Anúncios

Anúncios

números do cartão
Fonte: Canva

Você sabe o que significa os números do cartão? Para quem não costuma realizar compras on-line é muito provável que não. Esse é um detalhe que costuma passar despercebido até mesmo para os clientes mais atentos, não sendo uma informação que muitos usuários se preocupam em conhecer. Até quem costuma utilizar o cartão on-line para compras o associa apenas como maneira capaz de habilitar suas compras.

Anúncios

Mesmo que você não saiba exatamente para que serve os números do seu cartão, você já deve ter reparado que ele é cheio de números, não é mesmo? Já deve ter percebido que o cartão possui uma sequência de números, CVV e data de validade.

Aqui separei algumas informações do porquê esses dados são importantes e claro, como você pode garantir que eles estarão devidamente seguros quando utilizar o seu cartão.

Números do cartão: o que você precisa saber

Os cartões possuem normalmente de treze a até dezesseis números impressos. Apesar de que possa parecer números impressos aleatoriamente, estes números seguem uma ordem lógica que não apenas a eventualidade.

Antigamente grande parte das instituições traziam a impressão destes números na frente dos cartões. Mas algumas instituições tem optado por fazer a impressão de tais números no verso do mesmo. Igualmente algumas instituições apresentam relevo nos números impressos outras não.

Para reforçar que os cartões não contam com números impressos aleatoriamente, sempre que um novo cartão é emitido, o mesmo deve seguir as determinações da Organização Internacional de Padronização (ISO – International Organization for Standardization).

Além disso, o primeiro número impresso no cartão expressa o emissor do cartão. Por exemplo, o cartão Visa tem como número identificador o número quatro. Dessa forma, esse consiste no primeiro número dos cartões da respectiva bandeira.

Do segundo ao sexto número do cartão temos o Número de Identificação do Emissor (IIN) ou também o conhecido número de identificação bancária.

Data de validade 

Um número que também acaba sendo muito importante, mas que ao contrário da sequência impressa mencionada anteriormente é mais conhecida pelos usuários é a data de vencimento do cartão de crédito. Comumente vem impressa junto a sequência numérica sendo expressa pelo mês e pelo ano de vencimento.

Dessa forma, se o cartão vence em maio de 2027, virá impresso no mesmo da seguinte maneira 05/27. Este cartão poderá ser usado até o último dia do mês de maio do referido ano. Chegado a presente data o cliente deverá solicitar um novo cartão para que continue a usufruir de todos os benefícios atrelados ao mesmo.

Com o novo cartão, os números terão atualização e os seus dados estarão devidamente protegidos. Para evitar ficar temporariamente sem o cartão durante o prazo de emissão, envio e recebimento, o cliente pode solicitar um novo próximo à data de vencimento do seu atual cartão. Essa é uma possibilidade em grande parte das instituições financeiras hoje.

Código de segurança

O Código de Segurança, também conhecido ou mencionado como CVV, é muito conhecido sobretudo por quem realiza compras on-line, sendo elemento fundamental para autorizar as transações. Aliás, para garantir segurança, algumas instituições realizam a troca periódica do Código de Segurança do cartão virtual para trazer mais segurança.

O CVV vem de uma abreviação de Card Verification Value, literalmente Valor de Verificação do Cartão. Em algumas bandeiras recebe a abreviação CVV, para outras menciona-se por CVC.

De qualquer maneira, independente da forma como acaba nomeado a função consiste na mesma, habilitar compras on-line. O Código de Segurança tem para as compras on-line a mesma função que a senha tem para compras realizadas em estabelecimento físicos.

O principal objetivo do código é garantir que a compra on-line está sendo realizada pelo titular do cartão que o tem em mãos para a consulta do código. A troca periódica em cartões virtuais segue a mesma premissa e visa trazer mais segurança.

números do cartão
Fonte: Canva

O que fazer para ter mais segurança com os dados do seu cartão?

Para que você proteja os números do seu cartão algumas dicas podem acabar sendo adotadas e fazem toda a diferença. Uma delas é quanto a consumidores de sites on-line. É fundamental que se verifique a autenticidade dos sites antes de realizar uma compra on-line.

O site que você está comprando é verdadeiro? Quais são os certificados de segurança atrelados a sua extensão? Compre apenas de sites que você conhece e que ofereçam o devido atendimento ao cliente em caso de estorno ou eventuais inconsistências.

Evite sempre clicar em links recebidos por e-mail ou de desconhecidos. Além de possivelmente acabar direcionado para uma página falsa, você pode até mesmo estar permitindo a entrada de vírus ou outros agentes danosos no seu smartphone, ou computador. Sempre que for realizar compras on-line busque você mesmo pelas lojas que desejar.

Outra dica de segurança é utilizar em compras on-line o cartão virtual visto que é fácil descartá-lo logo após a compra.