Anúncios

moedas mais valorizadas do mundo
Fonte: Central Bank of Kuwait

Depois de muito tempo de escambo, as transações financeiras passaram a ser feitas por moedas mercadoria. Chá, gado e tabaco eram utilizados como moedas de troca até o surgimento das moedas como conhecemos hoje na região da Lídia.

Não demorou muito para que países do mundo todo adotassem o meio de troca, imprimindo suas próprias particularidades e valores. Hoje, são cerca de 182 moedas oficializadas, umas com alto valor de compra e outras valendo menos que nada. 

Assim sendo, preparamos um top 6 das moedas mais valorizadas do mundo para que você conheça de pertinho a cotação de cada uma delas. Confira-as a seguir!

1. Dinar do Kuwait

Kuwait consiste em um pequeno país do Oriente Médio que fica entre o Iraque e Arábia Saudita. Embora pequeno em extensão, o país tem sob o domínio a moeda mais valorizada do mundo de acordo com o dólar.

A sua moeda – Dinar do Kuawait – entrou em vigor quando passou a substituir a Rúpia do Golfo Pérsico. Vale dizer que a maior parte dos países do Oriente Médio recebem a nomenclatura de Dinar. Vide o Dinar da Jordânia, Dinar do Iraque, Dinar Líbio etc.

O alto valor de compra da moeda se justifica pela sua ação no mercado de petróleo. Afinal, cerca de 80% da receita governamental vem da extração e importação petrolífera.

Para os curiosos de plantão 1 dinar kuwaitiano equivale a 17,32 reais. Quanto ao dólar, a cotação da moeda KWD corresponde a 3,30 dólares americanos.

2. Dinar do Bahrein

Localizado no golfo pérsico, Bahrein consiste em um país bem pequeno, mas retém a segunda moeda mais valorizada do mundo. Aliás, o alto valor monetário se deve e muito a produção de petróleo da ilha.

Dinar do Bahrein foi a moeda consolidada em substituição a Rúpia do Golfo Pérsico, moeda esta que deixou de circular nos anos 60. Vale dizer que a moeda de Bahrein possui uma taxa de câmbio fixada pelo governo em comparação ao dólar.

Nesse sentido, 1 Dinar bareinita sempre valerá 2,65 dólares. E na cotação atual, para os brasileiros adquirem 1 BHD teriam que desembolsar 13,94 reais.

3. Rial de Omã

No extremo leste do oriente, Omã ocupa a posição privilegiada da entrada do golfo da Pérsia. Sua economia está fundamentada, majoritariamente, na exportação de gás natural e petróleo, o que influencia na elevação do PIB do país.

Em relação à moeda, o Rial de Omã (OMR) passou a vigorar em 1963, quando o dinheiro substituiu o Saidi Rial. Embora o nome da moeda em muito lembre a moeda brasileira – o real – no valor, nossa moeda fiat deixa a desejar.

Afinal, 1 rial omanense equivale a 2,60 dólares americanos. E para você brasileiro comprar 1 OMR precisará de nada mais nada menos do que 13,56 reais.

4. Dinar da Jordânia

A Jordânia consiste em uma região árabe rica em cultura. Mas não só de paisagens paradisíacas e templos milenares se constitui esse país do Oriente Médio. Afinal, a região concentra uma das moedas mais valiosas do mundo – o Dinar jordaniano.

Diferente dos países fronteiriços, a Jordânia não é rica em petróleo. No entanto, o fato da moeda estar atrelada ao dólar ajudou e muito em sua valorização. E por isso, a sua moeda está em nosso top 6 das moedas mais valorizadas do mundo.

Para se ter uma noção, um Dinar jordaniano é capaz de comprar 1,41 dólar ou ainda 7,41 reais.

5. Libra Esterlina

moedas mais valorizadas do mundo
Fonte: Bank of england

É, pelo visto, não é só a Rainha Elizabeth II que se valoriza com o tempo. Afinal, a Libra Esterlina performa como uma das moedas mais valiosas do mundo.

Emitida pelo Banco da Inglaterra, a moeda da terra da Rainha já foi adotada juntamente com moedas locais por diversos países conquistados pela coroa inglesa. Além de valiosa, a Libra Esterlina consiste em uma das moedas mais antigas do mundo, sendo adotada desde 1489.

Em relação ao dólar a cotação da GBP está em 1,36 dólar americano. Agora, você brasileiro que está com malas prontas para o Reino Unido fique esperto que para cada Libra Esterlina terá que desembolsar 7,13 reais.

6. Dólar das Ilhas Cayman

Rica em belas praias de águas cristalinas, as Ilhas Cayman são destino dos sonhos de muitos. E rica também em moeda! Isso porque o dólar local vale mais do que o dólar americano propriamente dito.

Utilizada pela primeira vez em solo Cayman em 1972, a moeda local viria a substituir o dólar jamaicano. Zona franca, as Ilhas Cayman são livres de tributo fiscal, atraindo muitos investidores e, consequentemente, valorizando a sua moeda.

Aliás, 1 dólar das Ilhas Cayman tem por equivalente 1, 20 dólar americano. Já quando se trata da moeda brasileira, se segura aí, porque é preciso de 6,28 reais para a compra de 1 KYD. Muita grana não acha?

Fechamos mais um post com muitas curiosidades. Se ficou impressionado com as moedas mais valorizadas do mundo, então não pode deixar de conferir o nosso post sobre curiosidades sobre o dinheiro. Até a próxima!