Anúncios

Anúncios

serasa e spc
Fonte: Serasa/SPC

Quando se trata de órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC, é comum que os consumidores tenham receio e uma série de dúvidas. Afinal, são cruciais no mercado financeiro, em especial, na concessão de serviços e produtos.

Anúncios

Se informar a respeito é indispensável para que os consumidores tenham um maior controle da vida financeira. Saiba mais sobre esses órgãos de proteção ao crédito a seguir.

As principais características do Serasa e SPC

O Serasa reúne dados de indivíduos que apresentam dívidas com instituições financeiras. O banco de informações surgiu em 1968 a partir da Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) em parceria com a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp).

Já o banco de informações do SPC é composto pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), ou seja, a fonte de dados é distinta em relação ao Serasa. Sua atuação tem direcionamento para a concentração das informações do comércio do território brasileiro.

No entanto, de um modo geral, a premissa é a mesma e esse sistema permite o acesso a informação confiável, e fornece assim facilidades para a realização de negócios. Por exemplo, na análise de risco do perfil de certo cliente que deseja contratar um empréstimo.

Nesse cenário, é importante abordar também que é muito comum que dúvidas a respeito de quantos dias levam para a negativação nos órgãos de proteção ao crédito. No entanto, o Código de Defesa do Consumidor não apresenta um prazo mínimo para a inclusão. Ainda assim, na prática é comum que as empresas levem de 15, 30 ou até 60 dias.

Além disso, também é comum tentativas de negociação com os devedores. No momento em que ocorre a indicação da dívida, é usual que um aviso chegue ao consumidor de que o nome terá adição ao banco de dados de inadimplentes em certo prazo caso o pagamento não ocorra.

Serasa e SPC, qual é a diferença e importância?

Com o tópico acima, foi possível conhecer ambos e pode-se perceber o papel crucial que possuem para a centralização de informações. Consequentemente, é algo que contribui para decisões mais seguras e claras entre empresas e consumidores.

Já no que diz respeito à formação dos bancos de dados, enquanto o Serasa agrupa suas informações a partir de dívidas com ligação às instituições financeiras, o SPC reúne os dados comerciais.

Há ainda uma grande diferença entre Serasa e SPC em relação ao modo de consulta ao CPF. Embora tenha um tópico especificamente para este tema, é válido adiantar que o processo do Serasa pode ser feito de forma completa no meio digital. Isso pode representar maior comodidade para os consumidores.

Vale citar também que o sistema de score do Serasa tem grande impacto no mercado. Isso por que se trata de uma representação do comportamento do consumidor e consequentemente, a confiabilidade. Por outro lado, há também o Cadastro Positivo, em que os dados de pagamentos feitos ou em progresso constam e nesse caso, a operação ocorre pelo SPC. Inclusive, leva em consideração os pagamentos dos 12 últimos meses do Score e por isso, pode potencializar a pontuação.

Como consultar seu nome no Serasa e SPC?

serasa e spc
Fonte: freepik

Ao consultar o seu CPF, você pode checar se o seu nome está negativado ou se existem dívidas. Conforme citado, os modos de consulta entre Serasa e SPC são distintos. No caso do Serasa, o processo pode ser feito tanto pelo site quanto pelo aplicativo a partir de um cadastro prático.

Já no caso do SPC, para aqueles que desejam identificar a situação do cadastro no banco de dados, há necessidade do comparecimento até um balcão da Entidade Associada ao SPC Brasil. Para descobrir uma, basta acessar o site da empresa e direcionar-se para  a unidade com o seu CPF.

Além de solicitar uma consulta, você pode comprar créditos para que a consulta do CPF seja feita no SPC Net. Cabe a cada cliente identificar qual processo é mais viável para seu caso.

Onde buscar cartão de crédito para negativados?

Ao estar negativado, uma maior dificuldade pode ser encontrada para solicitação de serviços de crédito, como na solicitação de um cartão. No entanto, hoje em dia é possível encontrar soluções que podem atender esse tipo de necessidade.

Para quem busca um cartão de crédito para negativado, os cartões pré-pago podem ser uma alternativa, porém, há opções como o cartão de crédito consignado do BMG que podem proporcionar ainda mais benefícios.

Isso porque além de não contar com a consulta ao Serasa e SPC, não tem cobrança de manutenção e anuidade. Ainda mais, apresenta taxas baixas de juros, com limite de até 5% do benefício.

Além disso, é um cartão de crédito com direcionamento para pensionistas do INSS, servidores públicos e aposentados. Saiba que o processo de solicitação é simples e pode ser feito na plataforma do banco. A partir de recursos como esses, você pode seguir com sua vida financeira enquanto regulariza seu nome.

Com as informações apresentadas ao longo do texto, se pode perceber que o Serasa e SPC apresentam a mesma proposta, com apenas algumas diferenças. Sendo assim, cabe aos consumidores identificar os métodos de análise de crédito e consulta mais compatíveis com suas necessidades e preferências para utilizá-los com maior tranquilidade e cuidar da vida financeira.