Anúncios

como ser motorista Uber
Fonte: Pexels

Seja como uma fonte de renda complementar ou como um trabalho efetivo, ser um motorista da Uber pode ser ótimo para aqueles que possuem um carro na garagem e horas ociosas do dia.

A empresa americana que já pagou entre os anos de 2014 a 2020 bem mais que R $ 4,2 bilhões em tributos é com certeza uma das maiores prestadoras de serviços de transportes do mundo. E quem pode ganhar com isso é você!

Aprenda no post a seguir como ser motorista Uber e dicas valiosas para se preparar para ter um baita sucesso na plataforma.

Antes de tudo, o que é a Uber

Conhecida como uma empresa americana capaz de conectar motoristas e passageiros em prol de maior mobilidade por preços inclusivos, a Uber foi idealizada por Garrett Camp e Travis Kalanick em 2010.

Em 2014, a empresa de transporte privado urbano chegou em solo brasileiro, oferecendo uma solução de mobilidade segura, responsiva e eficiente. Atualmente, segundo os últimos dados reportados, a empresa soma aproximadamente 22 milhões de usuários e 1 milhão de motoristas no Brasil.

Como se cadastrar e se tornar motorista Uber

O processo para se tornar um motorista Uber é bem simples, demandado apenas um tempinho do seu dia e uma boa internet.

Aliás, o processo pode ser feito por meio do site da Uber ou do aplicativo da empresa, Uber Drive, que pode ser baixado na loja de aplicativos de seu smartphone. Para se cadastrar você precisa ter os seguintes requisitos:

  • Carteira de motorista definitiva, com observação EAR;
  • 21 anos de idade;
  • Veículo elegível, não necessitando estar em seu nome;
  • Documentação do veículo em dia.

Após enviar a sua documentação para empresa, é preciso aguardar as verificações, sobretudo as de antecedentes criminais e do veículo. 

Desta forma, somente mediante a aprovação das informações cadastrais e da habilitação do veículo é que o motorista estará apto para exercer a função. Portanto, é preciso ter um pouquinho de paciência e esperar pela aprovação.

5 dicas para se preparar enquanto o seu cadastro está em aprovação

O processo de aprovação cadastral pode demorar de 2 a 7 dias. Mas não se preocupe, até lá você terá muito trabalho para se manter preparado antes de rodar. Confira algumas de nossas dicas:

1. Planeje os gastos do veículo

Dizem por aí que um carro é como um filho. E não é para menos, além dos tributos anuais, como o IPVA, administrar um carro pode ser bem custoso no dia a dia.

Por isso, verifique os custos de seu carro para não ter surpresas no final do mês. É verdade que ser um motorista Uber pode trazer inúmeros benefícios, visto ser essa uma ótima forma de ganhar dinheiro, mas sem planejamento, você pode ter mais dores de cabeça do que vantagens.

Aliás, vale a pena decidir estrategicamente quais corridas irá aceitar. Afinal, se expor a rotas que não te trarão lucro é pagar para trabalhar.

2. Mantenha o seu carro limpo 

Quando se é um motorista Uber, o seu cartão de visita é o seu carro. A verdade é que nenhum passageiro gosta de seguir viagem em um carro todo sujo. Pense, você faria uma cirurgia com um médico que já dispõe de um bisturi cheio de sangue?

como ser motorista Uber
Fonte: Pexels

Além disso, a limpeza de seu veículo é um fator de avaliação no aplicativo. Assim, quanto mais bem cuidado estiver o seu carro, mais bem avaliado você será. Então, bora limpar os bancos, os tapetes e higienizar o painel de seu automóvel sem medo de ser feliz.

3. Planeje o troco 

Uma das formas de pagamento da corrida é em dinheiro vivo. Por isso, é essencial que você já vá preparando o troco para não deixar o cliente na mão.

Tenha moedas e cédulas de todos os valores, mas não precisa estocar dinheiro como se fosse um caixa de supermercado. Afinal, antes mesmo do final do trajeto o passageiro já possui uma noção do valor da corrida, que é dada pelo próprio aplicativo. 

Nesse sentido, muitos deles já acabam levando o dinheiro trocado ou próximo do valor final. De todo caso, é melhor prevenir do que remediar.

4. Acompanhe o blog da empresa

Enquanto você aguarda a aprovação do seu cadastro, é crucial usar o seu tempo para se informar sobre a plataforma em que trabalhará. Portanto, consuma o máximo possível de conteúdo do blog da Uber.

Ali, você encontra posts sobre os mais diversos assuntos, como: a tendência de ganhos, formas de pagamento, as categorias do Uber Pro, programa de indicações etc. Conhecimento nunca é demais e pode te ajudar muito no início. 

5. Converse com outros motoristas

O maior erro dos motoristas iniciantes é acharem que sabem de tudo. O ponto é que quando se dirige remuneradamente é sempre bom ouvir a voz da experiência.

Então, vale a pena conversar com outros motoristas da Uber e se inteirar das horas de trabalho, preço médio, demandas do público, melhores dias e horários a se trabalhar etc. 

Conversar com outros motoristas pode te auxiliar a encurtar o caminho do sucesso no aplicativo. Afinal, você não precisa passar pelos mesmos erros daqueles que já erraram, certo? 

Calma, você não conhece nenhum motorista Uber? Não perca tempo, peça uma corrida pelo app e aproveite a rota para tirar as suas dúvidas com o motorista da vez.

Por hoje é só. Agora que você já sabe como ser motorista Uber, diz pra gente, gostou do post? Esta publicação foi útil para você? Então, não se esqueça de compartilhá-la com seus amigos, assim ajudaremos mais pessoas a encontrarem informações credíveis e responsáveis. Até mais!