Anúncios

Anúncios

antecipação de recebíveis
Fonte: Canva

Caso você possua uma empresa e esteja necessitando de recursos para fazer o caixa girar, precisa conhecer a antecipação de recebíveis. Por meio da antecipação é possível honrar com os compromissos que a empresa tem e pode ser uma boa alternativa para você. Mas deve ter seu uso feito com planejamento e conhecimento, do contrário pode trazer mais dor de cabeça.  

Anúncios

Realizar a antecipação de recebíveis consiste em uma possibilidade de crédito muito usual no país e muito utilizada por empreendedores de todos os ramos. Imagine poder receber de maneira antecipada o saldo de suas vendas que foram realizadas? Pode ser uma excelente alternativa, sobretudo se você está sem recursos para cumprir com alguns compromissos da empresa.

Para que antecipar os recebíveis não se torne uma dor de cabeça a longo prazo para o empreendedor, é preciso solicitá-la com planejamento. Do contrário, a antecipação pode trazer mais problemas do que soluções e pode comprometer ainda mais o orçamento da empresa.

Vamos entender melhor no que consiste e como você pode fazer? Vem comigo.

Antecipação de recebíveis: entendendo o seu conceito

A antecipação de recebíveis é, e nada mais é do que a possibilidade de receber hoje o saldo a prazo das vendas realizadas. Por exemplo, ao invés de ter de esperar, você pode já ter em mãos o valor de suas vendas realizadas a prazo. É uma modalidade de crédito muito comum nas instituições financeiras e muito procurada por empreendedores dos mais diferentes segmentos.

Vamos a um exemplo prático. Imagine que um determinado cliente resolveu fazer uma compra, mas na hora de pagar pelo produto ou serviço, ele parcelou em dez vezes. Ao invés de esperar pelo pagamento das parcelas, ao realizar a antecipação de recebíveis se recebe o valor da compra de uma única vez.

A instituição financeira assume no lugar da empresa o risco pelo não pagamento do comprador. Pela operação há uma taxa que pode variar de um a três por cento a depender da instituição na qual a operação foi realizada.

Antecipar os recebíveis pode ser uma boa opção para manter o caixa em fluxo normal e a empresa funcionando. Mas para que efetivamente ajude na gestão do negócio, deve ter sua solicitação feita apenas após avaliação e planejamento financeiro.

antecipação de recebíveis
Fonte: Canva

Como antecipar os seus recebíveis? 

Certamente para você que necessita de recursos para manter a empresa deve estar se perguntando como realizar a antecipação. Ela é comumente solicitada de maneira simples e prática, sendo de fato uma modalidade de crédito destinada a auxiliar empreendedor.

Anúncios

Para fazer a solicitação para antecipar os recebíveis você pode procurar uma instituição que a realize. O Mercado Pago assim como o PagBank que se destacam no serviço e o oferecem de automatizada para os interessados que são clientes da instituição.

Não tem segredo quanto a solicitação. Analise adequadamente a taxa de juros para ter certeza que vale a pena e que não é uma taxa elevada demais.

Em seguida, após pesquisar as melhores instituições no que diz respeito a taxa de juros você deve entrar em contato com a instituição e de fato solicitar a antecipação.

A solicitação terá efetivação através da assinatura de um contrato entre as partes.

Quais as vantagens de realizar a antecipação?

Até aqui você já viu o que é a antecipação de recebíveis e como pode contratá-la facilmente. Vamos ver agora quais as principais vantagens de recorrer a essa linha de crédito.

Vale ressaltar que a antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que possui custos para quem o contrata e não deve ser visto como uma operação simplesmente feita para antecipar o que se tem para receber.

Uma das vantagens mais interessantes da antecipação é as baixas taxas de juros. Como é uma antecipação de uma venda realizada, os riscos de inadimplência são pequenos. Consequentemente isso se reflete na taxa que o empreendedor pagará ao solicitar a linha de crédito.

As taxas de juros cobradas pela antecipação de recebíveis é mais atrativa que a taxa do cheque especial e do cartão de crédito no rotativo, por exemplo.

Quando solicitar antecipação de recebíveis? 

A antecipação de recebíveis deve acabar sendo considerada sempre que a empresa demandar de algo de maneira urgente. Como, por exemplo, reparos para a sua manutenção, fluxo de caixa, ou para o pagamento de mão de obra.

Essa linha de crédito somente deve ser considerada para situações realmente importantes. Lembre-se que há custos para a sua solicitação. O empreendedor também pode acabar solicitando a antecipação de recebíveis sempre que precisar realizar o pagamento antecipado de seus fornecedores, por exemplo.

Diante de um bom planejamento estratégico e financeiro a antecipação de recebíveis será capaz de resolver o problema sem comprometer o bom andamento do seu fluxo de caixa. Do contrário é provável que a antecipação traga mais problemas do que efetivamente resolva. Isso porque é preciso que você lembre que os recursos recebidos agora não estarão disponíveis no prazo anteriormente previsto.