Antecipação da restituição IR 2021: Saiba como funciona – OMES

Anúncios

antecipação da restituição IR
Fonte: freepik

Se sabe que no início do ano, o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma das principais obrigatoriedades que as pessoas precisam atender. Algumas pessoas possuem direito à restituição e é importante saber que não precisam esperar, devido a antecipação da restituição IR por parte dos bancos.

No entanto, antes de abordar a antecipação, é crucial ter conhecimento do processo de restituição em si. Por essa razão, a seguir compreenda de forma mais clara esse fator e posteriormente, sobre como ter acesso antes à antecipação.

Entenda a restituição do IR

De um modo direto, a restituição é uma quantia a que diversas pessoas possuem direito depois da declaração do IR. Não é algo que ocorre de forma imediata. Quando ocorre a identificação de que teve o recolhimento de mais impostos do que o correto, há devolução.


Anúncios

Por essa razão, a quantia que cada pessoa recebe pode divergir de modo significativo. Por exemplo, quem pode agrupar muitos descontos devido aos dependentes, gastos com educação, entre outras deduções, podem contar com uma maior dedução em relação a outros casos.

Sendo assim, quando se trata do pagamento da restituição, é algo feito em lotes por mês. Em 2021, no período de maio a setembro, com o total de 5 lotes, a Receita Federal iniciará o acerto dos valores para quem tem direito.

Além disso, vale citar que o período da declaração também tem impacto no pagamento. Desse modo, quanto antes o contribuinte enviar, mais cedo a restituição será paga. Mais precisamente, é algo que significa que fará parte dos primeiros lotes.


Anúncios

No entanto, há algumas pessoas e condições que determinam um grupo prioritário. Tal grupo é composto por pessoas com deficiências e enfermidades graves e idosos. Após o pagamento aos contribuintes deste grupo que se enquadram no direito de serem restituídos, as outras pessoas recebem em lotes.

Como funciona a antecipação?

antecipação da restituição IR
Fonte: freepik

A antecipação da restituição IR 2021, basicamente, consiste em uma linha de crédito na mesma quantia. O funcionamento é o mesmo, ou seja, ocorre de um modo geral, a restituição do IR corresponde a um empréstimo e o funcionamento é semelhante. Sendo assim, ocorre a concessão do valor por parte do banco e ao receber a restituição da Receita Federal, você paga o empréstimo, porém, com juros. Enquanto isso, uma taxa mensal deve ser paga.

De acordo com uma pesquisa do CNN Business que teve como base os cinco principais bancos do Brasil, as taxas de juros na antecipação da restituição IR variam entre 1,43% e 1,79% ao mês.


Anúncios

Há possibilidade de antecipar até 100% da quantia em algumas instituições. Por causa da pandemia de covid-19, os clientes podem recorrer aos canais digitais para fazerem as solicitações.

Na Caixa, por exemplo, a antecipação tem submissão à aprovação e o crédito tem limite de 75% do valor da restituição do IR. Já no Banco do Brasil e no Bradesco, você pode antecipar até 100%.

Em qualquer local há condições a terem atendimento, como limite de contratação, necessidade de ser correntista, as taxas incidentes, entre outros pontos que exigem atenção.


Anúncios

Além disso, ao buscar por essa opção, é fundamental que o contribuinte tenha certeza que a declaração do IR esteja com as informações corretas. Afinal, caso ocorra de cair na malha fina, grandes prejuízos surgirão.

Para uma melhor compreensão, vale citar que a malha fina condiz com a retenção da declaração por causa de erros ou informações desencontradas. Por exemplo, omissões e quantias incorretas. Para checar onde o erro está, basta entrar no extrato da declaração e observar as pendências.

Você deve antecipar a restituição do IR?

Observe que, assim como em qualquer linha de crédito, é preciso verificar com cuidado a solicitação. Afinal, a solicitação sem uma razão clara ou com uso indevido pode causar grandes prejuízos.


Anúncios

Dessa maneira, ao considerar fatores como o Custo Efetivo Total (CET), em especial, no que diz respeito às taxas de juros cobradas, pode ser uma opção mais viável em casos de pagamento de dívidas.

Por um lado, para algumas pessoas, mesmo ao pensar os juros, pode ser uma alternativa interessante. Tudo dependerá da finalidade da solicitação do empréstimo, suas condições e responsabilidade no uso.

Além disso, para quem está em busca de empréstimos, vale a pena ter um conhecimento mais amplo sobre as opções do mercado. Assim, será possível identificar se há um meio mais vantajoso do que a antecipação da restituição do IR.


Anúncios

Já para quem não vai recorrer à antecipação, mas deseja evitar a presença no último lote, é importante não deixar para o último dia. O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda é de 1° de março até 30 de abril.

De qualquer forma, é importante prezar pelo planejamento e organização, em especial, quando prejuízos podem ser evitados. Agora que você já sabe sobre a antecipação da restituição do Imposto de Renda, aproveite para compartilhar o conteúdo.

Anúncios