Anúncios

Anúncios

escolher uma corretora de valores
Fonte:Freepik

Diferentes aspectos do mercado de investimentos fazem cada vez mais parte da realidade de diversas pessoas. Com isso, contar com empresas de confiança para intermediar as operações é indispensável. Nesse cenário, como escolher uma corretora de valores é uma das principais questões enfrentadas.

Anúncios

Basicamente, as corretoras são instituições que visam essencialmente intermediar as transações dos mercados regulamentados de valores mobiliários. Quer um exemplo? É o caso da bolsa de valores.

Sendo assim, o investidor se depara com portfólios diversos, assim como em bancos que viabilizam aplicações. No entanto, em corretoras comumente as opções são mais abrangentes. Uma vez que o conteúdo tem foco nessas alternativas, você verá no decorrer do texto aspectos que podem contribuir com uma melhor escolha.

O que considerar ao escolher uma corretora de valores?

Sem dúvidas, é preciso fazer uma pesquisa cautelosa. Há uma série de corretoras para pesquisar e por esse motivo, é interessante colocar alguns filtros para chegar até bons resultados na busca. Para encontrar alternativas e seguir com a pesquisa, é possível ter algumas dessas ações:

  • Pedir recomendações de amigos, família e colegas;
  • Ver indicações de portais de informações confiáveis;
  • Checar a lista da plataforma do Tesouro Direto;
  • Checar a lista completa do site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Além disso, há diferentes aspectos que devem ser considerados, como taxas e tipos de produtos disponíveis. Veja a seguir quais são alguns dos conceitos que exigem atenção e podem garantir uma procura ainda mais clara para cada perfil de investidor

Taxas que você precisa conhecer para escolher uma corretora de valores

Em primeiro lugar, vale citar que a taxa de corretagem condiz com a cobrança pelas compras e vendas dos ativos. Em outras palavras, ocorre diante da atuação essencial da corretora, ou seja, para a intermediação das aplicações. É algo que pode variar, com chances de ser uma taxa referente ao todo ou algo fixo. Além disso, é algo que depende da quantia, investimento e em alguns casos pode haver isenção.

Assim como a anterior, a taxa de custódia tem grande importância quando se trata de como escolher uma corretora de valores. Nesse caso, se trata basicamente da cobrança, que pode ser mensal, da corretora para armazenar o dinheiro que os clientes transferem para elas. O mais vantajoso é que, hoje em dia, há muitas corretoras que não contam com esse tipo de taxa.

Já em relação a esse tipo de taxa, focando em TED, é a transferência da corretora para o banco. Nesse caso, corretoras que viraram bancos ou vice-versa podem contar com uma praticidade ainda maior, além da isenção desta taxa. Já outras, mesmo que não se enquadrem nessas integrações, também podem ter essa opção gratuita.

É indispensável sempre avaliar como as taxas possuem impacto no seu dinheiro, principalmente naquelas que possuem cobranças mensais. Por isso, todas as condições devem ser verificadas, além das que foram citadas, a abertura, manutenção de conta, entre outras, também podem exigir grande atenção.

Algumas das principais opções para escolher uma corretora de valores

Uma vez que o mercado tem grande variedade, vale a pena contar com uma pesquisa eficaz. No entanto, há alguns nomes que possuem destaque para atender perfis variados de investidores, tais como:

XP Investimentos

escolher uma corretora de valores
Fonte: XP Investimentos

Já nesse caso, a XP Investimentos está no mercado há mais de 19 anos, sendo uma grande referência. A empresa atua com um portfólio diverso, contando com transparência e proximidade de seus clientes. É o lugar ideal para diferentes investidores, sejam aqueles que buscam exposição internacional ou alternativas mais conservadoras.

No que diz respeito às taxas zeradas na XP, são as seguintes: Tesouro Direto, TED para retiradas, custódia de COE, bolsa e renda fixa, assim como abertura e manutenção de conta, entre outras. Há uma taxa operacional de 3,9% que incide na quantia da

 corretagem.

Modalmais

escolher uma corretora de valores
Fonte: modalmais

A modalmais também é um banco digital, em que você pode abrir sua conta gratuitamente e contar com uma diversidade notável, como ofertas públicas IPO/OPA, minicontratos BM&F, mercado de ações, renda fixa e Tesouro Direto.

Em relação a taxa de custódia e TED, não há custo. No que diz respeito a compra e venda de ações, BDR e ETF por ordem executada, é algo que depende, isso porque há opção de adquirir um pacote de R$199,00. Caso contrário, o valor é de R$1,99. Além disso, há corretagem com taxa zero para fundos imobiliários, minicontratos, Tesouro Direto, assim como a taxa para a manutenção de conta.

Nu Invest

escolher uma corretora de valores
Fonte: Nu Invest

Você já ouviu sobre a Nu Invest? O anúncio da aquisição da Easynvest por parte de uma das principais fintechs do mercado, a Nubank, indicou um grande passo da empresa no mercado de investimentos. Com a nomeação da corretora para a Nu Invest, a integração se mostrou ainda mais próxima, uma vez que a premissa é que, no futuro, um aplicativo una os recursos de ambos negócios.

Essa também é uma opção ideal para diferentes perfis de investidores, em especial, para quem quer começar e prioriza facilidades. Isso porque um dos principais pontos quando se fala do Nubank é justamente esse e com a integração crescente das plataformas, diversas facilidades podem ser encontradas. 

Há uma série de produtos e ações com taxa zero, por exemplo, abertura de conta, transferências e taxa de custódia. Em meio aos produtos com taxa zero, estão os Fundos de Índice (ETF), Tesouro Direto, fundos imobiliários, ações e COE (Certificado de Operações Estruturadas).

Vale ainda citar que, ao escolher uma corretora de valores com cautela, será possível contar com os melhores rendimentos, transparência e segurança. Além disso, de acordo com a sua seleção, conforme citado acima, haverá chance de isenção de diferentes tarifas e taxas. Sendo assim, vale a pena ter muito cuidado e se ater às dicas. 

Por fim, não se esqueça de saber do tipo de produto que necessita antes de abrir a sua conta, dessa forma, os resultados podem ser ainda melhores. O que achou do conteúdo? Conhece alguém que está em busca de uma corretora de valores? Aproveite para compartilhá-lo.