Anúncios

Pix parcelado
Fonte: Freepik

Que não existe satisfação maior do que a facilidade de pagar suas compras em menos de 10 segundos, disso já sabemos. Mas e se agora você pudesse pagar suas compras instantaneamente e parcelá-las em até 24x? 

Pix garantido, ou se preferir, Pix parcelado consiste em uma inovação do Banco Central dos métodos de pagamento. A modalidade está disponível em várias plataformas de fintechs e até instituições bancárias e a tendência é que a novidade se espalhe cada vez mais.

Isso porque o público que mais tem aderido à solução são os jovens, que viram uma oportunidade de parcelar suas compras sem precisarem de um cartão de crédito. Entenda mais a seguir!

Pix parcelado: o que é?

Com mais de 1 ano de Pix, a solução certamente foi uma das maiores inovações do setor de pagamentos. A agilidade e responsividade em suas contratação fez com que diferentes gerações adotassem o método de pagamento e hoje não há quem desconheça a expressão: “aceita um Pix?”.

A efetividade do Pix foi um fator preponderante para que esta solução viralizasse dentro e fora das contas digitais e do Internet Banking das instituições bancárias. Afinal, o queridinho dos brasileiros ganhou espaço nas redes sociais virando até meme entre os jovens descolados.

Pix parcelado
Fonte: Freepik

E quem disse que o que é bom não poderia tornar-se melhor? Com a versão do Pix parcelado, proposta pelo BC, os jovens já estão utilizando o método de pagamento como uma alternativa aos cartões de crédito.

Recusando às altas taxas dos cartões de créditos e os temidos juros rotativos, os jovens têm utilizado o Pix parcelado e se beneficiado do seu grande atrativo – até 24 parcelas descontadas em débito automático.

Por outro lado, espera-se que pessoas mais velhas ainda utilizem o cartão de crédito como sua primeira opção de método de pagamento. Isso porque, embora as altas taxas incidentes, a solução de crédito ainda é uma das mais seguras.

Desvendado como funciona o Pix parcelado

A ideia é que ao pagar com o Pix parcelado, todos os meses o valor das parcelas seja descontado diretamente da conta do pagador. Sendo assim, se vai de Pix parcelado, lembre-se de deixar aquela graninha em conta, viu?

E como prediz o nome – Pix garantido – os recebedores terão o dinheiro total em suas contas à vista enquanto os pagadores precisam arcar com as taxas de juros. Logo, vale dizer que, embora possam parcelar, os usuários desta modalidade de pagamento são responsáveis pelos juros, que possam surgir.

Mas, e se eu não tiver dinheiro?

Beleza, agora que você já entendeu como funciona o Pix garantido, talvez esteja se perguntando: mas, e se eu não tiver dinheiro no dia de pagamento da parcela? Calma, jovem pagador de boleto, para tudo há uma solução.

O Pix garantido prevê um processo de intermediação. Portanto, a fintech ou grande banco pelo qual o serviço foi realizado pagará a parcela. E você? Bem, você passa a dever para a instituição financeira em questão.

Por isso, é extremamente importante que você se organize financeiramente antes de sair fazendo um Pix para geral. Ainda mais, se estamos falando do Pix parcelado. Afinal, mediante a inadimplência, você terá que arcar com taxas incidentes sobre atraso.

Outro ponto importante, fez um Pix parcelado? Fique sabendo que você não poderá cancelá-lo. Sendo assim, antes de fazê-lo vale a pergunta: preciso mesmo fazer este Pix? Esta é a melhor solução de pagamento para arcar com o valor desta cobrança?

Fique atento às taxas de juros

A verdade é que o Pix garantido ainda não está regulamentado pelo Banco Central. No entanto, o mesmo já autorizou as instituições financeiras à implementação.

Como dissemos, algumas instituições financeiras já aderiram o Pix garantido, que já está disponível para os seus clientes. Dentre elas: Santander, Mercado Pago e PicPay. Contudo, muitas instituições possuem suas regras e normas próprias ao que diz respeito à prática do Pix parcelado.

Sendo assim, antes da contratação deste serviço, leia cada cláusula do contrato, ali você encontrará informações precisas sobre critérios e juros. Não vai sair concordando com os termos, sem ter lido nada, viu?

Aliás, talvez o uso do Pix garantido seja melhor para casos em que não se tem um cartão de crédito para uso. Isso porque hoje já existem cartões livres de anuidade com bons limites de crédito. Nesse sentido, para compras que permitem o parcelamento sem juros, talvez os cartões de crédito sejam ainda a melhor opção.

Se chegou até aqui, então não deixe de compartilhar esta publicação com seus amigos nas redes sociais. Aliás, conte pra gente aqui nos comentários: você já usou o Pix parcelado? Se sim, o que achou desta modalidade de pagamento?