Anúncios

Anúncios

peter lynch
Fonte: Google

Peter Lynch é conhecido como um dos maiores investidores de sucesso. Com isso, é importante saber que reúne lições cruciais para quem deseja ter resultados cada vez mais satisfatórios no mercado de ações.

Anúncios

Conforme será visto ao longo do texto, é um adepto das estratégias que visam o longo prazo e estudos, não só das oportunidades, como dos números que cada investimento abrange. No entanto, também deixa claro que os cenários não contam apenas com pontos positivos e é preciso ter atenção. Saiba mais sobre o investidor e suas lições a seguir.

Conheça Peter Lynch

De um modo geral, Peter Lynch é considerado como um dos grandes investidores ao longo da história e mais precisamente, se trata de uma grande referência de gestor de fundos nos Estados Unidos. O fundo que foi gerenciado por Lynch entre 1977 e 1990 recebe o nome de Fidelity Magellan Fund e a rentabilidade média obtida foi de 29,2% ao ano.

Por mais que sua aposentadoria tenha ocorrido nos anos 90, ainda manteve conexão com seu cargo por meio da Fidelity Management & Research Co. Isso ocorreu por meio da vice-presidência da empresa, da área de consultorias.

O profissional nasceu em Massachusetts e se formou em história, psicologia e filosofia, tendo também mestrado em Administração de Empresas. Além disso, desde 1990, além da atuação na vice-presidência da empresa citada, também contou com grande dedicação à filantropia. Estima-se a doação de aproximadamente US$ 80 milhões para causas diversas, desde a área de pesquisas médicas até cultura e educação.

Sobre o livro “O jeito Peter Lynch de investir”

O livro “O jeito Peter Lynch de investir: As estratégias vencedoras de quem transformou Wall Street” conta mais de 1 milhão de vendas no mundo e é um de seus principais trabalhos. Ao longo do conteúdo escrito com John Rothchild, é possível encontrar uma série de recomendações atemporais no que diz respeito ao mercado de ações. 

Além disso, é interessante citar que um ponto capaz de afastar as pessoas deste tema, com destaque para livros, são os termos complexos capazes de tornar a leitura massante. No entanto, de um modo geral não é algo presente na obra, que teve seu lançamento em 1989.

Então, o leitor pode encontrar aspectos sobre os investimentos de Peter Lynch, tanto antes, quanto durante e após a escolha de uma forma mais leve do que a que geralmente se espera.

Basicamente, se pode dizer que o livro divide-se em diferentes partes, seguindo uma linha de progresso nos investimentos. Tanto que, a primeira parte abrange aspectos cruciais para a preparação dos investidores, como a análise das ações e pontos cruciais sobre as empresas.

Ao longo do livro também há as principais recomendações sobre o que evitar e considerar ao se tratar das organizações. Em certo momento, o leitor se depara com fatores que constituem uma perspectiva de longo prazo e porque essa estratégia é importante para os investidores. 

As principais lições de Peter Lynch

peter lynch
Fonte: Pexels

Sem dúvidas, com as informações acima, se pode ter uma perspectiva mais clara da razão para Peter Lynch ser considerado um grande nome no meio dos investimentos. Com isso, há diferentes lições do investidor, captadas de seu livro e atuação no geral. Entre elas, se destacam as seguintes:

Conheça o investimento

Uma frase crucial e comum no meio financeiro originou-se dele, “invista no que você conhece”. Um dos pontos de grande destaque quando se trata deste grande investidor, é a valorização dos estudos dos investimentos. Ao detectar certa oportunidade, é indispensável averiguar com cautela a corporação para ter uma perspectiva clara se trata-se de um investimento com potencial.

Na mesma linha, indica uma análise fundamentalista para a qualificação das empresas. Sendo assim, recomenda que uma aplicação nunca seja feita sem buscas rigorosas, o que envolve até mesmo a governança das corporações.

Aposte em small caps

Você já ouviu falar em small caps? São empresas que, no geral, possuem uma capitalização no mercado. Apesar de comumente pagarem menos dividendos, possuem uma tendência maior no que diz respeito ao potencial de crescimento.

O ex-gestor de fundos considera essas ações como investimentos positivos justamente por causa da perspectiva de crescimento no geral. Para isso, é essencial procurar por ações de empresas que contem com uma administração positiva, assim como resultados sólidos, independe de serem novas e/ou de pequeno porte.

Tenha cautela com a diversificação

Por mais que a diversificação seja uma das principais recomendações quando se trata de investimentos, é preciso analisar esse ponto com cuidado. Isso porque, para Lynch, o desequilíbrio nesse sentido pode prejudicar os investidores na hora das pesquisas e monitoramento dos papéis.

Apesar de contar com uma carteira diversificada, a ideia transmitida é justamente que as aplicações mantidas sejam as essenciais. Dessa forma, uma relação mais saudável e estratégica poderá ser estabelecida com os investimentos.

Visão de longo prazo

Além dos pontos citados, o investidor também visa a longo prazo, sendo essa uma das lições que também ganha destaque. Nesse caso, uma das questões mais trabalhadas é a mentalidade de longo prazo, ou seja, uma estratégia que, de fato, considere esse tipo de visão.

Isso porque ao focar mais tempo e dinheiro com previsões e priorização de atitudes de curto prazo, uma rentabilidade maior pode ser comprometida. Afinal, conforme o próprio nome diz, se trata de algo a longo prazo e o mercado apresenta variações.

Essa lição se alinha com as outras de forma que mostra que Peter Lynch valoriza escolhas consistentes, o que abrange muita pesquisa em uma carteira que seja coerente com os objetivos, proporções e demais fatores.