Anúncios

cartão de crédito negado
Fonte: freepik

Ter o pedido do cartão de crédito negado pode ser uma situação frustrante, principalmente ao considerar a grande facilidade que esse recurso pode representar para as pessoas. Infelizmente, essa é uma situação comum e, às vezes, com frequência na vida de algumas pessoas.

No entanto, conforme você descobrirá ao longo do texto, existem modos de lidar com esse cenário. Para isso, é preciso compreender algumas questões, como os principais motivos por trás das negativas, como ocorre uma análise de crédito, entre outros pontos de grande importância nos tópicos a seguir.

Como ocorre uma análise de crédito?

O primeiro ponto consiste na compreensão de uma análise de crédito, a etapa que antecede a resposta ao consumidor. A verificação de crédito tem uma presença marcante, porém, muitas vezes imperceptível no dia a dia das pessoas.


Anúncios

Basta imaginar a importância do processo para que diversas instituições financeiras analisem o risco ao conceder o crédito que o cliente pretende contratar. É por essa razão que a partir da análise, que fatores como quantidade de parcelas e valores são estipulados.

Sendo assim, a premissa da avaliação está fortemente ligada com a garantia de que o pagamento ocorrerá de forma adequada. Logo, é normal que entre os motivos para um cartão de crédito negado, esse processo integre a lista. Entre as informações verificadas, estão:

  • Dados de cadastro;
  • Restrições no nome;
  • Perfil;
  • Renda.

Há alguns pontos que são levados em consideração e são termos muito comuns no meio financeiro, como o score. Trata-se basicamente de uma pontuação que representa a relação da pessoa com o meio financeiro, ou melhor, seus hábitos em relação aos pagamentos. É algo que vai de zero a mil e quanto mais alto, melhor sua pontuação se torna.


Anúncios

Portanto, sua relação com o mercado financeiro, de certa forma, será foco de análise. Uma vez que tudo está dentro dos critérios da instituição financeira, o que pode variar muito, você poderá obter um cartão de crédito. No entanto, há muitos casos com respostas negativas e a seguir, conheça as principais razões.

Quais são as principais razões para o cartão de crédito ser negado?

cartão de crédito negado

Existem alguns pontos de maior destaque para que um cartão de crédito seja negado, sendo muito comum que as instituições consultem os órgãos de proteção ao crédito como o SPC/Serasa. No entanto, é crucial ter em mente que os critérios para aprovação variam de forma significativa. De qualquer maneira, dois fatores possuem destaque:

Risco de crédito

Acima a importância de avaliar o risco foi abordada e este tópico se trata desse ponto. Essa é uma razão comum por abranger, em especial, a confiança transmitida pelos consumidores. Por esse motivo, quanto melhor for o histórico de finanças e maior for a pontuação (o score), maiores serão as chances.


Anúncios

Nome negativado (inadimplência)

Certamente, o nome sujo, também conhecido como nome negativado ou inadimplente, é um dos principais motivos para que alguém tenha o cartão de crédito negado. Na realidade, não apenas o cartão, como outros serviços que viabilizam o acesso ao crédito, como financiamentos e empréstimos.

Cartão de crédito negado com o nome limpo, por quê? 

Uma vez que a inadimplência é uma razão muito comum para ter o crédito negado, quando isso ocorre e o nome do consumidor está regular, muitas dúvidas podem surgir. No entanto, é interessante esclarecer que, nesses casos, o score baixo pode ter um grande impacto.

Anteriormente você descobriu que quanto mais alta a pontuação do score, melhor, mas isso não significa apenas evitar o atraso de contas. Além de ter o nome limpo, para aumentar o score, é interessante manter a atualização de seus dados. Outro modo, é manter o Cadastro Positivo ativo, que corresponde a um banco de informações referentes a uma boa relação com instituições financeiras, contas pagas, entre outras questões.


Anúncios

Como aumentar as suas chances de ter a aprovação do cartão de crédito? 

Você já descobriu duas dicas acima, referentes ao cadastro positivo e a atualização de dados, porém, existem mais que podem contribuir com as chances de ter o pedido do cartão de crédito aceito, assim como outros serviços que envolvem crédito.

Uma questão importante é lembrar-se que em muitos casos é necessário comprovar a renda, mas não são todos os bancos que apresentam valor de renda mínima. Por isso, busque por um que se enquadre em suas condições, pois ao preencher seus dados, caso ocorra a aprovação, a liberação de limite atenderá o seu perfil.

Além desses pontos, é de grande importância não comprometer a sua renda. Isso porque além da comprovação, pode ser interessante transmitir para a instituição financeira um certo controle, o que é um sinal de riscos menores.


Anúncios

No geral, se pode perceber que os bancos, fintechs e instituições financeiras no geral buscam garantir os menores riscos possíveis para ambas as partes. Afinal, por que disponibilizar o serviço se o cliente não conseguirá pagar?

Portanto, é importante que exista atenção ao comportamento como consumidor de um modo geral, no que abrange número de serviços contratados, pagamentos em dia, entre outros fatores. 

Anúncios