Anúncios

Anúncios

aprovação cartão de crédito
Fonte: Canva

Para quem busca economizar, o cartão de crédito pode ser uma excelente opção quando usado de maneira adequada. Além disso, ainda traz uma série de benefícios tanto pela bandeira que emite o cartão quanto pelo banco que o administra. Nesse sentido, muitos brasileiros estão recorrendo à solicitação de um cartão, mas como nem sempre tem retorno imediato se perguntam como saber da aprovação cartão de crédito.

Anúncios

Quando solicitamos um cartão de crédito não recebemos de imediato uma resposta do banco que o emite, dessa forma podemos acabar ficando ansiosos e querendo saber a resposta. O que é normal, afinal, fomos ou não aprovados pela instituição? Teremos ou não o cartão solicitado? Quando o cartão será entregue? Qual o limite disponível?

Se você já passou por essa situação, ou acabou de solicitar um cartão e gostaria de saber sobre a aprovação cartão de crédito, você chegou ao lugar certo e eu quero te ajudar.

Aprovação cartão de crédito: tempo de análise

Assim que você solicita um cartão de crédito em uma determina instituição, a mesma encaminha os seus dados para análise. A análise de crédito ou avaliação de crédito de cada instituição varia de acordo com critérios próprios que são singulares para cada banco emissor do cartão.

A análise de crédito tem o objetivo de verificar se você tem condições de pagar as faturas que virão. Embora alguns cartões hoje estejam disponíveis para negativados, grande parte das instituições tem ressalvas quanto a liberação de crédito para esse público. Dessa forma, a consulta aos órgãos de proteção ao crédito comumente é realizada.

Cartões de instituições mais tradicionais realizam a consulta do CPF do solicitante, assim sendo, caso você tenha restrições de crédito terá dificuldades para liberação.

Normalmente ao realizar uma solicitação de cartão de crédito, a instituição informa quanto tempo demora para realizar a análise de crédito. Esse prazo varia de instituição para instituição e pode ser de um dia útil a até vinte dias úteis, em média.

aprovação cartão de crédito
Fonte: Canva

Aprovação cartão de crédito: como saber se fui aprovado ou não?

Agora que você já sabe que o prazo pode ser um pouco mais longo do que você inicialmente imaginou, vamos ver como você pode saber se foi ou não aprovado para ter o cartão de crédito que solicitado.

Internet

Caso você tenha feito a sua solicitação por meio do site da instituição, o melhor caminho para saber sobre a aprovação do seu cartão de crédito é por meio do e-mail cadastrado no momento da solicitação.

Nesse caso não se esqueça de verificar igualmente a caixa de spam.

Atenção na hora de cadastrar o seu e-mail. Cadastrar o e-mail errado pode fazer com que você não consiga o cartão que deseja e tenha que solicitar um novo.

SMS

Com o passar do tempo limite para realização da análise de crédito realizada pela instituição, esteja atento aos SMS no seu celular. Atualmente, como praticamente ninguém manda SMS, os ignoramos sem pensar duas vezes. Mas o banco pode entrar em contato através do número de telefone cadastrado no momento da solicitação do cartão.

O SMS consiste em um meio muito utilizado pelas instituições para informar se o cartão de crédito solicitado teve não aprovação.

Telefone

Se a solicitação do seu cartão de crédito foi feita por telefone, você pode igualmente acompanhar o andamento da mesma por meio do telefone. 

Você pode ligar para a central de relacionamento com o cliente ou de Serviço de Atendimento ao Cliente, o SAC e verificar o andamento da solicitação através do número do seu CPF.

Aplicativo 

Com a evolução da internet muitos bancos hoje contam com aplicativos completos que permitem dentre outras coisas acompanhar a solicitação de cartão feita. Assim sendo, por meio do aplicativo você consegue verificar se o cartão ainda segue em análise, se teve aprovação ou acabou ou recusado.

No caso do aplicativo, caso haja alguma dúvida, você ainda pode solicitar atendimento rapidamente através do chat da instituição que será de grande ajuda.

Em caso de recusa da aprovação cartão de crédito…

Você deve estar se perguntando a essa hora como receberá a informação sobre se a sua solicitação não der certo, não é mesmo?

A resposta quanto a impossibilidade de liberação de um cartão de crédito, por exemplo, em algumas instituições pode vir por meio do SMS. Outras podem mandar simplesmente um e-mail.

No caso do Itaucard, o mesmo manda um SMS para o cliente informado que apesar da solicitação feita pelo site, ele não pode dar continuidade ao pedido de liberação do cartão solicitado.

Mas a recusa pode ser informada também por outros meios como e-mail, telefone e congêneres.

Comumente as informações sobre a reprova não recebem divulgação. Mas não desista, busque outras instituições que apresentem melhores condições e libere o crédito solicitado.

Gostou de saber mais sobre a aprovação cartão de crédito? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!