Anúncios

consumo com cartão de crédito
Fonte: Pexels

Queridinho dos brasileiros, o cartão de crédito é sem dúvidas uma das formas de pagamento mais utilizadas no Brasil. Isso se deve a inúmeros fatores que vão desde a ascensão do comércio eletrônico até a abertura facilitada ao consumo.

Considerando a projeção de aumento de quase R$ 3 trilhões em transações no setor de pagamentos, o consumo com cartão de crédito assume um grande peso nessa cifra trilionária, auxiliando na recuperação gradual da economia brasileira. Entenda a seguir!

Por que os consumidores estão usando mais o cartão de crédito?

De acordo com a Abecs a projeção de crescimento do setor de meios de pagamento em 20% neste ano de 2022, considerando que o aumento do uso do pagamento via cartão de crédito pelas famílias brasileiras chegue na faixa de 60%.

Segundo o presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Sérgio Rial, o setor em questão está passando por uma transformação. Além disso, as tendências foram diretamente aceleradas pelo momento pandêmico que vivemos, como por exemplo, a transformação das relações de trabalho.

Contudo, embora o consumo com cartão de crédito tenha aumentado significativamente, tal crescimento não se deu do dia para noite. Entenda os principais motivos do aumento:

1. Desenvolvimento do e-commerce

Considerando o período de quarentena e a instabilidade do setor da saúde de nosso país, o conforto de fazer uma compra de casa ao lado da praticidade e dos preços baixos que as lojas virtuais oferecem são benefícios que impulsionaram 73% das compras online, segundo uma pesquisa da Ebit | Nielsen

Neste mesmo cenário, de acordo ainda com a pesquisa Webshoppers 43, cerca de 13 milhões de brasileiros fizeram a sua primeira compra online em 2020. Assim, por esses dados já temos uma boa ideia do quanto as compras online têm crescido nos últimos anos.

Com o crescimento do mercado digital, muitos empreendimentos se viram diante da necessidade de inovação nos processos de gestão de recebíveis, oportunizando ao consumidor transações mais ágeis e fáceis.

Além disso, os serviços por recorrência, aqueles por assinatura, como a contratação de streamings, requerem cada vez mais o uso de cartões de crédito. Isso porque o cartão é uma ótima forma de pagamento mensal, posto a agilidade do método de pagamento.

E é aqui que a adoção dos famosos intermediadores de pagamento que propiciam a cobrança automatizada via cartão de crédito começou a despontar como uma solução necessária.

Desta forma, ao fazer a primeira compra em um e-commerce, o consumidor pode deixar gravado os dados de seu cartão, facilitando as compras futuras e em caso de planos de assinaturas não precisa se preocupar, uma vez que o débito é feito automaticamente em seu cartão de crédito pela própria plataforma online.

2. Segurança na hora da compra

É fato que a pandemia da COVID-19 impulsionou muitas transformações no cenário econômico e ao que tange o comportamento dos consumidores não poderia ser diferente.

O pagamento via cartão de crédito traz concretamente uma série de seguranças que não é encontrada com o pagamento em dinheiro em espécie. Em se tratando de pagamento por cartão de crédito, o consumidor fica menos exposto a possíveis assaltos, posto que não precisa sacar a quantia. 

Além disso, em um momento pandêmico tal qual o que vivemos, o cartão é mais seguro tanto para compras virtuais como para compras físicas, considerando que muitas máquinas possuem pagamento por aproximação. Isto evita o contato do cliente com o vendedor e, por consequência, a alta exposição ao Coronavírus.

consumo com cartão de crédito
Fonte: Pexels

3. Possibilidade de parcelamento

Não é segredo para ninguém que uma das grandes comodidades do uso do cartão de crédito está na possibilidade de parcelamento.  

Aliás, a pesquisa realizada pela CNDL juntamente com o SPC, mostrou que aproximadamente 62,3 milhões de brasileiros possuem compras parceladas, sendo o cartão de crédito um dos principais meios de pagamento.

A verdade é que pagar via cartão de crédito é uma forma de conseguir um bem em curto prazo a partir de seu pagamento a longo prazo. Feito esse que não é possível por compras pagas no dinheiro vivo. 

Nesse sentido, o cartão de crédito, se usado de uma forma sábia, pode ser uma porta de entrada ao consumo. No entanto, vale estar atento para não extrapolar o limite e cair no endividamento.

Curtiu um post e quer saber mais sobre o universo dos cartões de crédito? Então, fique ligado, pois temos uma categoria recheada de conteúdos informativos, vale a pena conferir. Até mais!