Anúncios

Anúncios

investimentos no nubank
Fonte: freepik

As plataformas digitais financeiras estão cada vez mais ricas em relação a oferta de serviços e produtos. Nos últimos meses ocorreu o anúncio sobre a experiência de investimentos no Nubank, onde diretamente do aplicativo os clientes poderão usufruir de grande praticidade para suas aplicações.

Anúncios

Conforme será visto ao longo do conteúdo, é uma solução que contribui com que os clientes possam não apenas investir de uma forma prática, mas também com uma escolha mais segura. Veja mais detalhes a seguir.

O que são fundos de investimentos?

Acima de tudo, vale a pena ter consciência a respeito dos fundos de investimentos. Basicamente, os fundos de investimentos consistem em uma forma de investir coletivamente, em outras palavras, é a alternativa em que cada pessoa obtém sua cota. Por exemplo, em um fundo imobiliário, várias pessoas podem fazer aplicações, enquanto a administração dessas quantias fica sob responsabilidade de uma gestora. 

Desse modo, a gestora assume o poder de direcionar as quantias para produtos e títulos, que variam de acordo com o fundo imobiliário ou qualquer outro. Em relação ao rendimento, ocorre o repasse do lucro para os investidores. Naturalmente, a distinção em relação aos lucros condiz com o número de cotas que possui.

No que diz respeito aos principais fundos de investimentos, são os seguintes:

  • Renda fixa: grande parte do investimento é voltado para títulos de renda fixa, que se destacam pela baixa oscilação, por exemplo, títulos públicos;
  • Multimercado: conforme o próprio nome indica, conta com ativos de diferentes mercados que estão na lista, por exemplo, ações e renda fixa;
  • Ações: aplicações voltadas para os ativos de empresas que constam na listagem da bolsa de valores;
  • Imobiliários: têm direcionamento para o setor imobiliário, como empreendimentos e títulos;
  • Fundo cambial: tem como ativos de maior destaque moedas como o dólar.

Além desses pontos, é interessante observar sempre quais são as taxas dos fundos. Entre as principais, estão as taxas de administração e a de saída. A primeira, conforme o próprio nome aponta, diz respeito ao gerenciamento e a segunda, condiz com a cobrança no momento de resgate do dinheiro.

Vale dar ênfase ao fato de que esse cenário apresenta muitas variações. As taxas citadas não são obrigatórias, mas em caso de aplicação, divergem de acordo com o fundo, assim como outros fatores.

Quais são os fundos de investimentos no Nubank?

investimentos no nubank
Fonte: Nubank/Divulgação

As opções iniciais da fintech se enquadram como multimercado e em sua constituição, estão ações dos Estados Unidos e do Brasil, além de produtos em renda fixa, dólar e ouro. A princípio, os três fundos estão disponíveis para os clientes selecionados:

1. Nu Seleção Cautela

2. Nu Seleção Equilíbrio

3. Nu Seleção Potencial

Um dos principais pontos quando se trata de investimentos é a tolerância ao risco. Afinal, é de grande importância que cada investidor reconheça esse fator em seu perfil, sendo um dos critérios essenciais na hora de escolher os investimentos.

O risco é justamente o fator que distingue os fundos de investimentos do Nubank. Por mais que eles apresentem os mesmos ativos, o direcionamento das aplicações é distinto em cada um, o que se reflete no grau de risco.

No 1, o risco e a rentabilidade são menores, pois o direcionamento é predominantemente para a renda fixa. Já no número 3 é ao contrário, pois as aplicações são voltadas principalmente para as ações, que apresentam mais oscilações e um risco superior. No entanto, a rentabilidade pode ser maior. Já o Nu Seleção Equilíbrio, conforme o próprio nome indica, trata-se de um meio termo entre ambos.

Nesse cenário, é importante dar ênfase ao fato de que conforme outros lançamentos do Nubank, a fase de testes é crucial. Por isso, a liberação dessa alternativa ocorreu somente para poucas pessoas e, ao longo do tempo, cada vez mais clientes terão acesso.

Por fim, vale citar também os impostos que incidem no rendimento dos fundos: Imposto de Renda e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O rendimento tem cobrança de IOF apenas quando têm menos de 30 dias, já em relação ao IR, com até 180 dias, a porcentagem da cobrança é de 22,5% e superior a 721 dias, é de 15%.

Quais são as vantagens da novidade sobre investimentos no Nubank?

Quando se fala das vantagens, o primeiro ponto que merece atenção é o fato de que os clientes terão acesso a opção de investimentos no aplicativo de uma fintech que preza por transparência, segurança e simplicidade. Ainda mais, há possibilidade de investir a partir de R$1, o que pode fazer com que ainda mais pessoas entrem no meio de aplicações.

Além disso, conforme se pode observar no tópico anterior, os investimentos multimercado contam com riscos distintos. Por isso, diferentes perfis de clientes podem aproveitar essas opções.

Ainda mais, caso ainda existam dúvidas sobre o fundo mais compatível para aplicar o dinheiro, também é possível fazer um teste de perfil no aplicativo da fintech. Perguntas sobre riscos, experiência com investimentos, previsão de resgate, entre outras são realizadas para que você tenha um direcionamento mais preciso.

Sendo assim, se pode perceber que a partir da novidade de investimentos no Nubank, as soluções ficam ainda mais completas e simples para atender clientes com perfis distintos. Por mais que não esteja disponível para todos, vale a pena acompanhar as atualizações para conhecer essa opção assim que for liberada para um maior público e identificar se pode atender suas necessidades e preferências.