Anúncios

Anúncios

cartão de crédito virtual
Fonte: Canva

Você muito provavelmente já deve ter visto alguma coisa sobre cartão de crédito virtual. Mas você sabe como utilizá-lo e principalmente qual a vantagem em utilizá-lo? Quero conversar com você especialmente sobre isso hoje.

Anúncios

Com a revolução provocada pela internet, muitas atividades foram facilitadas e hoje podem ser feitas por meio de nossos celulares, tablets ou computadores. Rapidamente compramos produtos e/ou serviços com poucos cliques. 

Com isso, a preocupação pelo vazamento ou roubo de dados tem sido uma constante, sobretudo, quando falamos sobre as compras on-line com o cartão de crédito.

Isso acontece porque ao utilizar o seu cartão de crédito, você está sujeito a golpistas que podem clonar o seu cartão e utilizá-lo de maneira indevida, sem o seu consentimento. Como uma alternativa para trazer mais segurança para quem utiliza da internet para a compra de produtos, muitas instituições financeiras trouxeram o cartão de crédito virtual.

Ao utilizar um cartão de crédito virtual você se protege, visto que ele é gerado por um sistema específico no qual há um único cartão para uma transação determinada. Ou ainda um cartão específico com curta validade e esta pré-determinada.

O cartão físico possui um número, um código de segurança e uma data de validade. Esses dados não se alteram. Nos cartões virtuais, esses dados são alterados a cada novo cartão gerado, o que sistematicamente dificulta as fraudes.

O que é o cartão de crédito virtual?

Com essa pequena introdução certamente você já tem uma ideia do que vem a ser o cartão de crédito virtual. Ele é resultado da revolução da internet que, da mesma forma que nos trouxe uma série de vantagens, nos expôs a alguns riscos.

Com o aumento das compras on-line, sobretudo, impulsionadas pelas medidas de isolamento, o cartão de crédito virtual veio com tudo para auxiliar na preservação dos seus dados evitando com isso fraudes. 

Como os dados podem ser modificados constantemente, a clonagem acaba se tornando muito difícil. Isso sem mencionar que você determina o limite disponível para uso no seu cartão virtual.

cartão de crédito virtual tem as mesmas funções que o cartão de crédito físico, mas por suas características, traz mais segurança para quem realiza compras on-line. 

Por meio dele é possível definir o limite que estará disponível para seu uso, tão como o tempo de validade desse cartão. Expirado o tempo de validade, os seus dados serão automaticamente alterados.

Infelizmente, o cartão virtual não está disponível em todas as instituições financeiras, mas progressivamente tem sido incorporado.

Se você, por exemplo, está tentando realizar uma compra, mas não quer fornecer os dados do seu cartão físico, que não podem ser alterados, pode fornecer os dados do cartão virtual para essa compra. Feita a respectiva compra, pode simplesmente excluir esse cartão.

cartão de crédito virtual
Fonte: Canva

Como usar essa nova funcionalidade?

Com todas essas vantagens você certamente deve estar se perguntando como usar o seu cartão de crédito virtual, não é mesmo? 

Como eu já disse, infelizmente ele não está disponível em todas as instituições financeiras, mas para descobrir isso você precisa saber se o seu banco tem essa funcionalidade disponível.

Dentre as instituições financeiras que já trabalham com o cartão de crédito virtual temos o banco Itaú, Nubank, Caixa Econômica, Santander, Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank e Neon.

Essa função também está disponível para titulares de cartões de crédito pré-pago, como é o caso de cartões do Pagbank. De todo e qualquer modo, é preciso que você verifique se a instituição disponibiliza essa função para que você possa utilizá-la.

Se estiver disponível na instituição na qual você tem um cartão, basta acessar o aplicativo do seu cartão e gerar um cartão virtual. 

Você vai perceber que os dados do cartão de crédito virtual são diferentes dos dados do cartão de crédito físico. Feito isso você pode utilizá-lo normalmente em suas compras on-line.

Benefícios do cartão virtual 

Falei tanto do cartão virtual que você pode estar se perguntando um pouco mais sobre os benefícios de utilizá-lo, não é mesmo?  

Sem sombra de dúvidas o principal benefício do cartão virtual é sua segurança para transações on-line. Você poderá comprar e contratar serviços através da internet sem preocupação. 

Com o uso do cartão virtual, as chances de fraudes envolvendo os seus dados serão mitigadas. Além disso, o cartão de crédito virtual assim que gerado já pode ter seu uso feito. Você nem mesmo precisa esperar para tanto.

Outra vantagem interessante é que em caso de perda do cartão físico, você pode continuar a realizar suas compras on-line normalmente ao gerar um cartão virtual enquanto espera a chegada do cartão físico.

Em caso de suspeita de vazamento de dados ou roubo, você pode rapidamente excluir o seu cartão virtual, o que faz com que ele perca validade.

Com a exclusão, você pode posteriormente gerar um novo cartão de crédito virtual. O cartão de crédito pode ser gerado quantas vezes você quiser e não há custos para isso.

Gostou de saber mais sobre o cartão de crédito virtual? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!