Anúncios

nasdaq
Fonte: Nasdaq

Quando se fala em investimentos, um dos grandes destaques é a bolsa de valores, onde ocorrem negociações financeiras que abrangem ações, commodities, investimentos cambiais, entre outras opções. Nesse cenário, está a NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotation), uma das principais bolsas de valores norte-americanas.

A seguir, você verá que há uma grande inclinação na listagem de empresas de tecnologia, assim como outros aspectos que tornam o papel dessa bolsa de valores notável.

Quais são as principais características da NASDAQ?

Em primeiro lugar, é importante saber que a NASDAQ é especialista em listar ações do setor de tecnologia, com destaque para as corporações de computação, biotecnologia, eletrônica, entre outras.


Anúncios

A sede da NASDAQ fica em Nova York, em um edifício na Times Square, porém, vale dar ênfase à questão de que todas as negociações ocorrem online. Em 1971 ocorreu a primeira sessão de negociações, com mais de 2.500 ações.

Um outro ponto que se destaca em relação a essa bolsa de valores é o volume de negociações. Isso porque o volume é superior às outras ao redor do mundo. Esse destaque pode ter uma compreensão mais clara ao considerar que mais de 3.800 empresas a integram, com uma listagem que ultrapassa 7.000.

Qual é a diferença da NASDAQ para a NYSE?

De acordo com informações anteriores, a NASDAQ é uma das principais bolsas de valores norte-americanas. No entanto, além dessa opção, há a NYSE (The New York Stock Exchange), classificada como a maior bolsa de valores do planeta.


Anúncios

Um fato interessante é que, apesar de ter praticamente o dobro da quantia da capitalização, a NYSE tem um volume inferior de operações por dia. Isso ocorre por diferentes motivos, sendo um deles, a listagem maior da NASDAQ.

Além desses pontos, vale citar que a criação desta bolsa ocorreu em 1792, sendo a mais antiga dos EUA. Dessa forma, conta também em sua lista com grandes empresas que possuem muito tempo de mercado, por exemplo, a Coca-Cola. De qualquer forma, as duas apresentam uma atuação expressiva e empresas em suas respectivas listagens que têm reconhecimento em um nível global.

Conheça os índices da bolsa de valores NASDAQ

Os índices são cruciais para o cálculo do desempenho da bolsa de valores. Por isso, é crucial ter conhecimento a respeito, pois a partir da compreensão e acompanhamento, os investidores podem tomar decisões melhores. No caso da NASDAQ, são três principais, o NASDAQ Biotechnology, NASDAQ 100 e NASDAQ Composite.


Anúncios

No que diz respeito a NASDAQ Biotechnology, é o segundo mais recente entre os três e conta com o cálculo de desempenho de empresas que entram na categoria farmacêutica ou de biotecnologia.

Já em relação ao NASDAQ 100, trata-se de um índice que abrange 100 das corporações de maior destaque não financeiras que fazem parte da listagem dessa bolsa. Vale dar ênfase à questão de que abrange as que apresentam um crescimento mais expressivo nas principais áreas, integram esse índice empresas como a Amazon, Apple e a Microsoft.

Por fim, no caso do terceiro índice citado, o NASDAQ Composite, pode-se dizer que é o mais amplo. Isso porque o cálculo de desempenho tem como direcionamento corporações estrangeiras e norte-americanas. Além disso, é a opção mais recente e reúne mais de 5 mil empresas.


Anúncios

Descubra como investir nessa bolsa de valores

nasdaq
Fonte: freepik

Certamente, ao identificar algumas das possibilidades presentes na NASDAQ, dúvidas sobre como investir são comuns. E, é importante saber que de forma direta não é possível, porém, há alguns meios que permitem aplicar nas grandes empresas que compõem essa bolsa de valores.

Uma das alternativas é adquirir cotas de ETFs (Exchange Traded Funds), que condiz aos fundos que possuem como referência um determinado índice da bolsa. O objetivo é alcançar a replicação dos resultados e por isso sua composição precisa seguir a do índice, inclusive, nas mesmas proporções.

No que diz respeito aos ETFs que replicam índices estrangeiros, estão o ETF IVVB11 e o SPXl11. As principais distinções entre ambos possuem ligação com a taxa de administração, porém, os dois têm como referência o S&P500, o Standard & Poor’s 500, que conta com as 500 ações com maior volume de negociações e as mais representativas da NASDAQ e da NYSE.


Anúncios

Por isso, é importante se atentar a cada ponto antes de investir. Nesse caso, uma das principais vantagens é a diversificação de carteira, que é uma grande dica para quem investe.

Um outro caminho que pode ser traçado é a busca por uma corretora americana que aceite estrangeiros, como a Avenue, Stake e Passfolio. Sem dúvidas, é fundamental pesquisar com cautela, inclusive se a empresa tem autorização da Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) e da Autoridade Regulatória da Indústria Financeira (FINRA).

De acordo com cada corretora é essencial avaliar também os documentos necessários e taxas aplicadas. Não deixe de conferir a viabilidade das transações do seu banco para a conta na corretora. Dessa forma, será possível encontrar uma solução viável e segura para investir na NASDAQ.


Anúncios

Anúncios