mercado de franquias
Fonte: pixabay

Que o brasileiro possui espírito empreendedor por natureza, isso não temos dúvidas! Isso é tão nítido que mesmo diante de uma crise financeira em escala global, tem se reinventado e assumido outros métodos para adquirir renda, contudo, no mercado comercial não é nada fácil empreender e agregar espaço a sua marca.

Dessa forma, isso poderá exigir de você anos de dedicação e investimentos para que, por fim, consiga alcançar o público alvo e consolidar a marca.

Embora, essa pareça uma tarefa árdua para alguns, vários empreendedores já traçaram esse caminho, hoje, com sua marca presente em vários setores do comércio nacional e até internacional, gozam do privilégio e lucros arrecadados com elas.

Contudo, não significa dizer que você não possa empreender se aproveitando dessa liquidez e imagem da marca, tudo isso a há baixo custo e com lucrativo.

Assim, se ler essa introdução aguçou a sua curiosidade, se prepare para descobrir as vantagens que nosso blog irá elencar sobre as maiores franquias do país. Quer descobrir mais? Fica com a gente…

Sobre o modelo empresarial das franquias

Utilizadas com frequência por empreendedores visionários, as franquias, são um modelo empresarial que ganhou fama ainda na década de 50, no exterior, adotadas pelo mercado comercial brasileiro, são uma opção para quem deseja investir em um negócio ou marca, contudo, não quer gastar muito; seja dinheiro ou tempo, para conquistar o reconhecimento do mercado consumidor.

Desse modo, à baixo custo, o empreendedor (franqueado) poderá deter uma marca; comercializada, já solidificada no mercado consumidor e com imagem ampla, para obtenção de lucro e renda, desde que atenda as exigências impostas pelo criador ou desenvolvedor (franqueador) da ideia, marca ou mesmo projeto.   

Quais as características do franqueado e franqueador:

mercado de franquias
Fonte: pixabay

Apesar de já enaltecer anteriormente a ideia, o franqueador é a figura da PJ que detém os direitos de origem sobre a marca, ideia ou projeto, ele é quem poderá determinar como aquele empreendimento poderá atuar e, ainda, quais as diretrizes de comercialização.

Já o franqueado, é a PJ ou PF (pessoa física ou jurídica), é quem poderá deter o USO da marca, ideia, projeto ou produto, criado pelo franqueador, em seu nome para obter lucro dentro do comércio consumidor gozando dos benefícios dela.


Ser Franqueado possui alguma vantagem?

Já adiantamos isso em nosso tópico anterior, contudo, vale esclarecer: o Franqueado goza do valor agregado a marca, ideia ou produto comercializado, isso ocorre pelo baixo custo e retorno mediato dessa.

A marca comercializada já possui valor interno no comercio consumidor, você não precisará investir em marketing, por exemplo, para chamar a atenção do cliente, basta estampar a marca em seu estabelecimento que o retorno será breve.

Outra vantagem presente é o sucesso do produto, o consumidor já sabe e conhece as qualidades, assim, confia e retorna ao estabelecimento comercial por hábito, sem qualquer esforço.

Quais as marcas e franqueados mais conhecidos no Brasil?

A relação é extensa, contudo, iremos listar algumas opções para te ajudar nessa nova empreitada, veja a seguir:

Para o setor de alimentos:

  • A opção é a Casa do Pão de Queijo

Todos nós amamos um pão quentinho e saboroso, agora, imagine aquele delicioso pão de queijo com autenticidade mineira, em qualquer lugar e sem ter que viajar para comê-lo!  Por isso a opção é a Casa do Pão de Queijo, uma das franquias mais prestigiadas do Brasil.

Além disso, possui, da ABF, o selo de Excelência, o segredo para o sucesso está presente no baixo custo, operacionalidade simples e com produtos de qualidade.

Para investir em franquia dessas você vai precisar de aproximadamente R$ 190 mil

  • Se for comida oriental, vai de China in Box

A empresa é considerada uma das maiores da América Latina, sua essência é a entrega delivery, entregue em caixinhas de papelão, a comida chinesa agrega ao produto autenticidade para a marca.

Hoje em dia a China in Box tem mais unidade em Shopping Center, contudo, possível a modalidade loja de rua.

Para adquirir uma franquia o investimento inicial pode checar a cerca de R$ 635 mil.

Para o setor de línguas:

  • Se for falar outra língua, faça na CNA

Com mais de 4 décadas de credibilidade e experiência no ensino do idioma inglês e espanhol, o CNA é uma das gigantes no setor de Franchise Store; reconhecida pela ABF, que lhe concedeu o selo de excelência na categoria.

O baixo custo no investimento, a partir de R$ 137 mil, justifica o lucro sobre a marca.

  • Se quer falar bem outro idioma, faça Fisk

Não diferente de sua concorrente, a Fisk, é uma gigante do setor, com um currículo invejável pelo número de unidade em funcionamento no mundo, que alcança a marca de mais de 1.000 unidades, é uma das marcas de maior retorno.

Para conquistar o acesso a uma franquia da Fisk, você terá que investir o valor de pelo menos R$ 83.500.

Gostou? Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais. Por fim, analise uma das opções de franquias e bons negócios.