Anúncios

Anúncios

aniversário da poupança
Fonte: pixabay

Uma das formas mais tradicionais de poupar dinheiro é a poupança. Enquanto alguns apontam que não é um investimento ou melhor forma de guardar dinheiro, ainda é muito usada para essas finalidades. Entre os principais aspectos que exigem compreensão, é o aniversário da poupança, que tem ligação com o rendimento.

Anúncios

Para se ter ideia da adesão significativa da poupança, uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a Anbima, tem dados importantes. O estudo abrange tanto o perfil dos investidores quanto o destino das aplicações e a maior taxa de aplicação está voltada justamente para a poupança, sendo o destino para guardar dinheiro de 88% entre os brasileiros.

Os motivos são diversos e ao longo do texto você poderá ter uma visão ainda mais clara do funcionamento deste recurso, assim como da data de aniversário, entre outros fatores cruciais do tema.

Sobre a poupança

A poupança tem presença no mercado financeiro desde 1861. Seu rendimento está atrelado à taxa Selic, que é a taxa básica de juros e a Taxa Referencial (TR). Na ocorrência da Selic inferior a 8,5% ao ano, o rendimento é de 70% da Selic em soma com a TR, caso contrário, é de 0,5%..

De certa forma, se pode considerar que a poupança tem grande adesão principalmente pela comodidade que oferece. Afinal, em muitos casos, em especial, nos bancos tradicionais, quem possui uma conta-corrente, também tem vínculo com a poupança.

Desse modo, há uma facilidade nas programações mensais para que a reserva ou investimento sejam feitos. Tal praticidade, naturalmente, também se estende a transferência de valores, uma vez que no mesmo aplicativo tudo é realizado.

No entanto, é preciso dar ênfase em diferentes pontos. Um deles é o fato de que mesmo sendo relativamente simples, é preciso entender com clareza seu funcionamento, inclusive em relação ao aniversário da poupança. Um outro fator importante, é que a poupança não é a única opção que oferece um nível atrativo de praticidade e segurança. Neste conteúdo, em breve, será possível conferir também outras possibilidades.

O que é o aniversário da poupança?

aniversário da poupança
Fonte: pixabay

No que diz respeito ao aniversário da poupança, é um dos aspectos que mais exigem atenção. Isso porque, conforme informações anteriores, tem ligação com o rendimento da quantia aplicada.

Basicamente, se trata de uma data mensal de rendimento. Este dia condiz com a realização do depósito. Por exemplo, se no dia 20 um certo valor foi colocado na poupança, no próximo dia 20 ocorrerá o rendimento. Nesse caso, também é crucial saber que quando o aniversário ocorre em um feriado ou final de semana, o rendimento do mês consta apenas no próximo dia útil.

Mais particularidades sobre o aniversário da poupança

Há ainda outras particularidades que exigem atenção, como depósitos nas datas 29, 30 e 31. Nessas três situações, o aniversário da poupança será no primeiro dia do próximo mês.

Além desses dados, é crucial ter consciência de que o resgate também sofre impacto por esse fator. É preciso que seja feito na data certa para obter o rendimento totalmente. Por exemplo, fazer o resgate dias antes antes do aniversário significa comprometer o rendimento do mês. O dia ideal é o do aniversário.

Alternativas que podem ser mais atrativas

Anteriormente você conferiu não apenas o funcionamento do aniversário da poupança, como também a praticidade que essa aplicação possui. No entanto, também citou-se que há outras possibilidades no mercado financeiro e por causa do rendimento mensal considerado baixo na poupança, são opções que podem ser mais favoráveis.

Tesouro Direto

Esse é um dos principais investimentos indicados quando se fala de opções em relação a poupança e/ou começar a investir. Isso porque se trata de um investimento considerado seguro e com valor inicial mais baixo do que muitos outros de renda fixa.

Para compreender do que se trata o Tesouro Direto, basta observar que se trata de um programa do Tesouro Nacional do Brasil. Nele, ocorre a venda de títulos para as pessoas físicas. Em outras palavras, na aquisição de um título federal público, ocorre o empréstimo de dinheiro para o governo e na venda do título, há o retorno com juros.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário, o CDB, basicamente funciona como o anterior, mas o empréstimo, no caso, seria para o banco. Tanto essa opção, quanto o Tesouro Direto, podem ser prefixados ou pós-fixados

O primeiro caso indica a previsibilidade do rendimento e no segundo, os juros podem contar com variação conforme indicadores econômicos distintos, como a taxa básica de juros da economia ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA.

Para escolher entre as alternativas, assim como se trata de qualquer forma de investimento, é preciso ter atenção a diferentes fatores, como se o resgate do valor é visado a curto, médio ou longo prazo, a quantia para aporte e grau de risco. Por essa razão, ter conhecimento do perfil de investidor faz grande diferença.

Agora que você já sabe os principais aspectos do aniversário da poupança, seu funcionamento e até mesmo outras opções, é crucial analisar com a junção constante de dados quais são as aplicações mais vantajosas. Afinal, é preciso garantir um destino satisfatório para o seu dinheiro e que, em especial, esteja alinhado com as suas metas e preferências.