Anúncios

Anúncios

trader e investidor
Fonte: freepik

O mercado financeiro é muito abrangente, até mesmo nos modos de operação de investimentos. Uma vez que podem apresentar características muito distintas, questões como a diferença entre trader e investidor podem surgir e gerar certo estranhamento, em especial, para quem é novo neste meio. 

Anúncios

De qualquer forma, é de grande importância conhecer diferentes conceitos a respeito das formas de atuação e produtos. Afinal, seja você iniciante ou não, o conhecimento é decisivo para alcançar novas oportunidades. Veja nos tópicos a seguir quais são as diferenças entre investir e o trading.

As principais distinções entre trader e investidor

Nesse contexto, quando se fala de investidores, a atividade está voltada para o direcionamento do dinheiro em algo que dê retorno em curto, médio ou a longo prazo de acordo com o seu perfil. Tal perfil pode ser conservador, moderado ou agressivo, de acordo com a tolerância ao grau de risco. 

Por esse motivo, o alinhamento de fatores como a segurança do capital, qualidade dos ativos, liquidez, que corresponde a possibilidade de resgate do dinheiro, entre outros, é de tamanha relevância para os investidores. É um cenário realmente diferente quando se fala dos traders, uma vez que as oscilações nos preços fazem grande diferença, assim como o volume das negociações.

De fato, o trader é um tipo de investidor, porém, sua forma de atuação é distinta. Isso porque faz diferentes operações em um período curto. Mais precisamente, em grande parte dos casos, ocorre a aquisição de um ativo e em questão de minutos, poucas horas ou semanas, há a venda. Quando as operações ocorrem em curtíssimo prazo, trata-se de Day Trade, já as que duram um dia ou semanas, se classificam como Swing Trade.

Para reforçar o quanto essa forma de atuação é distinta de outros investidores, há ainda transações com duração de semanas ou mais, como o position trader. Nessa situação, uma série de verificações e dados são reunidos para trabalho e devido a inviabilidade de concretização ágil, o processo demora mais. Por outro lado, há também a movimentação de volumes significativos de ações, com variações pequenas com operações em segundos. Nesse caso, chama-se de high frequency trading.

Sendo assim, ao comparar com investir, necessariamente, o ponto chave para diferenciar é a agilidade. Isso porque, todo o processo que diz respeito ao trader conta não apenas com esse aspecto, como também com a análise do mercado.

Quais são os diferentes perfis de traders?

Além dos pontos acima, o trader pode ter relação com o mercado corporativo ou ser autônomo.  No primeiro caso, pode ser broker ou executor, sales trader ou institucional. O broker não assume nenhuma decisão de investimento, apenas aplica ordens de traders em relação às operações.  

Já o sales trader, conta com um papel mais ativo, uma vez que mediam as operações. Além de efetivarem as ordens dos clientes, também oferecem estratégias. O terceiro caso, o trader institucional, condiz com o indivíduo que tem vínculo com entidades no geral, por exemplo, as financeiras. Nesse caso, é preciso atuar de acordo com o local em que se trabalha, ou seja, representa.

Por fim, quando se trata do trader autônomo, há chances de ser ou não alguém que atua de modo profissional. Por isso, um de seus aspectos de maior destaque, é que as operações são feitas a partir de meios pessoais, o que abrange também as estratégias.

Dicas gerais para traders e investidores

trader e investidor
Fonte: freepik

Apesar das diferenças na essência da atuação entre o trader e o investidor, existem alguns aspectos gerais que podem contribuir com resultados mais satisfatórios para ambos. Naturalmente, cabe a cada um adaptar cada ponto de acordo com sua realidade. 

Tais pontos são: a busca por conhecimento, definição de estratégia e gestão de risco. Em primeiro lugar, independente das operações que se visa, é indispensável conhecer o próprio perfil como trader ou investidor, assim como o mercado.

Tanto o trader quanto o investidor contam com suas ferramentas para analisar o mercado, estratégias, recursos mais viáveis para explorar, entre outros pontos. Sendo assim, é crucial que uma estratégia seja traçada de acordo com os objetivos e preferências de cada um. 

Hoje em dia, há possibilidade de encontrar plataformas com diversos recursos e suporte tanto para traders quanto para investidores de vários perfis. Além disso, é preciso ter uma consciência clara de seu desempenho em cada meio e das tendências, para que sempre que for necessário, fazer o possível para amenizar prejuízos.

Sendo assim, se pode perceber que apesar dos modos de atuação distintos entre o trader e investidor, ambos devem ter cautela, uma vez que não há somente um caminho a ser explorado.

E você, já conhecia essas distinções? Não deixe de compartilhar o conteúdo para que outros possam saber mais sobre esses diferentes perfis no mundo dos investimentos.