Anúncios

Anúncios

investir em games
Fonte: freepik

Você já imaginou como investir em games pode ser promissor? Só no último ano, esse setor movimentou mais de US$160 bilhões e segue em um ritmo notável. Aliás, de acordo com o E-Investidor, as organizações de videogame integram a lista de empresas que contaram com resultados positivos mesmo em meio a pandemia de Covid-19.

Anúncios

Um grande exemplo é a declaração de Nicolo Laurent, o CEO da Riot Games, em que aponta o alto número de contratação e o crescimento da empresa no período. Uma perspectiva positiva existe em diferentes pontos dessa indústria, inclusive, conforme será possível perceber, a variedade é um fator de destaque. A seguir, saiba mais sobre empresas do setor, como investir, entre outras informações.

Por dentro da variedade ao investir em games

Certamente, é crucial para todo investidor se informar a respeito do mercado. Quando se fala dessa indústria, há grande variedade neste meio, desde companhias de processadores gráficos, produtores até desenvolvedores de jogos e consoles. Abaixo, fique por dentro de alguns dos principais nomes:

Nintendo

A Nintendo surgiu em 1889 e até hoje tem uma posição notável neste meio. A empresa atua tanto como desenvolvedora quanto publicadora de jogos. Além disso, no segundo semestre de 2020, com o console híbrido Nintendo Switch e a venda de jogos digitais, elevou o lucro líquido em 541%, sendo 168% associados ao console.

Tencent 

Nos últimos anos a Tencent passou a ocupar um dos primeiros lugares entre as empresas de jogos on-line mais valiosas do mundo. Por isso, para quem quer investir em games, sem dúvidas, é um nome a ser conhecido. A empresa chinesa tem participação em outras grandes companhias do setor, como a Epic Games e a Riot Games.

Microsoft

Já em relação a Microsoft, sabe-se que é um nome sólido no mercado de tecnologia e a empresa está por trás da marca Xbox. Aliás, entre os próximos passos da empresa, se pode citar o desenvolvimento de um sistema de streaming voltado para games eletrônicos. Dessa forma, não há precisão de adquirir um console para jogar.

NVIDIA

A presença da NVIDIA é mais um indicador de como o cenário é diverso neste meio. Parte da lista está voltada para publicadoras e desenvolvedoras de jogos. Neste caso, trata-se de uma empresa sólida no meio tecnológico, fabricante de placas de vídeo, que são cruciais para o processamento.

Esses são apenas alguns exemplos de um mercado amplo e com crescimento constante. É fundamental ter cautela e buscar sempre opções que se adequem ao seu perfil de investidor.

Além disso, fundos de investimentos ETFs (Exchange Traded Funds) e BDRS são as principais formas de investir neste meio. No primeiro caso, tratam-se de fundos ligados a um índice de referência, em que as mesmas ações e com as mesmas proporções são empregadas para alcançar um resultado o mais semelhante possível. 

Já no segundo, tal sigla se refere a Brazilian Depositary Receipt e pode ter uma volatilidade superior em relação aos ETFs. Basicamente, trata-se de uma certificação de depósito, que possui tanto a emissão quanto a negociação no país. Este certificado representa ativos de organizações que integram bolsas de valores de outros locais. 

Em outras palavras, quando o investidor direciona seu dinheiro para o BDR, ao invés da compra direta da ação, há a aquisição de títulos que representam os papéis. No tópico seguinte, conheça exemplos de ambos os casos.

Exemplos para quem quer investir em games

investir em games
Fonte: freepik

Antes, investir parecia distante para muitas pessoas, em especial, em organizações do exterior. No entanto, com ênfase nessa forma de investimento, desde 2020, o cenário apresenta mudanças, como com uma maior acessibilidade de ETFs e, em especial, BDRs.

Um grande exemplo, é o lançamento do Banco do Brasil (BB) do fundo de ações que aplica predominantemente em BDRs de empresas de games. De acordo com Guilherme Rossi, que atua no setor de captação e investimentos da instituição, o propósito é se aproximar do público jovem, além de proporcionar maior diversidade. O profissional aponta também a abrangência desta área, que apresenta crescimento constante.

Soma-se a esse cenário dois lançamentos também interessantes. No último trimestre de 2020, a Warren anunciou um fundo em ativos (Warren Tech)  de companhias como a Epic Games e a Nintendo. Além disso, em abril deste ano, a XP Investimentos, lançou o fundo de investimentos Trend eSports, o ETF visa replicar é constituído por ativos de grandes empresas da área, como a Nintendo e a Electronic Arts (EA).

Desse modo, não apenas investir em games em relação a empresas estrangeiras, como em ativos de bolsas internacionais no geral, se torna mais prático. Afinal, não há precisão da abertura de conta em uma corretora estrangeira, entre outros processos que podem ser mais complexos. 

Por fim, se pode observar uma diversidade notável e naturalmente, para investir em games, é preciso ter muita cautela para a seleção de papéis que de fato sejam compatíveis com a carteira. Afinal, esse cuidado é crucial em qualquer tipo de aplicação. Além disso, é crucial recorrer a avaliações de profissionais e demais recursos para ter uma visão clara a respeito do potencial e dos resultados de cada ação.