Anúncios

parcelar ou pagar à vista o IPTU 2022
Fonte: Pexels

Sabemos que ele vai chegar e não tem para onde correr. Há quem espere por ele e, por mais que se planeje, o seu pagamento é sempre dolorido.

O bolso está vazio em janeiro e você não sabe o que fazer com a conta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que já deu as caras na sua caixinha de correio, não é mesmo? Calma, nós te entendemos!

No entanto, para não repetir o erro de inúmeros brasileiros que no calor do momento pagam o tributo sem maiores informações sobre o mesmo, se ligue no post que trouxemos hoje para você. Afinal, vale a pena parcelar ou pagar à vista o IPTU 2022?

Afinal, qual é a melhor opção de pagamento do imposto?

Se você acompanha as nossas publicações, sabe que o planejamento financeiro é muito importante, sobretudo quando o assunto é pagamento de tributos.

E o planejamento se torna ainda mais crucial quando entramos em janeiro, uma vez que as dívidas de dezembro caem em peso e novos gastos se aproximam. Dentre eles, a forma de pagamento do IPTU é sempre uma grande questão na cabeça dos brasileiros. Seria melhor pagar o tributo à vista ou parcelado?

A resposta: depende. Na hora de escolher o método de pagamento do IPTU é preciso levar em consideração o seu momento e saúde financeira atual. Você está cheio de dívidas? Conseguiu manter as contas no azul? Ou já está aplicando seu dinheiro em investimentos?

Se está cheio de dívidas, embora o parcelamento do IPTU se configure como mais uma dívida, ainda assim pode ser a melhor opção para que você consiga cumprir as suas obrigações tributárias.

Agora, se as contas estão no azul, aqui temos duas opções. Se você possui uma reserva de emergência, agora é o momento de acioná-la e aproveitar para fazer o pagamento à vista do tributo.

No entanto, se está em equilíbrio financeiro, mas esqueceu da cobrança do imposto e não tem um fundo para tirar o valor equivalente ao débito, portanto, a melhor opção é o parcelamento.

parcelar ou pagar à vista o IPTU 2022
Fonte: Pexels

Mas se você já é um investidor e possui uma reserva financeira, o pagamento do IPTU à vista é a melhor opção para você. Afinal, por este método de pagamento é possível angariar um bom desconto em cima do valor final, que embora varie de município para município, pode atingir a média de 4%.

Em todos os casos, vale analisar se o desconto dado no pagamento à vista é maior em rentabilidade do que o valor resultante do período de parcelamento.

Como se preparar para o pagamento do IPTU?

Por mais sedutores que sejam os descontos capazes de impelir o pagamento à vista do IPTU é essencial entender que outras contas e dívidas se somam ao tributo em janeiro, como por exemplo: IPVA, licenciamento, material e matrícula escolar etc.

Logo, de nada adianta evitar o parcelamento da dívida se você não estiver apto a pagar as demais contas mensais. É por isso que uma reserva de emergência é tão importante. Com ela é possível se prevenir em momentos de adversidades financeiras como essa.

Aliás, uma coisa é certa, caso você esteja sofrendo para pagar o seu IPTU 2022 é porque certamente não andou se planejando financeiramente. Sendo assim, para não sofrer no ano que vem, comece a planejar ainda hoje o pagamento do IPTU de 2023.

Sendo assim, com o valor de total de seu IPTU em mãos, divida-o por 12 (total de meses) e voilá, aí está o valor que deverá ser poupado mês a mês para ter a quantia no início do ano de 2023.

E onde deixar o seu dinheiro? Na poupança? Claro que não! Já sabemos que existem investimentos melhores e o ideal mesmo é aplicar o dinheiro no Tesouro Direto. Aliás, um Título com rentabilidade anual não vai mal.

Pronto! Agora você sabe qual é a melhor opção entre parcelar ou pagar à vista o IPTU 2022 para a sua situação financeira. Se gostou da publicação de hoje, então não esqueça de compartilhá-la nas redes sociais. Assim, auxiliamos o maior número de pessoas possíveis na hora do pagamento do tão aguardado Imposto Predial e Territorial Urbano.

Além disso, não deixe de conferir os novos artigos lançados aqui no site e assim aproveitar as melhores dicas de finanças em um único e mesmo lugar.