Anúncios

Anúncios

cartão de crédito sem limite
Fonte: Freepik

É muito provável que você já tenha pensado em um cartão de crédito sem limite e nas facilidades de compras grandes. Por exemplo, várias parcelas de diferentes aquisições sem que ocorra o comprometimento do limite. No entanto, será que existe um cartão com essa característica?

Anúncios

A princípio a ideia pode soar realmente atrativa, mas já imaginou na dificuldade de gestão de um cartão deste tipo? A seguir, você descobrirá mais sobre essa alternativa e se de fato, é possível encontrá-la no mercado.

Existe um cartão de crédito sem limite?

Ao buscar por cartão de crédito sem limite, é possível encontrar algumas opções com “unlimited” no nome e que soam, de fato, como se não houvesse restrições. No entanto, a realidade é que existem alternativas em que o cliente pode não ter exatamente o conhecimento do limite existente para as aquisições. Por que acontece isso?

Há cartões de crédito sem limite predeterminado e aqueles que possuem limites altos. Todavia, é de grande importância saber que, principalmente no primeiro caso, são opções propostas para poucas pessoas. Isso por causa dos requisitos existentes, como o histórico financeiro e renda mínima exigida, que geralmente é alta.

Desse modo, cartões do tipo “unlimited” geralmente só não contam com a definição de um certo valor. No entanto, restrições de operações podem ocorrer caso a instituição financeira analise como necessário de acordo com o perfil do cliente e seus hábitos de consumo.

Como o limite de um cartão de crédito é definido?

cartão de crédito sem limite
Fonte: Freepik

Sem dúvidas, nesse contexto também faz grande diferença conhecer como funciona o limite do cartão de crédito. A forma mais clara e direta de se colocar o que é esse limite é dizer que se trata do valor máximo que se pode gastar. No entanto, você sabe como ocorre a definição desse valor?

De um modo geral, diferentes critérios são usados pelas instituições financeiras, desde o tempo de relacionamento, até o histórico de pagamentos, a renda do solicitante, entre outros pontos. Dessa forma, se pode empregar um valor que seja compatível, o que se pode considerar seguro tanto para a instituição quanto para o cliente.

Afinal, desse modo se evita o comprometimento com o uso de um limite muito maior. Sendo assim, cada instituição conta com seus próprios critérios para fazer a análise dos clientes e a concessão de crédito.

A partir da concessão, as pessoas podem utilizar a quantia e com o uso, há o prazo para pagamento. Caso o acerto ocorra corretamente, ou seja, até o dia do vencimento da fatura, não há juros. Todavia, caso contrário, há diferentes caminhos que podem ser atendidos, como o de pagamento mínimo e parcelamento do restante da fatura.

Nesse cenário, ainda é preciso considerar que, se por um lado um cartão de crédito sem limite excluiria certas preocupações na hora de comprar, por outro, poderia causar mais problemas no controle. Afinal, a maior liberdade poderia levar ao endividamento com mais facilidade. Saiba mais sobre isso a seguir.

Cuidados com o cartão

Segundo o SPC Brasil/CNDL, as dívidas associadas ao cartão de crédito são uma das três maiores razões de débitos. Sendo assim, por mais que não exista de fato um cartão de crédito sem limite, vale a pena citar alguns cuidados que esse tipo de recurso exige.

Em primeiro lugar, é crucial saber que o cartão de crédito exige cuidado desde antes do contrato. Afinal, em meio a um mercado financeiro abrangente, é indispensável encontrar uma alternativa compatível com suas preferências e necessidades.

Além disso, vale a pena apostar em um planejamento financeiro, de forma que as parcelas estejam sempre nítidas, o que incentiva a conscientização no uso. Um outro ponto que se destaca é a tentativa de evitar compras por impulso usando o cartão, principalmente as grandes e parceladas, que vão comprometer a sua renda por mais tempo.

Então, tente sempre se organizar, fazer uma lista do que precisa e analisar as condições de pagamento antes de usar o cartão de crédito. É algo que pode ser vantajoso com qualquer tipo de compra.

Outra grande dica é não enxergar o limite do cartão de crédito como uma renda complementar. Imagine se tivesse um cartão de crédito sem limite, significaria muito dinheiro extra? Não. Afinal, o que foi comprado, mesmo que a prazo, deverá ser pago. Aliás, um planejamento serve para checar os recursos financeiros que de fato você possui e o recurso de crédito não é uma extensão deles.

Por fim, se pode perceber que, apesar de não ser possível encontrar de fato um cartão de crédito sem limite, no mercado há uma série de opções para quem quer explorar esse recurso. No entanto, tudo depende do perfil de cada cliente e dos critérios de análise das instituições financeiras.