cartão de loja
Fonte: Freepik

A opção do cartão de loja pode reunir uma série de benefícios, tanto para o cliente, quanto para a marca. Afinal, muitas vezes proporciona condições mais vantajosas de pagamento, o que consequentemente, exige cuidado com o controle para evitar prejuízos.

Os atrativos podem ser vários, como adesão gratuita, mais chances para parcelar, condições especiais na loja online, entre outros. Há aqueles cartões direcionados especificamente para certas redes de varejo e aqueles que, embora permitam condições mais vantajosas na rede, também podem ser usados em outros estabelecimentos.

Por que é mais fácil de conseguir o cartão de loja?

O mais comum é que seja relativamente mais fácil conseguir o cartão de loja. Isso normalmente ocorre pela baixa exigência de renda. Por outro lado, é preciso considerar que é algo que pode ter ligação com um baixo limite de crédito. Isso, naturalmente, depende do perfil do cliente.

De um modo geral, se deve ressaltar que, ao ter um cartão de crédito, por exemplo, da Visa ou Mastercard, você já possui uma opção aceita no estabelecimento. Caso não tenha e/ou esteja avaliando a possibilidade de fazer um de loja, é preciso verificar as reais necessidades. Normalmente, no caso das lojas de departamento, as vantagens podem ser maiores devido às chances de parcelar sem juros. No entanto, veja a seguir o que necessita de maior cautela.

O que exige atenção?

Não é porque se trata de uma opção muitas vezes mais fácil para contratação, que significa que os clientes estão livres de encargos. Por exemplo, o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) e juros. Por isso, ao contratar um cartão de crédito, independente de qual seja, é indispensável se manter atento às condições.

Sendo assim, o que requer muita atenção por parte das pessoas, além das condições, é o controle no número de cartões e compras. Dessa forma, se pode evitar grandes dívidas e até mesmo a inadimplência.

Afinal, muitas vezes uma oferta pode ser altamente atrativa. No entanto, o real custo-benefício do cartão de loja merece sempre uma análise cautelosa. Por exemplo, você faz compras com frequência no local? Quais são as vantagens da contratação? Quais são as condições de juros? Há anuidade?

Não se esqueça que, o benefício para você, na prática, precisa realmente existir. Afinal, cada cliente conta com suas particularidades e, por mais que alguns recursos soem como atrativos, no dia a dia podem não ser muito úteis de acordo com as preferências e necessidades do perfil do cliente. Sendo assim, o principal aviso é de sempre conhecer com clareza o que é proposto e verificar qual será o impacto no seu dia a dia.

Conheça alguns cartões de loja

Hoje em dia, uma série de marcas contam com cartões de loja, desde os supermercados focados em determinadas regiões do país até aqueles de atuação nacional. Afinal, conforme citado, há uma série de fatores que colocam esse tipo de recurso em destaque, tanto para o cliente quanto para a empresa. A seguir, conheça algumas das marcas que possuem cartões de crédito:

Americanas

cartão de loja
Fonte: Americanas

Assim como demais nomes da lista, a Lojas Americanas conta com um nome sólido no mercado. No seu caso, contou com fundação no final da década de 20 e hoje em dia, é uma das principais redes de varejo do Brasil, com mais de 1300 lojas. Ainda mais, tem uma forte presença no meio online, inclusive, com marketplace, sendo este um modelo em que outros vendedores podem anunciar seus produtos na plataforma.

Por meio do cartão de crédito da Lojas Americanas, é possível ter pagamentos mais vantajosos de  diversas maneiras. Isso porque é possível ganhar cashback por causa da Ame, ter mais tempo para pagar por causa de parcelamentos exclusivos, aproveitar preços especiais e ter ainda mais crédito por causa do Mais Limite. Soma-se a esse cenário a chance de acumular pontos para trocar por vale-presentes.

Riachuelo

cartão de loja
Fonte: Riachuelo

Já em relação a Riachuelo, tudo começou com uma loja de tecidos em Natal no ano de 1947. Já em 1979, os donos expandiram a atuação para a área têxtil e hoje em dia, já são mais de 40 mil funcionários e 300 lojas.

A opção do cartão Riachuelo convencional pode ser usada em todas as lojas da rede e conta com flexibilidade nos pagamentos. Há ainda as opções dos cartões Riachuelo Visa e Mastercard, sendo que o grande diferencial nesses casos é que os clientes podem utilizá-los nos mais diversos locais. Além disso, possuem anuidade e saque.

Cartão de loja da Pernambucanas

cartão de loja
Fonte: Pernanbucanas

Soma-se a essa lista o cartão de crédito Pernambucanas, uma marca brasileira também forte no meio do varejo, atendendo as áreas de eletro, moda e casa. Com mais de 110 anos no mercado, está presente em 10 Estados e no Distrito Federal.

Há quatro cartões de crédito que podem ser encontrados na loja. O convencional não tem anuidade e visa compras apenas nas lojas da rede, enquanto o Flex, conta com anuidade, carteira digital e mais vantagens para o cliente. Já as opções com a bandeira Elo, que são o Elo Grafite e o Elo Mais, que também possuem anuidade, possibilitam saques e uso do recurso em diversos estabelecimentos, ou seja, os clientes podem explorar ainda mais possibilidades.

Por fim, se pode perceber que, embora os cartões de loja sejam atrativos e muitas vezes mais fáceis de serem obtidos, é preciso ter cautela. Há diferentes fatores que exigem cuidado, em especial, no que diz respeito ao controle. De qualquer forma, cabe a cada cliente averiguar o que é mais viável para seu perfil.