2022 marca bons tempos para investimentos
Fonte: Canva

Estamos vivendo um momento delicado em nosso país sobre vários aspectos sobretudo econômico. Mas ainda assim, 2022 marca bons tempos para investimentos. Aliás, mercado de commodities, assim como o mercado de comércio eletrônico são ambos excelentes opções de setores que são propícios para investimentos, se mantendo em alta mesmo diante de eventuais instabilidades no mercado.

Dessa forma, são duas boas possibilidades de investimento para o próximo ano.

O ano de 2022 ainda nem mesmo começou, mas já há muita movimentação em diferentes aspectos do país principalmente o econômico. Além de ser ano eleitoral, o que por si só já causa grande tensão no mercado, há o risco fiscal, câmbio em níveis bem elevados e igualmente inflação nas alturas.

Todos estes fatores somados nos levam a lançar ainda mais esperança de que 2022 seja um ano melhor do ponto de vista econômico. Apesar das incertezas 2022 se mostra como um bom ano para investimentos, mas para isso é preciso sobretudo conhecimento do mercado.

O que vivenciamos até o momento em agosto deu uma prévia do certamente está por vir. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, ficou em quase um por cento em agosto, valor acima do registrado no período nos últimos vinte e um anos.

O acumulado do IPCA nos últimos doze meses beira os dez por cento e isso afeta diretamente o consumidor e o valor dos produtos consumidos.

O papel do Banco Central

O Banco Central diante deste cenário está tendo de fazer importantes saturações na economia para controlar os juros. Nesse sentido, a taxa básica de juros, a Selic, já foi esticada, chegando a marca de pouco mais de cinco por cento.

Vale destacar que buscar o controle dos preços justamente por meio dos juros não é a melhor das alternativas visto que isso pode levar ao aumento do valor de empréstimos e financiamentos.

Como afeta a economia?

A partir do momento que os empréstimos e financiamentos ficam levemente mais caros pode inibir a aquisição de bens de consumo de setores que estão retomando as atividades gradativamente agora, em um cenário pós pandemia, como é o caso, por exemplo, do setor de construção civil e igualmente o setor automotivo.

Para agravar ainda mais a situação destas áreas em especial, com o elevado valor do dólar essas empresas apresentam ainda um custo de operação maior visto que demandam muitas vezes de insumos importados.

Como não é possível manter esse aumento os produtos são comercializados para o cliente com um custo mais alto. Isso consequentemente reduz o consumo e causa um cenário de incerteza sobre importantes pilares da economia como, por exemplo, o trabalho e o consumo.

Com a elevada dos preços há consequentemente o fortalecimento do cenário de incerteza que será uma das marcas fortes de 2022. Então não será um ano para investimentos? Na verdade, sim, mas devido sobretudo a alta do desemprego e a possível recessão econômica e a retração do mercado interno, a escolha de para onde direcionar os recursos pode se tornar mais difícil.

Será necessário conhecimento e preparação para saber onde investir no próximo ano. Isso porque as incertezas do mercado trazem volatilidade e volatilidade traz riscos. Os riscos podem dessa forma comprometer sistematicamente o retorno dos investimentos.

Com conhecimento é possível investir em bons mercados mesmo em momentos de crise, como já aconteceu em outros momentos de crises históricas. É possível aproveitar a volatilidade do mercado para oportunidades que podem se converter em excelentes retornos para o investidor.

2022 marca bons tempos para investimentos
Fonte: Canva

2022 marca bons tempos para investimentos

Um mercado bem interessante para quem quer investir acaba sendo o mercado de commodities. Os produtos agrícolas e agropecuários estão tendo um desempenho bem satisfatório neste período de dólar elevado visto que estes produtos estão diretamente vinculados a moeda estrangeira.

Outro mercado igualmente que pode ser uma excelente opção para investir nesse momento é o de comércio eletrônico. Com a pandemia houve um crescente número de pessoas trabalhando em casa e com isso a demanda por produtos eletrônicos cresceu significativamente. Em resposta a esse crescimento o mercado tende a se manter aquecido.

Mesmo que a pandemia progressivamente apresente melhora, muitas empresas tendem a investir no aperfeiçoamento de suas ferramentas on-line bem como continuem com o home office sobretudo pelas vantagens dessa modalidade de trabalho.

Somente com o exemplo do mercado de eletrônico é possível perceber toda a cadeia produtiva que a ele está vinculado. Por exemplo, atrelado ao setor de comércio eletrônico há atrelado toda uma cadeia produtiva que pode igualmente ser alavancada, como a de papel e celulose, a de transporte, assim como, a de logística e armazenamento, fundamental para que os produtos de fato cheguem ao cliente.

Do ponto de vista do investimento em ações, o ano de 2022 pode ser um ano excelente para bons investimentos. Mas para isso é preciso que os investidores igualmente saibam bem como se posicionar diante do cenário que temos no presente momento. Cautela e conhecimento são habilidades fundamentais.