Anúncios

Anúncios

erros para evitar com cartão
Fonte: freepik

Sem dúvidas, há uma série de erros para evitar com cartão de crédito, em especial, pelos grandes prejuízos que podem ser obtidos pelo uso inadequado. No entanto, é possível ter uma vida financeira saudável com esse recurso, principalmente ao considerar todas as facilidades que podem estar presentes.

Anúncios

Uma vez que cada pessoa reúne suas particularidades financeiras, as ações citadas ao longo dos tópicos do conteúdo podem ser adaptadas de formas distintas. De qualquer maneira, possuem grande importância no aspecto financeiro e de proteção no geral. Confira.

Pagamentos em atraso

Certamente, se trata de um cenário difícil para as pessoas, mas é fato que pagamentos em atraso podem colocar os usuários dos cartões de crédito em situações ruins. Segundo dados do Banco Central (BC), o rotativo do cartão, em média, é de 316,6% ao ano. Aliás, é uma das maiores taxas da instituição.

Além disso, este pode parecer um erro muito comum de se falar. No entanto, também está presente no dia a dia de muitas pessoas. Por isso, vale a pena citá-lo, pois com os esforços certos, é possível evitar IOF, juros e multas.

Anuidade alta demais ou desnecessária

Em primeiro lugar, vale citar que, antes de contratar um cartão de crédito, todas as condições devem ter uma análise cautelosa. Sem dúvidas, é algo que envolve as taxas, inclusive, a de anuidade.

Se por um lado há opções sem anuidade, por outro, há taxas relativamente altas. De qualquer maneira, para quem paga anuidade e gosta realmente do cartão, pode valer a pena entrar em contato com a instituição financeira para chegar a um valor mais vantajoso ou até mesmo migrar para um pacote de serviços gratuito ou mais barato.

Empréstimo do cartão sem cautela

Em alguns casos, especialmente com gastos essenciais, é comum que exista ajuda financeira para amigos e parentes, o que envolve também o empréstimo do cartão de crédito. No entanto, é algo que merece atenção a partir do momento que é feito sem cuidado e com frequência.

Isso se deve ao fato de que os gastos de terceiros podem não ser cobertos e que outras pessoas podem comprometer o limite que você poderia precisar. Por esse motivo, é essencial ter sempre atenção nesses sentidos.

Negligência do extrato

Hoje em dia, muitas instituições contam com aplicativos intuitivos e que fornecem uma série de informações para os usuários. Não é diferente ao se tratar dos clientes de cartões de crédito. Nesse caso, é importante garantir um acompanhamento regular do seu extrato, isso porque a organização faz toda a diferença.

Ao fazer a consulta do seu extrato de forma frequente, será possível ter um controle maior em relação ao seu limite. Aliás, é um modo de compreender e prever mais claramente os seus gastos. Caso ocorra alguma operação inadequada ou estranha, também será possível identificar com maior rapidez e entrar em contato com o banco para resolver.

Quais são os erros para evitar com cartão de crédito em relação a segurança?

erros para evitar com cartão
Fonte: freepik

Certamente, há uma série de outros erros para evitar com cartão que merecem atenção por parte das pessoas e muitos deles estão ligados com a segurança. Por causa do potencial dessas ações para evitar grandes prejuízos, inclusive a perda de tempo para os clientes de cartões de crédito, vale a pena conferir alguns desses pontos.

Em primeiro lugar, uma atitude valiosa é redobrar a cautela com as compras virtuais. Então, busque não apenas lojas que tenham uma reputação positiva, como também aproveite a alternativa do cartão de crédito virtual.

No primeiro caso, é indicado analisar as recomendações, perfis das marcas em redes sociais e comentários e em sites como o Reclame Aqui. Observe também as informações que garantem que se trata de uma plataforma segura. Por outro lado, em relação ao cartão virtual, a segurança é potencializada pelo fato de que esse recurso compartilha do mesmo limite do físico, porém, conta com números distintos, inclusive, do CVV, que condiz com o código de segurança único.

Soma-se a esse cenário a necessidade de manter-se atualizado em relação aos mecanismos de segurança e principais golpes. Um dos pontos centrais, trata-se de não transmitir informações por contato telefônico e analisar sempre com cautela caso receba algum e-mail com ofertas surpreendentes ou que solicite dados pessoais.

Além das informações acima, vale citar que ter muitos cartões de crédito também pode ser negativo. Isso porque há maiores chances de que a organização financeira seja comprometida, o que abre mais caminhos para as dívidas e descontrole.

Por fim, se pode perceber que diferentes erros para evitar com cartão de crédito existem, inclusive, de evitar prejuízos a curto, médio e a longo prazo. Agora que você já obteve informações importantes para se prevenir e até mesmo economizar, aproveite para compartilhar o conteúdo com outras pessoas.