Anúncios

cartão do cidadão
Fonte: Freepik

Por meio da Caixa Econômica Federal é possível ter acesso a diferentes recursos sociais e trabalhistas. Esse é o caso do cartão do cidadão, que é emitido pela instituição e facilita para o usuário o acesso a diferentes benefícios. 

Algumas pessoas não possuem conta na Caixa Econômica, porém, têm benefícios para receber, por exemplo, o abono salarial ou FGTS. Nesses casos, é possível recorrer ao cartão do cidadão e fazer as movimentações necessárias. A seguir, saiba mais a respeito. 

Conheça mais características sobre a emissão do cartão do cidadão

É importante citar que a emissão do cartão do cidadão tem ligação com a disposição de benefícios para cada um. Além disso, se enquadra no caso citado anteriormente, ou seja, ausência de uma conta na caixa.

Para aqueles que possuem algum benefício trabalhista ou social para sacar e se enquadram na necessidade de um cartão do cidadão, o pedido é simples. Basta entrar em contato por meio do telefone 0800 726 0207. Por outro lado, o pedido também pode ser feito por meio de uma agência da Caixa.

Nesse caso, é preciso que o interessado porte o número de inscrição do trabalhador, conhecido como NIT ou o número do PIS/Pasep, comprovante de residência e o RG ou a CNH. A senha também desempenha um papel importante para esse recurso e a seguir, você saberá sobre ela.

cartão do cidadão
Fonte: Bruno Dutra/Extra

Como funciona a habilitação do cartão do cidadão?

Um ponto importante ao se tratar da habilitação do cartão do cidadão é a senha cidadão. Por meio dela, os processos como o saque de benefícios podem ser feitos de maneira mais cômoda. Seu uso pode ocorrer em lotéricas, agências da Caixa Econômica e em terminais de autoatendimento.

Sendo assim, basta verificar o local que é mais prático para cada um. Além disso, o processo para que a senha cidadão seja feita pode variar de acordo com o local da escolha. Por exemplo, em uma agência da Caixa não existe a obrigatoriedade de apresentar o cartão do cidadão, somente algum documento oficial, tais como:

  • Carteira profissional, por exemplo, CRM;
  • Carteira de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira nacional de habilitação. 

No entanto para quem vai solicitar a senha cidadão em uma lotérica, além do documento oficial, é preciso estar com o cartão do cidadão. Além disso, primeiramente é preciso entrar em contato com o atendimento Caixa ao cidadão, no número 0800 726 0207.

Em caso de qualquer dúvida, além deste número, é importante citar que a caixa conta com diversos canais de atendimento, como assistente virtual, outros telefones e pelo aplicativo da Caixa. 

Conheça alguns dos principais benefícios sociais e trabalhistas

Conforme informações anteriores, o Cartão do Cidadão tem o uso direcionado para sacar benefícios sociais e trabalhistas para quem não tem conta na Caixa Econômica Federal. É crucial sempre checar a forma de recebimento, por exemplo, que em alguns casos consiste na conta de poupança digital ou por meio do Cartão do Cidadão. Entre os recursos, se pode citar uma síntese dos seguintes:

Abono Salarial PIS/Pasep

O Abono Salarial é um direito dos trabalhadores. Esse benefício é anual e pode equivaler, no máximo, a quantia de um salário mínimo. Em relação a quem tem direito, se fala dos trabalhadores, com atividade remunerada de, no mínimo, 30 dias, no ano-base de pagamento e com carteira assinada. Além disso, são aqueles que receberam a média de até dois salários mínimos por mês.

Há ainda necessidade de inscrição no PIS/Pasep de, no mínimo, cinco anos. Assim como informações atualizadas por parte do empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

No caso do PIS, é voltado para trabalhadores da área privada e a Caixa efetua os pagamentos, enquanto o Pasep atende os servidores públicos e o Banco do Brasil efetua os pagamentos.

Aliás, neste ano de 2022, os pagamentos contaram com início em 9 de fevereiro e os saques podem ser realizados até o dia 29 de dezembro. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 561.073 profissionais ainda não sacaram o dinheiro.

FGTS

É muito provável que você já tenha escutado sobre o FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, sendo um importante recurso que surgiu como forma de proteção para os profissionais que passam pela demissão sem justa causa. 

Nesse caso, o empregador efetua o depósito em contas da Caixa no nome do funcionário. Por isso, é necessária a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Tanto no site da caixa, quanto nos caixas eletrônicos das agências da instituição é possível checar o extrato do FGTS.

Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios sociais e trabalhistas que são sacados por meio da Caixa. Independente do que seja, é indispensável reunir as informações necessárias para garantir a solicitação e saque adequados, seja com o Cartão do Cidadão ou não. Afinal, conforme citado, ele pode ser um aliado para as movimentações financeiras.