Anúncios

Anúncios

como investir na Petrobras
Fonte: InvestExame

A Petrobras é uma das principais empresas do país, constantemente presente em pautas do contexto político e econômico. Naturalmente, é um nome atrativo para quem deseja fazer aplicações, mas como investir na Petrobras? Assim como em outros ativos, compreender o cenário com clareza é crucial para decisões mais seguras.

Anúncios

As ações da empresa são negociadas em três bolsas de valores, sendo em território brasileiro na B3, na Espanha, na Latibex e nos Estados Unidos, na Bolsa de Nova York. Apesar das flutuações, em especial, devido a ocorrências políticas, há pontos positivos nesse investimento. A seguir, você poderá conhecê-los, entre outras informações importantes.

Sobre as ações da Petrobras

Em primeiro lugar, vale dar ênfase ao fato de que quando se trata de investir, uma série de conceitos podem surgir. Além disso, ter conhecimento ao máximo é essencial para potencializar as chances de obtenção de resultados positivos.

Nesse cenário, de um modo geral, sabe-se que as ações condizem com parte do capital social das empresas. Dito isso, vale a pena citar também que comumente podem ser prioritárias ou preferências. Qual é a distinção?

Quando se fala do primeiro caso, os acionistas podem participar de decisões das corporações e de assembleias. O mais comum é que tenham o final com o número 3, sendo PETR3 as ações da Petrobras nesse caso. Com elas, no ano 2000, a empresa entrou no mercado de ações.

Já no que diz respeito às ações preferenciais, apesar de não contar com os direitos anteriores, os acionistas possuem, conforme o próprio nome indica, preferência. Isso tem relação, em especial, com a distribuição de lucros. Ao contrário do caso anterior, a finalização comumente leva o número 4 e PETR4 são as da Petrobras, que entraram na bolsa em 2006.

Vale abordar que os acionistas que optam pela PETR4 têm preferência até mesmo em caso de falência. No entanto, é uma opção que conta com um grau de risco maior, inclusive, por serem títulos exigíveis, em que a corporação pode requisitar os ativos em qualquer instante.

Em relação à política de dividendos, há obrigatoriedade de no mínimo 25% referente ao Lucro Líquido Ajustado. No entanto, acima você descobriu que há diferenças entre as ações, logo, nesse caso, as ações preferenciais contam com um dividendo mínimo. Apesar das distinções, permanecerá sempre o mais elevado, sendo 3% da quantia do patrimônio líquido do ativo ou 5% que tem o cálculo com base no capital indicado por esse tipo de ação.

Saiba como investir na Petrobras 

No que diz respeito à questão específica de como investir na Petrobras, há alguns pontos comuns em relação às aplicações no geral. Por exemplo, é preciso ter a sua conta em uma corretora de valores, averiguar o investimento que deseja de acordo com o seu perfil de investidor e fazer a transferência da quantia almejada.

Não se esqueça de contar com muito planejamento antes de mandar ordem para adquirir as ações da Petrobras. Posteriormente, efetue um monitoramento adequado das cotações, assim como as tendências para que a venda seja feita no melhor momento possível. 

Além desse ponto, vale citar que comumente a comercialização das ações ocorre em lotes de 100. Deste modo, ao fazer o seu investimento, ao invés de adquirir uma ação, um lote será obtido.

como investir na Petrobras
Fonte: pexels

Pontos positivos e negativos deste investimento

Neste contexto, também vale a pena citar que, assim como qualquer empresa, investir na Petrobras conta com pontos positivos e negativos. Afinal, o mercado financeiro é amplo e por isso, vários fatores devem ser avaliados.

Os pontos mais baixos da empresa possuem ligação principalmente com o cenário político em meio às investigações da Lava-Jato. No entanto, se deve considerar a posição da empresa diante sua atuação como um todo. Afinal, são exercidas atividades desde a exploração e produção até o refino e comércio de petróleo, entre outros que se originam do combustível.

Também vale citar que o investidor com maior parcela neste cenário é o Governo Federal, . Por esse motivo, pode-se dizer que, de certo ponto de vista, os acionistas não apresentam um impacto, de fato, significativo quando se tratam das decisões da empresa, o que pode ser uma desvantagem para alguns que optam pelas ações prioritárias.

Já no que diz respeito às previsões, se deve notar que, de um modo geral, o avanço no enfrentamento da covid-19, em especial, da vacinação, retoma a confiança do mercado no que diz respeito à economia. Neste cenário, se nota também o crescimento da Petrobras.

Apesar das dívidas e últimas ocorrências, o plano estratégico da empresa também pode atrair uma confiança cada vez mais significativa do investidor. Além de que, se trata de uma grande empresa, com liquidez positiva, assim como o fluxo de caixa, o que indica pontos interessantes para a recuperação mais forte da empresa no mercado.

Sendo assim, comprar ações da companhia exige muita cautela, como a análise das tendências, situação política e econômica, entre outros fatores. De qualquer forma, é algo que tem grande potencial para os investidores.