Anúncios

abono salarial de 2022
Fonte: Pexels

Após a aprovação da proposta de calendário feita pelo Governo Federal à CODEFAT, o abono salarial de 2022 relacionado ao ano base de 2020 passará a ser pago agora em fevereiro/março.

Desta forma, espera-se que os funcionários do setor privado, inscrito no PIS, devam receber o benefício de 8 de fevereiro a 30 de março de 2022. Por outro lado, os servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no PASEP, serão pagos de 15 de fevereiro a 24 de março.

Além disso, contando com a divulgação dos calendários oficiais já divulgados, o PIS 2022 também traz algumas novidades que valem a pena serem discutidas. Confira abaixo!

Algumas novidades que merecem destaque

Pedro Guimarães e Onyx Lorenzoni fizeram uma live recentemente, apresentando os calendários de pagamentos do PIS 2022 e do PASEP 2022, além de muitas novidades.

A começar pelo fato de que os pagamentos começarão no início do mês de fevereiro, levando em consideração a data de nascimento dos beneficiários. Assim, o calendário que era feito para o ano inteiro estará condensado em apenas 2 meses, com um cronograma acelerado.

Pedro Guimarães prospecta assim o pagamento para cerca de 2 milhões de beneficiários por dia, com um adiantamento de 10 meses no calendário de pagamento vigente.

Além disso, ambas autoridades expressaram que as cidades atingidas por chuvas torrenciais, portando ainda decreto de emergência reconhecido pelo Governo Federal, receberão prioridade de pagamento.

Deste modo, as cidades da região de Minas Gerais e da Bahia receberão antecipação do PIS 2022 no início do calendário, independentemente da data de nascimento dos trabalhadores.

Quem receberá o PIS 2022?

É sempre bom lembrar que não é qualquer pessoa que pode receber o benefício, considerando que o programa apresenta alguns requisitos. Portanto, estão sujeitos ao recebimento do PIS 2022 somente:

  • Aqueles que estiveram em atividade por pelo menos 30 dias com CLT em 2020;
  • Funcionários que estão inscritos no PIS/PASEP por no mínimo 5 anos;
  • Indivíduos que tiveram uma média salarial correspondente a até 2 salários mínimos no mês;
  • Aqueles que possuem os dados corretos e atualizados na RAIS.

Vale destacar ainda que aqueles que tiveram suspensão de contrato no início de 2020 receberão o PIS 2022 proporcional. Em outras palavras, os meses de suspensão não serão contados.

Outro ponto importante a se destacar é que algumas pessoas estarão recebendo o pagamento em dobro. Mas, calma, não é qualquer trabalhador que terá esta prerrogativa. O pagamento em dobro só estará disponível para aqueles que em 2020 não receberam o abono salarial concernente ao ano de 2019.

Então, como receber o benefício?

Em linhas gerais, o PIS é debitado para aqueles colaboradores de empresas privadas, enquanto o PASEP para os funcionários públicos. No entanto, enquanto este é recebido através do Banco do Brasil, aquele se dá pela Caixa Econômica.

Assim, funcionários do setor público podem receber o abono salarial de 2022 via conta poupança ou ainda pela conta corrente do BB. Ou ainda, sacar a quantia por uma agência da instituição bancária em questão.

Desta forma, os colaboradores que estão vinculados com o PIS possuem diversos meios de retirar o benefício na Caixa. Seja pelo Caixa Tem, poupança, Conta Corrente ou ainda pelo cartão do cidadão.

Calendário oficial do PIS 2022

Devemos lembrar que a quantia do PIS a ser pago a cada trabalhador depende dos meses de atividade no de 2020. Deste modo, somente aqueles que trabalharam os 12 meses fechados receberão o valor integral do benefício.  Confira as datas a seguir:

abono salarial de 2022
Fonte: Caixa Gov

Calendário oficial do PASEP 2022

Para os funcionários públicos, o benefício pago é o PASEP. E aqui a base para saber qual será o dia do débito do benefício é o final de sua inscrição que vai do nº 0 ao 9.

Lembramos ainda que o PASEP 2022 deve ser recebido pelo BB, a instituição pagadora. Veja o calendário a seguir:

abono salarial de 2022
Fonte: Banco do Brasil

Pronto! Agora que já está ligado nos calendários oficiais do abono salarial PIS/PASEP 2022, já pode até fazer um planejamento financeiro para dar o devido destino ao seu benefício. Se gostou do post, já compartilhe com seus colegas de trabalho que estavam ansiosos com a espera da divulgação do calendário.

Além disso, navegue pelo nosso site para ficar antenado nas demais medidas e programas sociais do Governo. Aliás, já conferiu o calendário oficial do Auxílio Brasil?