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Fonte: Freepik

Os avanços do meio digital se refletem nos meios de consumo, com isso, é preciso que o mercado esteja atento como um todo para assumir um direcionamento adequado em relação às estratégias. Esse é o caso do consumidor 4.0, um conceito que surgiu para representar o público mais atual.

Sem dúvidas, muitas coisas mudaram, em especial, no que diz respeito a disposição de informações e até mesmo a logística das empresas. Sendo assim, é crucial que as empresas se adaptem para alcançar a atenção do público-alvo.

A trajetória dos consumidores 

Para as empresas de qualquer porte ou área, o marketing é um pilar fundamental. Afinal, tem um papel de grande importância para a criação de estratégias de posicionamento de mercado e atração de clientes.

Com isso, se deve considerar que, ao longo do tempo, conforme citado, as coisas mudam, o que envolve os hábitos, comportamentos, percepção dos consumidores, necessidades, entre outros pontos. 

Antes de chegar no consumidor 4.0, outras fases interessantes existiram e podem ajudar a compreender de uma forma ainda mais clara esse público. Antes, a demanda tinha o maior foco no preço. O chamado consumidor 1.0, em que a finalidade, ou seja, o produto era o mais priorizado.

No caso do consumidor 2.0, com o aumento de concorrência, conceitos como o posicionamento e imagem das marcas foram mais trabalhados. Desse modo, o propósito dos produtos e o poder de convencimento eram questões mais presentes nas demandas.

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Então, com o consumidor 3.0, a segmentação se intensificou. Junto a ela, a sensação de integração. Com isso, as marcas passaram a mostrar ainda mais personalidade.

Já o consumidor 4.0 é mais ativo e conta com uma atenção ainda maior nas informações. Tem a sua disposição uma série de canais para informações e compras, inclusive e-commerces. Sendo assim, é uma grande evolução do público anterior, contando com a tecnologia. Conheça mais aspectos abaixo.

Como as empresas podem alcançar o consumidor 4.0?

Sem dúvidas, mais decisões são tomadas pelos consumidores que se enquadram neste conceito. Uma maior iniciativa de sua parte também é vista ao se tratar de avaliações no geral, como críticas de campanhas, produtos ou serviços.

Isso também envolve uma maior atenção aos dados. Seja em relação a aquelas que são ofertadas pela empresa ou a respeito do produto, solução que precisa, entre outras questões. 

Além disso, há cada vez mais uma priorização da relação emocional com a marca. Ou seja, os valores da marca também importam para os seus clientes.

Não deixe de checar a seguir quais são os principais pilares que se destacam nesses consumidores. Isso a respeito tanto que a marca pode apresentar nas estratégias, quanto do público em si.

A conectividade e a mobilidade

Em primeiro lugar, pelo conceito de consumidor 4.0 ser ligado com a criação de novos canais de comunicação e com a tecnologia, entre outros fatores, citar a conectividade e a mobilidade é crucial. Cada vez mais, os clientes acessam tudo na palma da mão.

Dessa forma, é algo que vai além da conectividade só no horário de trabalho ou em casa. A conexão está presente de diferentes formas ao considerar o número de canais existentes nos dias de hoje. Em especial, quando se fala das várias plataformas que existem e que permitem também que as empresas usem diferentes canais para o atendimento, tais como e-mail e chats. 

Interação com o público aliada da presença das redes sociais

De certa forma, esse tópico tem grande ligação com o anterior. Afinal, as redes sociais constam muitas vezes como o destino das pessoas que ficam conectadas. E em relação às empresas, como consequência, se sabe que a presença nestas plataformas é uma necessidade cada vez maior nos últimos anos.

Com a pandemia do coronavírus, muitos processos se intensificaram no meio digital, porém, antes disso, a presença das empresas nas redes já tomava grande importância. Isso porque o público tem grande presença neste universo e usar os canais adequados para alcançá-lo é indispensável, o que envolve a seleção das redes compatíveis com as marcas.

Por outro lado, uma característica importante de ser observada no consumidor 4.0 é a interação cada vez mais crescente e valorizada com as marcas. Com isso, o engajamento tem um lugar cada vez mais importante para as empresas.

Para isso, usar as redes de forma estratégica é crucial. Se soma a esse fator a relevância de estar atento e mostrar interesse pela opinião dos consumidores. Além disso, vale sempre a compreensão do que o cliente busca.

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Atendimento rápido do consumidor 4.0

Uma grande mudança no atendimento dos empreendimentos para se alinhar ao consumidor 4.0 também envolve o atendimento. Isso porque se deseja cada vez maior agilidade, sistemas intuitivos e resultados.

Para isso, experiências que contam com automação, entre outros recursos para gerar respostas mais ágeis na solução de problemas são cada vez mais comuns. Nesse caso, é preciso ter cautela com a assertividade e também permitir diferentes caminhos para que o cliente encontre a solução que precisa e tenha uma experiência positiva.

Por fim, se pode concluir que o entendimento das demandas e das particularidades do consumidor 4.0 é crucial para que os empreendedores tenham sucesso em suas respectivas áreas. Afinal, o não acompanhamento desses aspectos podem resultar em grandes perdas nos negócios.