Anúncios

o que é pib
Fonte: Freepik

Em época de eleição, como esta que estamos vivendo, é comum ouvirmos discussões sobre o PIB.  Mas, afinal, o que é o PIB?

Provavelmente, você já ouviu dizer que o PIB é uma sigla para Produto Interno Bruto, certo? Mas ele não se reduz a um nome! Afinal, ele certamente é a medida estatística mais importante quando o assunto é economia.

Isso porque o PIB representa o estado de saúde de uma determinada economia. Em outras palavras, quando se quer saber o estado atual de uma economia de um país é preciso olhar para o Produto Interno Bruto que ele representa.

Podemos dizer assim que o PIB é a medida da saúde, mas também do tamanho de uma economia mensurada em um determinado espaço temporal. Em geral, esta avaliação é feita trimestralmente ou anualmente.

Um pouco mais sobre a sigla

O PIB se constitui então do valor total de Mercado dos produtos, serviços e bens produzidos dentro de uma economia de um país em um período de tempo. Vale dizer que PIB é diferente do Produto Nacional Bruto (PNB), afinal, àquele indefere se o capital é nacional ou estrangeiro.

Mas, por que bruto? Isso se deve ao fato de que ao se calcular o PIB o grande objetivo é entender o valor total a preço de Mercado dos produtos, bens ou serviços.

Como o PIB é calculado?

Há diversas formas de se calcular o PIB. Assim, a forma mais empregada pelos economistas estatísticos consiste na ótica da despesa em que PIB = C+I+G+(X-M).

Vamos entender de perto cada uma das variáveis desta soma. O “C” diz respeito ao consumo privado das famílias. Já o “I” diz respeito ao investimento em ativos fixos.

O “G”, por sua vez, refere-se aos gastos do Governo Municipal, Estadual ou Federal. Além disso, o “X” é o referente ao valor total das exportações brasileiras e o “M” ao valor das importações.

Veja que a expressão é (X-M), também conhecida como exportações líquidas ou saldo da balança comercial. Deste modo, fica fácil compreender a importância do agronegócio em nossa economia. Afinal, este setor contribui para a manutenção superavitária do saldo da balança comercial.

Vale dizer que, embora seja a mais importante medida, o Produto Interno Bruto não é a melhor medida de desempenho da economia. Isso porque ele não mensura tudo, como: a prostituição e o tráfico de drogas.

Afinal, por que o PIB importa?

A verdade é que o ritmo do crescimento econômico afeta diretamente os negócios, assim como a geração de empregos e os investimentos. Outro fator que faz com que o PIB seja importante é que o entendimento da saúde da economia permite a tomada de decisão pelos economistas.

Além disso, o entendimento deste indicador possibilita a comparação da economia brasileira com as demais economias globais.

Vale dizer que a avaliação do Produto Interno Bruto, geralmente, se dá em termos percentuais. Em 2021, segundo o IBGE, o PIB foi de aproximadamente R$ 8,7 trilhões, com uma alta de 4,6%, levando sempre em consideração o preço de Mercado.

E qual é o aspecto importante do Mercado? A resposta: a inflação. Quando olhamos para o PIB, devemos sempre olhar para o PIB real.

Portanto, quando dizemos que o indicador aumentou em 4,6% estamos dizendo que este crescimento está alheio aos efeitos da inflação. E diga-se de passagem, bem sabemos que a inflação em 2021 sofreu uma alta.

Quando se observa um crescimento trimestral do PIB, diz-se que a economia está em estado de expansão. Agora, se dentre este período se observou a redução contínua deste indicador, então a economia está em estado de recessão.

o que é pib
Fonte: Freepik

Comparações nem sempre são válidas

O que muitos não sabem é que não devemos comparar um valor bruto do PIB de um país com o de outro. Isso se deve ao fato das dimensões e condições econômicas se diferirem, devido a diversas variáveis.

Assim, quando queremos comparar a economia de um determinado país com o de outro, utilizamos o PIB per capita, ou seja, o PIB de um determinado ano dividido pela população residente no meio do ano.

Além de ser uma ótima medida de comparação econômica interpaíses, o PIB per capita é uma ótima medida para compreender de perto o padrão de vida da população de um país.

No entanto, chamamos a atenção ao fato de que a melhor forma de comparar as economias entre países é a partir do PIB per capita real. Isso porque este indicador elimina o efeito da taxa de câmbio, inflação e do tamanho da população de cada país a ser comparado.

Prontinho! Chegamos ao fim de mais um post aqui no site OMES e agora você já está afiado sobre o que é o PIB, como o indicador funciona e como o mesmo pode ser mensurado. Se gostou do conteúdo, compartilhe com os amigos nas redes sociais e até a próxima.