Anúncios

como economizar com o cartão
Fonte: freepik

É muito provável que você já tenha escutado sobre a importância de ter cuidado com os gastos, em especial, com o cartão de crédito. No entanto, esse recurso tão presente no cotidiano pode se tornar um verdadeiro aliado. Aliás, há como economizar com o cartão de crédito e ainda usufruir de diferentes benefícios.

Certamente, é algo possível pelas condições oferecidas pelos bancos e bandeiras, que se tornam cada vez mais atrativas. No entanto, conforme você verá, existem ainda outras ações que podem otimizar os seus gastos. Veja a seguir.

Pague toda a fatura

Certamente, pagar toda a fatura pode ser difícil em alguns momentos. No entanto, nesse caso é de grande importância considerar os prejuízos a serem enfrentados. Isso por causa do rotativo do cartão de crédito, que conta com juros altos.


Anúncios

Mais precisamente, é uma das maiores taxas do mercado. De acordo com a Serasa, um dos principais órgãos de proteção ao crédito do mercado, ao entrar no rotativo, a quantia de juros pode chegar a 14% por mês.

Há algumas dicas que podem contribuir com esse fator e a situação financeira no geral. Entre elas, se pode citar um bom planejamento financeiro e a redução do limite do cartão de crédito para algo que seja mais compatível com suas condições e contribua com um maior comprometimento em relação à economia.

Tenha datas de pagamento estratégicas

O mais interessante nesse cenário é que grande parte das economias no cartão de crédito possuem ligação, justamente com etapas que são enfrentadas bem antes do ato da compra. Por isso, nos próprios atos de busca e contratação, todo cuidado é fundamental.


Anúncios

Neste ponto, no que diz respeito a escolha de data para o vencimento/pagamento da fatura, é importante selecionar o mais perto possível de quando irá receber. Isso porque é uma forma de priorizar esse gasto e, como uma consequência em potencial, é uma maior economia para pagar tudo adequadamente.

Procure e aproveite bons programas de recompensas

como economizar com o cartão
Fonte: freepik

É muito provável que você já tenha escutado sobre diferentes programas de recompensas de cartões de crédito. Há aqueles que contam com sistemas de pontos, milhas, mimos e por outro lado, existem benefícios com ligação às bandeiras dos cartões.

Já em relação aos benefícios de bandeiras, dois exemplos são o Surpreenda Mastercard e o programa Vai de Visa. No primeiro caso, ao cadastrar o cartão de débito, crédito ou pré-pago Mastercard, a cada compra, 1 ponto é obtido. Certamente, quanto mais pontos forem obtidos, maiores serão as chances de trocá-los por ofertas significativas.


Anúncios

No que diz respeito ao programa Vai de Visa, o maior diferencial é que os descontos que podem ser ganhos possuem ligação com as mais diversas áreas. É algo que abrange desde estudos até saúde e como consequência, potencializa os benefícios de quem busca como economizar com cartão de crédito,

Em todos os casos, é interessante analisar algumas questões. Por exemplo, se há custos para usufruir das vantagens, o prazo para aproveitar os benefícios, restrições, entre outras. De acordo com o programa, naturalmente, as características que exigem atenção podem variar.

Por exemplo, se for um programa de pontos, é importante observar aspectos como se a moeda usada para taxa de conversão é o real ou outra, a plataforma para resgate e quanto dinheiro equivale a um ponto. Já quando se tratam de mimos para os clientes, que normalmente são descontos, vale analisar limites para uso, percentual de desconto, estabelecimentos em que têm aplicação, entre outras questões.


Anúncios

Contrate um cartão sem anuidade

A anuidade é uma das principais taxas dos cartões de crédito. Por isso, ao garantir uma opção sem essa taxa, sem dúvidas, você estará economizando um valor significativo. Afinal, muitas opções contam com quantias altas de anuidade.

Aliás, hoje em dia, há soluções com pacotes gratuitos que podem atender diferentes perfis de clientes. Por isso, para quem quer saber como economizar com o cartão de crédito, vale a pena fazer uma pesquisa cautelosa antes de qualquer contratação, pois a própria escolha da instituição já tem um grande peso nesse cenário. 

Um outro ponto que merece observação, é o de que alguns cartões de crédito oferecem isenção de anuidade com certas condições. Por exemplo, em que o cliente gasta certa quantia por mês para obter desconto parcial ou ter a completa isenção.


Anúncios

Além disso, pense em toda a otimização de gastos financeiros que podem ter proveito ao garantir um cartão de crédito que seja sem anuidade e ainda conte com um bom programa de pontos. É uma forma de aproveitar ainda mais esse recurso apenas com base em escolhas melhores.

Por fim, se pode perceber que o cartão de crédito, por um lado, pode ser um grande aliado, mas por outro, exige muita atenção em diferentes aspectos, desde a contratação até o uso. Por esse motivo, a relevância está não apenas em reconhecer o próprio limite e condições financeiras, como também garantir que a melhor decisão exista na hora da contratação.

Anúncios