proposta de empréstimo. Dessa forma acaba sendo igualmente mais fácil também acabar solicitando um empréstimo sem saber se a empresa é de fato confiável e se tem autorização para operar linhas de crédito. Para evitar tais ocorrências veja dicas para não cair no golpe do empréstimo falso. 

Anúncios

De acordo com dados do ReclameAqui, os registros de pessoas que caíram no golpe do empréstimo falso aumentaram quase duzentos por cento em 2019 em relação a 2017. Com a chegada da pandemia esse crescimento deve ser ainda maior visto que o número de pessoas em busca de linhas de crédito aumentou sistematicamente, o que abre brecha para que empresas mal-intencionadas ajam. 

Para que você evite cair no golpe do empréstimo falso, veja as dicas abaixo.

Dicas para não cair no golpe do empréstimo falso

Consulte a empresa credora 

Quem busca um empréstimo tem pressa e essa é a principal vantagem que essas empresas possuem. Quem vê uma oportunidade de empréstimo vantajosa ou atrativa busca imediatamente realizar a contratação com medo de perder a oportunidade. Poucos são os consumidores que se atentam quanto a empresa que está de fato cedendo o crédito e isso é fundamental para evitar golpes. 

Quão mais vantajoso parecer uma linha de crédito mais chances de se tratar de um golpe. Por isso, antes de fornecer seus dados e efetivamente contratar qualquer empréstimo consulte informações sobre a instituição e o que se fala sobre ela em sites como o próprio ReclameAqui. 

Boas instituições não aplicam golpes

Se você quer evitar cair em golpes a melhor maneira é buscar instituições financeiras que apresentam boa reputação no mercado e que seguem todas as determinações do Banco Central para a concessão de crédito e isso nem sempre vai resultar em uma menor taxa. Mas vai com toda certeza resultar em segurança. 

Instituições que possuem uma boa reputação no mercado não aplicariam um golpe colocando dessa forma tudo a perder. 

Você pode igualmente utilizar o ReclameAqui para verificar boas instituições do ponto de vista do cliente. 

Dicas para não cair no golpe do empréstimo falso: não realize depósitos para empréstimos

Uma marca forte de golpes do empréstimo falso é a solicitação de depósitos supostamente necessários para que o empréstimo possa ser liberado. Isso não é uma prática adotada por instituições sérias. Nenhuma instituição séria solicita depósitos ou mesmo transferências antecipadas para que seja possível concluir o processo de liberação do empréstimo do cliente. Desconfie se isso ocorrer.

Mesmo que a instituição possa parecer confiável não realize a transferência. 

Não pague parcelas em nome de pessoas físicas

Essa é uma dica importantíssima caso eventualmente você já tenha realizado o empréstimo. Não aceite realizar o pagamento das parcelas em nome de pessoas físicas. Isso futuramente pode trazer dores de cabeça. Por isso, o pagamento das parcelas do empréstimo que você solicitou devem ser pagas em nome da instituição que cedeu o crédito. 

Se não for em nome da instituição exatamente, como você a conhece, pode ser no nome cadastrado em seu CNPJ, ou no nome do banco associado a qual ela pertence. Nunca, em hipótese alguma em nome de uma pessoa física pague as parcelas do empréstimo.

empréstimo falso
Fonte: Canva

A empresa está localizada no endereço informado? 

A empresa informa um endereço físico para o cliente? Se sim, verifique se ela está de fato instalada no local informado. Caso não esteja esqueça completamente a possibilidade de realizar a contratação do empréstimo com a mesma uma vez que não há transparência nas informações fornecidas. 

Igualmente desconfie se eventualmente a empresa não fornecer um endereço físico para cliente. Mesmo fintechs, instituições majoritariamente marcadas pelo uso da tecnologia, possui instalações físicas as quais realizam suas atividades, mesmo que não realizem atendimento ao cliente ali. 

Pesquisa de satisfação 

Há clientes satisfeitos da empresa que você está pensando em solicitar o empréstimo? Uma rápida pesquisa de satisfação sobre os serviços oferecidos pela credora ajuda a determinar se o empréstimo pode ou não ser solicitado junto a mesma. 

Os clientes não têm porque mentirem em relação ao atendimento recebido e a qualidade do serviço prestado, sendo dessa forma uma excelente métrica de avaliação. 

Contratando um empréstimo com segurança 

Para contratar um empréstimo sem sair de casa com segurança, uma opção é utilizar o Serasa eCred. Na plataforma você encontra opções de empréstimo disponíveis especialmente para o seu perfil em instituições confiáveis as quais pode de fato contratar o empréstimo que você precisa. 

O Serasa eCred consiste em uma plataforma para comparação de empréstimos disponíveis para o seu perfil. É uma ferramenta do Serasa Consumidor e auxilia sobretudo para a comparação das melhores opções dentre alternativas de instituições confiáveis que você pode solicitar. 

A partir do site você escolhe a melhor linha de crédito de acordo com a sua necessidade no momento e com base na parcela que cabe no seu bolso.