Anúncios

Anúncios

agentes autônomos de investimentos
Fonte: Freepik

De acordo com a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord), no mês de junho, ocorreu um crescimento de agentes autônomos de investimentos de 51,6% ao comparar com o mesmo período do ano anterior. Essa porcentagem condiz com a quantidade de 12.624 profissionais.

Anúncios

Grande parte deste número possui vínculo com um escritório, ou seja, que há atuação efetiva como, muitas pessoas se referem, assessores financeiros. No entanto, conforme será possível conferir, é preciso ter cautela para não confundir a atuação destes profissionais, pois está associada com a apresentação de oportunidades e não a recomendação de aplicações.

Em meio a um mercado amplo e com cada vez mais oportunidades para quem deseja investir, o papel desses profissionais é muito interessante. Você sabe quais são as principais características de sua atuação? Os principais pontos desse aumento? Confira essas e mais respostas ao longo do texto.

Mais dados sobre a alta de agentes autônomos de investimentos

Já faz um certo tempo que esse meio apresenta crescimento, porém, a alta de agentes autônomos de investimentos foi ainda mais notável ao longo da pandemia. Esse fator tem ligação especialmente com um ritmo diferente na busca de produtos financeiros, que será citado em breve. 

O Estadão/Broadcast alcançou por meio de uma pesquisa exclusiva da Ancord o perfil dos agentes autônomos. Apenas cerca de 20% são mulheres e mais de 50% possuem de 18 a 35 anos de idade. Ainda mais, grande parte está no Estado de São Paulo, sendo cerca de 41% do total.

Além desses pontos, vale citar que, por mais que a certificação nesta profissão só tenha a exigência do diploma de Ensino Médio, no mercado, o cenário é diferente. Isso porque grande parte dos cadastrados contam com graduação. Vale a pena citar também que parte dessa qualificação tem ligação com profissionais do setor bancário para assessorias no meio de investimentos.

O cenário em que o crescimento de agentes autônomos de investimentos ocorre

É interessante observar que cada vez mais o meio de investimentos faz parte do dia a dia das pessoas. Sem dúvidas, é algo que se reflete em diferentes pontos no mercado e de certa forma, tem ligação com o crescimento de agentes autônomos de investimentos.

agentes autônomos de investimentos
Fonte: Freepik

Isso porque a alta também tem como contexto números significativos entre os investidores. Vale lembrar que esse crescimento é notável desde o ano passado. Naturalmente, há como falar deste público de forma geral e de suas particularidades. Por exemplo, no geral, o número de investidores pessoas físicas alcançou 3.738.203 em maio deste ano, sendo uma alta de 15,8% em relação ao final de 2020.

Soma-se a esse cenário que desde o ano de 2019, o número de mulheres elevou mais de 150%. Outros pontos que valem atenção nesse cenário e que estão ligados com os altos números são a busca de maior rentabilidade de aplicações por meio de migrações e uma educação financeira cada vez maior. Juntamente a esses aspectos, há cada vez maior praticidade nos investimentos.

A seguir, você poderá conferir mais detalhes sobre a profissão. No entanto, neste ponto é importante adiantar que, o principal papel exercido pelo profissional é como um ponto de contato entre os clientes e as instituições financeiras, com predominância para as corretoras. 

Sobre a profissão

Basicamente, os agentes autônomos de Investimentos contam com um contrato de distribuição das aplicações das corretoras. A partir disso, captam clientes e há uma comissão a partir da receita gerada.

Em meio aos profissionais que possuem certificação pela Comissão de Valores Mobiliários, esses são os que contaram com um dos maiores crescimentos nos últimos 10 anos. A regulamentação condiz com a Instrução 497 da entidade.

De modo ainda mais direto, se pode dizer também que os agentes autônomos de investimentos atuam na prospecção de clientes. Por isso, quando se fala da remuneração, não é algo fixo. Uma vez que têm submissão aos clientes captados, entre outros fatores e, conforme o próprio nome aponta, é um profissional autônomo.

No que diz respeito às atividades, além da captação de clientes, armazenam e emitem ordens para os sistemas de negociações. Como parte da atuação, também transmitem informações para os clientes a respeito dos produtos e serviços da corretora.

É importante entender a citação do tópico anterior sobre o ponto de contato entre os clientes e as corretoras. Isso porque é um forte indicativo de algumas ações que não são permitidas. Por exemplo, a indicação de produtos e atuação em nome dos clientes, o que envolve também suas senhas.

Com esses dados, se pode ter uma visão mais clara a respeito da profissão e suas diferenças no mercado. Em outras palavras, se pode notar a distinção de analista de valores ou até mesmo consultores. Inclusive, de acordo com o regulamento, é preciso que o credenciamento como agente autônomo seja cancelado para atuar de tais formas.

De qualquer forma, se pode perceber que pode ter um papel interessante tanto para as corretoras quanto para os clientes para melhores oportunidades. Logo, alcançam uma posição de destaque cada vez maior no mercado.