Depois de mais de 20 anos, a Mesbla volta ao mercado com a atuação em um marketplace. A plataforma, já apresenta mais de 250 mil produtos, que vão desde lavadoras até itens de cama, mesa e banho.
O retorno da loja de departamentos contou com anúncio nas redes sociais e carrega o slogan “uma nova história para toda a vida”. E hoje, naturalmente, a marca se apresenta a um cenário totalmente distinto ao comparar com os anos 90, quando entrou em falência.
As distinções abrangem desde as ações de marketing até o modo de atuação. Afinal, é preciso se adequar às mudanças que ocorrem ao longo do tempo. Com isso, a empresa já conta com presença em redes sociais como o Instagram e o Facebook. Saiba mais sobre como a Mesbla volta ao mercado neste ano e o que ocorreu nos anos 90.
Os principais aspectos da volta da Mesbla
O anúncio do retorno ao mercado ocorreu no início de maio, depois de 23 anos da falência da marca. Com isso, a Mesbla volta ao mercado esse ano a partir da aquisição do nome e identidade visual da empresa. O investimento condiz a cerca de R$500 mil, por parte dos irmãos e sócios Ricardo Viana e Marcel Jeronimo.
Eles são filhos de ex-funcionários da empresa. E, de acordo com informações da CNN Brasil, Viana destaca dois motivos para o retorno. Um deles diz respeito à afetividade, já o segundo, ao cenário próspero para o e-commerce no Brasil.
Isso porque, Alfeu Viana, seu pai, trabalhou mais de 60 anos na empresa. Além disso, foi na loja em que trabalhava que conheceu a mãe deles, Adeilza Viana. Já a respeito do cenário do e-commerce no Brasil, para se ter ideia do quão promissor este cenário é, se pode citar a pesquisa da E-commerce Brasil e Mundi Map, que apontou que só em 2021, essa modalidade de negócios correspondeu a 58% das vendas de lojistas.
Sobre a atuação da Mesbla
Em 1912, a Mesbla deu início às suas atividades como filial de uma empresa francesa. No entanto, no ano de 1999, decretou falência. Naturalmente, para que uma empresa chegue a esse ponto, diferentes fatores podem surgir.
Entre eles, na trajetória da Mesbla, se pode citar o armazenamento de mercadorias de forma excessiva no início dos anos 90. Isso ocorreu pelo receio do país se direcionar para hiperinflação.
Desse modo, depois de alguns anos, em especial, após a aplicação do Plano Real no ano de 1994, maiores prejuízos foram enfrentados. Então, ocorreram muitas demissões e fechamento de lojas em prol do contorno da situação.
Ocorreu até mesmo a tentativa de fundir a Mesbla com outra empresa. Em 1997, o dono de outra rede antiga, as Lojas Mappin, adquiriu 51% das ações. Todavia, com a magnitude das dívidas, apesar dos esforços, ocorreu o decreto de falência.
Aliás, a empresa contou com a abertura de capital na BVRJ (Bolsa de Valores do Rio de Janeiro) em 1968. Todavia, em 2000, por falta de atualização do registro, as negociações foram finalizadas.
No entanto, agora o funcionamento da empresa vem de forma diferente. Não haverá um estoque próprio. Afinal, por ser um marketplace, um dos principais tipos de e-commerce, o estoque é responsabilidade dos vendedores.
A Mesbla volta ao mercado com marketplace, saiba mais sobre a plataforma
Segundo dados acima, a proposta da marca é a atuação no meio digital. Para isso, será possível encontrar cerca de 250 mil tipos de itens, com divisão de mais de 200 categorias. Ao acessar a plataforma, já é possível encontrar uma grande variedade no marketplace da empresa. Entre as categorias dos produtos, estão:
- Lavadoras;
- Brinquedos e jogos;
- Móveis;
- Eletrônicos;
- Beleza e perfumaria;
- Informática;
- Cama, mesa e banho;
- Quadros e Papéis de parede.
Para quem opta pelo cartão de crédito nas compras online, a opção de parcelamento em até 12 vezes sem juros pode ser interessante. Dessa forma, os clientes possuem maior poder na hora de selecionar o número de parcelas e como consequência, no planejamento financeiro. No entanto, as compras via boleto também estão disponíveis.
Além disso, é possível criar a conta no site da Mesbla para acompanhar devidamente os pedidos ou fazer uma wishlist, ou seja, uma lista com os itens que deseja.
Já em relação ao suporte, existem diferentes meios. Na própria plataforma há um botão que indica a opção de ajuda, onde os usuários podem preencher com o nome, e-mail, mensagem e anexos, caso seja necessário. Todavia, é possível entrar em contato com o [email protected] ou no Whatsapp por meio do botão que também está presente no site.
Você já tinha ouvido falar da Mesbla? Compartilhe o conteúdo com quem pode ter interesse. Além da plataforma do marketplace, saiba que a empresa também pode ser acompanhada em redes sociais como o Facebook e o Instagram.